terça-feira, fevereiro 21, 2012

A vida real é como o secundário, mas com menos borbulhas

A minha experiência no highschool, vulgo ensino secundário, foi bastante positiva.
Não me dava bem com toda a gente – Aindahoje não dou – , mas guardo saudades de muitas coisas e ainda estou em contacto com os meus amigos da altura.
Enquanto andava em limpezas no computador encontrei um trabalho de inglês sobre os grupos sociais – Funny story, sem saber, acabei por fazer parte do trabalho de outra turma na ala dos geeks/ratinhos de biblioteca, tudo documentado em fotos, o que foi completamente fantástico. – que foi um desastre – ataque de riso gigantesco a meio da apresentação – e lembrei-me.


Os grupinhos estiveram lá.
Os desportistas, os nerds informáticos, os metaleiros, os artísticos, as cabras – oh yeah, I said it –, uma infinidade de grupos de adolescentes que surpreendentemente “não acreditam em rótulos”
Quando andamos por lá, pensamos sempre que não passa duma situação “temporária”.
Afinal, é impossível que o “mundo real” seja tão rotulado e particionado como só a escola secundária consegue... certo?

Alimenta-se aquela esperança fantástica de que não passa de uma etapa, de que na universidade, no mundo do trabalho e em todas as outras etapas todas as pessoas se comportam de maneira muito diferente, não há índice de popularidade, e os grupos se eclipsam e de que vamos mudar o mundo com a nossa maravilhosa força de vontade...
Pois...
Acerca disso...
Tretas

Claro, podemos conservar aquela confortável ideia em mente de que se nos encontrarmos todos daqui a 10 ou 15 anos, os desportistas vão estar barrigudos e carecas, os nerds vão estar podres de ricos, as gordas passaram a elegantes e as vacas passaram a lontras... e até é possível que isso tudo aconteça, mas a vida real não vai ser terrivelmente diferente do secundário..

Os grupos vão continuar lá.
Nunca deixam de lá estar efectivamente, mas já não são aquelas coisas ridiculamente óbvias de que precisamos quando andamos com as hormonas em revolução, estilo emos, desportistas ou aspirantes a cantores (sempre irremediavelmente falhados).
E pelo meio desses grupos continuam sempre a haver os populares e os zeros à esquerda.
E os segundos vão continuar eternamente a ter raiva aos segundos, afirmando que a popularidade é uma imbecilidade, só porque não a conseguem alcançar.
As raparigas com as mamas maiores e os rapazes mais giros vão continuar a ter a vida ligeiramente mais facilitada.
As pessoas boas continuam a lixar-se com mais facilidade do que as que se aproveitam dos outros.
Em qualquer ocasião que envolva um trabalho conjunto, há sempre alguém que faz mais que os outros.
Os betinhos têm uma vida mais fácil porque continuam a ter dinheiro.
Em vez de dar graxa aos professores, os lambe botas viram-se para os chefes.
Continuamos a ter que levar com pessoas de que não gostamos. Na vida real não podemos só trabalhar e lidar com quem queremos.
As pessoas vão continuar a fazer comentários sobre ti, e tu sobre as outras pessoas, sem se conhecerem, a má língua não morre na adolescência.

Vendo as coisas pela positiva, não vais ter que fazer o pino ou tomar banho em balneários partilhados durante o resto da tua vida.... a não ser que vás para o ginásio.para obter resultados.

E vocês?
Como foi (ou está a ser) a vossa experiência no secundário?
Notaram (notam) muito os grupos?
Havia algum em particular que detestassem?
Se tivessem que se categorizar na altura do secundário, que rótulo escolhiam? (Moi? nerd completo.)
Concordam, discordam? Vá, toca a ler comentar subscrever, yada yada yada.

