segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Isto não é um post (normal) sobre os Óscares

Vamos começar por esclarecer: eu não odeio os óscares. Não tenho nada contra a cerimónia – pessoalmente acho aquilo das coisas mais aborrecidas de sempre, o máximo de tempo que consegui assistir a uma cerimónia foi no ano passado só por causa da Anne Hathaway (tenho uma forte pancada pela moça) e foi coisa de 30 minutos antes de pegar no meu computador e ir fazer qualquer coisa mais interessante – e as decisões deles não me afectam muito, há vezes em que não concordo e outras em que nem por isso, mas não é coisa que me revolucione o universo .

Acho que é muito mais interessante observar as repercussões que “a” cerimónia do cinema internacional tem no comum dos mortais... e não é a nível cinematográfico:

Para começar, as pessoas vão todas atrás de quem ganhou os óscares, independentemente de gostarem ou não do filme. Se um filme ganha um Óscar, toda a gente passa a querer ver o dito cujo. É chic, trendy, stylish. E vice versa.
Há 3 anos (ou 2 não tenho bem a certeza) andei semanas a tentar arrastar alguém comigo para ver o Slumdog Millionaire – Nem sabia que estava nomeado – porque gostei da história e ouvi falar bem do livro (O Vikas Swarup tem uma escrita interessante já agora).
Acabei por ter que ver o filme sozinho. Na semana seguinte ganhou uma tonelada de óscares, e TODA a gente quis ir ver o filme, o que foi extremamente gratificante para a minha pessoa.
O mesmo aconteceu com o Avatar, que muita gente adorou até ter sido miseravelmente derrotado nos óscares, e então passou a ser “assim assim”.

Depois, todo o santo ano, na noite de óscares, toda a gente vira entendida em alta costura.
Já é mais ou menos hábito que os telejornais por terras lusas percam entre 5 e 15 minutos a comentar as melhores e piores vestidas da cerimónia, no dia seguinte... Mas para um frequentador assíduo do facebook e da blogosfera como leitor (há coisa de 4 anos mais ou menos), já sei que a coisa não se fica só por ali, e até já me habituei a levar com uma penca de pessoas a debitar sobre os trapinhos que as estrelinhas de Hollywood levam para a red carpet.
Até seria mais normal se fossem só as pessoas que assumem abertamente ligar a roupas e aparências e celebridades, mas não, até aqueles que gozam com os “féshions” estão lá batidos a debicar como se não houvesse amanhã.
E aprendo que a Maria aparecida da passarinha encarnada tinha um vestido do Louis vuitton muito Bonito que a fazia parecer 20 anos mais nova, enquanto que a Lucrécia da Encarnação tinha um casaquinho de lantejoulas que lhe fazia a barriga parecer uma gaiola de criação de macaquinhos.
Bitch please.
Elas vão todas continuar a ser podres de ricas e a cagar-se para o que o comum dos mortais lhes diz dos trapinhos, e eu – bem como muitos outros que não querem saber – é que levo com isso em doses industriais em todas as redes sociais em que tenho o azar de colocar a vista.

E vocês?
Costumam assistir aos Óscares?
Viram este ano?
Concordaram com as nomeações e os vencedores?
Comentam muito o assunto ou passa-vos ao lado?
Já vos aconteceu alguém querer ver um filme só porque ganhou um Óscar? E o contrário?
Vá, faxabor de seguir o blog, gostar no facebook, comentar, e essas coisas todas que eu vou responder aos comentários em atraso, que a minha internet está melhor hoje.

7 comentários:

  1. Honestamente? Não dou muita importância aos Óscares. Nunca vi, nunca liguei às opiniões. Embora muita gente fale do tema ...não é de todo do meu agrado :/

    ResponderExcluir
  2. A cerimónia pode não ser grande coisa, tem os seus momentos engraçados, raros, mas dita tendências e toda a gente fala dela e dá projccção a filmes a que provavelmente não ligaria se não fossem nomeados.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente isso passa-me mais do que ao lado, ligo muito mais a uma bolacha maria já amolecida do que ao vestido amarelo flourescente ou os sapatos fora de moda que elas levam calçados. já agora, porque é que nunca ninguem comenta os fatos deles?

    E quanto aos filmes que ganham ou perdem os oscares, quero lá saber, se gosto do trailler e da historia arranjo maneira de ver, se não me interessar, não vai ser por alguem dizer que é o melhor que eu vou andar atras...

    ah, e eu adorei mesmo o AVATAR!

    ResponderExcluir
  4. Não vi.. Adoro cinema, mas nem tive prai virado.
    Acho que o mais RIDICULO disto tudo é a Caras fazer o evento dos Óscares no C.C. Amoreiras onde vão os ''vips'' todos achar que estão em Hollywood.

    ResponderExcluir
  5. eu adoro cinema, mesmo, mas a parte dos Óscares passa me um bocado ao lado. Eu depois de saber quem ganhou, confesso que acabo por er os filmes (alguns vá), mas não é por estar na moda nem nada do género, é mais porque se ganharam, então (em principio) devem valer a pena :)

    ResponderExcluir
  6. Nada contra a festa do Oscar. Afinal é uma premiação. E quem não gosta de receber um prêmio? Agora como ele passa sempre muito tarde, não fico acordada para ver nem morta. Prefiro ver o compacto depois.

    E também nunca vou atrás dos filmes só porque ganharam o Oscar, mas por suas histórias.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. *Lili*
    Ainda não sei quem ganhou os óscares este ano xD

    anokas tokas disse...
    Pois, Às vezes os que ganham nem são nada de mais, mas pronto fica sempre o estigma.

    caracóis dourados
    Porque os fatos são praticamente todos iguais, eles vão todos quase vestidos de igual.só muda a cor.
    Eu gosto de ver filmes mesmo muito maus xD tás a ver o filme.

    António Dell'Orr
    Ai sim, já tinha visto fotos disso há uns anos. é completamente deprimente.

    Jo
    Infelizmente muita gente não pensa assim.

    Dama de Cinzas
    Pois, ele começa tarde e vai até altas horas :/
    Nem pro compacto ligo xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...