Tão a gozar certo?
Só PODEM estar a gozar.
... Não?
Okay...
vamos ver se eu percebo.
Quando Acontece uma qualquer tragédia internacional há sempre aquele comentário do jornalista "Iam x portugueses a bordo/ estavam x portugueses no local" e por aí.
Quando foi a Historia do avião que caiu no mar a primeira vez que noticiaram foi basicamente assim "Um avião de uma companhia aérea desapareceu da sua rota, não iam portugueses a bordo" e passaram à frente para outra noticia qualquer...
Se um emigrante português Singra no estrangeiro Meu bom Jasus! Ele é reportagens entrevistas e o escambau, só porque é português, porque no fundo ninguém quer mesmo saber como é que eles ficaram bem sucedidos.
Se fábricas portuguesas contribuem pra fazer as borrachas do assento da sanita das naves espaciais da NASA é logo feita uma reportagem em que demonstram o quão importantes são os assentos de sanita "made in Portugal" para a descolagem correcta da nave, e que sem eles a nave pegava fogo e caía a meio da trajectória de volta para terra.
Okay okay... o que é nacional é bom , mas não exageremos tá?
Bem mas se calhar estou a ver isto pelo prisma errado... se calhar os portugueses individualmente é que tem uma baixa auto estima (Sim porque já vi que como nação se o ego de Portugal fosse maior o pais afundava no mar) analisemos então isto....
Porque a auto-estima nada tem a ver com o sucesso alheio (de outros Portugueses), mas está relacionado com a confiança no próprio sucesso.
ResponderExcluirPortugal tem ( é notório ) exponenciais de sucesso ( precisa ter excelente auto-estima para chegar e permanecer no topo ), mas o facto é que - na grande maioria dos casos - o Português não acredita em si mesmo.
Daí a importância das " pesquisas ", que apenas revelam uma "tendência" de comportamento baseada em perguntas que visam mensurar essa auto-confiança.
Seguramente o autor do Post, tem elevada auto-estima, e portanto é natural que se relacione com outras pessoas que possuem auto-confiança igual ou superior, logo o "mundo" do autor não reflecte necessariamente a tendência de outras populações.
Se perguntamos se alguém acha que deveria acabar com o subsídio desemprego para investir em empresas individuais, ou perguntamos para os formandos se preferem trabalhar em uma companhia ou iniciar seu próprio negócio teremos uma percepção de auto-estima ou falta dela.
Mas a pesar dessa linha psicológica em desenvolvimento, o Português tem outras virtudes invejadas por muitos europeus. Inclusive virtudes geográficas.
Entretanto o que penso ser mais importante é que o Autor do Post continue a promover e exaltar a auto-estima (inclusive com alguns exageros) Portuguesa, sobretudo com aquela camada fora do seu círculo de relacionamentos. Você faz imensa diferença nesse País.