9 comentários:

  1. Bem a minha experiência não foi má, mas também não se pode dizer que foi excelente. Foi normal. A vantagem é que na minha turma nós só éramos 11 por isso toda a gente se dava com toda a gente xD

    ResponderExcluir
  2. Para mim foi uma época horrível que não sinto falta alguma, só alívio daquilo ter acabado. Sofri muito bullying por conta de um problema físico que tinha na época. E isso me deixou com a autoestima abalada. Não lembro de boas amizades nessa época, acho que só suportava os dias... Graças as Deus minha vida é outra hoje em dia.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. A minha experiência no secundário foi normal. E não notei nada essa coisa dos grupos - dentro da própria turma pelo menos. Já andávamos todos na mesma turma desde a primária - mais de metade até desde o infantário - eramos 30 que se se conheciam desde que se lembravam, faziam parte do mesmo grupo desde sempre por isso nunca notamos essa coisa dos grupos. Mas eramos apelidados pelas outras turmas como os betinhos lá da escola, que tínhamos a mania que eramos os mais populares e os melhores alunos (o que era verdade), mas o que os outros pensavam de nós era coisinha que nos passava ao lado e não nos interessava nem um bocadinho. Se queriam ser como nós que se esforçassem para isso :)

    ResponderExcluir
  4. Na minha escola, curiosamente nunca houve grupinhos por rótulos. Havia grupos de amigos, como é normal haver, mas esses tinham gente de todo o tipo misturada. Nunca houve um grupo só de pessoal de desporto, de boazonas, de nerds, etc. É claro que as pessoas tinham rótulos, mas isso nunca impediu grupos muito heterogéneos.
    Talvez por ser uma escola numa vila, em que as pessoas vinham de aldeias, as mentalidades, parecendo que não, são diferentes. Também havia cabras, como em todo o lado, mas as pessoas não sentiam necessidade de se dar apenas com outras que tivessem o mesmo rótulo.

    ResponderExcluir
  5. A minha experiencia foi mista...Cm tinha uma opinião mt ppa sobre a maneira de me vestir, o que implicava n usar all star nem t shirts de marca e tal (o que se usava ha 20 anos) (20 anos?!!!!!) qd eu tinha uns 15, era assim encarada de um modo pseudo estranho...e não sei bem como integrei-me no grupo da malta mais popular....por ser tão anti-popular (eu sei,bizarro)
    Hj em dia tenho saudades desse tempo e gostava tanto de saber o q sei hoje e mandar tannnnta gente á fava :)

    ResponderExcluir
  6. Na minha escola existiam grupos desses e havia um que era o mais famoso, as "pachachas" (tive que fazer um post sobre este grupo porque não dava para um comentário tão grande).
    Eu era do grupo dos comunistas, que só estavam bem a reclamar e a fazer manifestações por qualquer coisa...

    ResponderExcluir
  7. O meu secundário foi normal, mas a faculdade é infinitamente melhor. Claro que, tal como no secundário, há um grupo peculiar que, mesmo na faculdade, não desaparece: as cabeças ocas. Ah, e as pêgas, também por lá andam que vão para as aulas como eu não vou para as festas.
    Eu era (e ainda sou, vá), a palhaça. A que se ri sempre (e em más alturas), a que estava sempre divertida e a fazer piadas x)

    ResponderExcluir
  8. ahah! e' verdd! este mundo dos adultos e' quase a mm coisa c a diferenca q temos contas pa pagar no final do mes e q temos q tomar decisoes a toda a hora.irra!
    o meu secundario foi pacifico, pq obviamente tava na turma dos fixes! lol .. a outra era a dos betinhos.simples!

    ResponderExcluir
  9. Little Knight
    Pois, realmente uma turma tão pequena era diferente.

    Dama de Cinzas
    Pois, eu lembro de ter visto seu testemunho lá no blog :/
    Pelo menos já passou, né?

    Tânia
    Os grupos notam-se mais num geral da escola, não é tanto dentro da própria turma, embora também possa haver.
    Por acaso a nossa turma no geral não tinha nenhuma alcunha no secundário xD

    Afal
    Pois, talvez também tenha a ver com a zona do país ou assim dunno, no Alentejo por exemplo, na terra da minha avó, os grupinhos funcionam de toda uma outra maneira, é meio bizarro.
    Framboesa (uma diva de galochas)
    Olha usava-se há 20 anos e usa-se agora também xD é retro. Se soubéssemos o que sabemos agora, tinha sido tudo bem mais fácil xD.
    caracois dourados
    Ai vi o teu post, mas não o consegui ler todo, vou dar uma vista de olhos :P
    Cinnamon
    Sim, na faculdade há toda uma panoplia de grupos diferentes.os baldas são mais frequentes xD.
    Acho que sou um bocadinho como tu, pro palhacito xD

    soblushed
    Pagar as contas é que é uma treta xD!

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...