sexta-feira, agosto 27, 2010

Uma Questão de... Fé

Aqui há uns dias estávamos eu e uma colega minha a falar e veio á baila a questão religiosa, já nem sei porque foi… mas a ideia ficou-me e resolvi fazer um post sobre isso.
Eu sei que as crenças religiosas são um tema muito amplo… e verdade seja dita super (de)batido, mas de qualquer maneira acho que é sempre interessante falar de isso..
Começo por dizer que não sigo nenhuma religião e nem me sinto tentado a seguir nenhuma (pelo menos por enquanto, que nunca é um espaço muito amplo de tempo né?) e com não seguir nenhuma religião não deixo o subentendido muito comum que sou católico, estou a Anos Luz disso.
No entanto não seguir nenhuma religião não faz de mim agnóstico ou ateu… é uma coisa assim aparte, eu acredito em Deus sim, mas acredito no big bang e etc, não acredito que a ciência seja uma grande invenção e não acredito que ciência e fé podem coexistir de forma harmoniosa.
Ora bem a minha família é o que se chama um exemplo de "variabilidade Religiosa".
Da família do Meu pai são testemunhas de Jeová, da parte da Minha mãe tenho primos dedicados ao Judaísmo e a pessoas que se dedicam ao Cristianismo (mais precisamente Catolicismo... por acaso não tenho familiares que se tenham rendido ao Evangelismo).
Todos estes exemplos de fervorosa Entrega Religiosa só fizeram foi separar de mim a ideia de que Deus tem forma.

Muitas pessoas têm aquela espécie de fé instantânea que aparece nas horas de aperto em que passam todos a acreditar que Deus os vai safar de tudo.

Não é o meu caso.

Acredito que Deus é o tudo que nos rodeia, e tenho esta ideia já desde muito novo.
Vejo Deus como as árvores, o mar, a terra, o nosso planeta, o nosso sistema solar… o universo inteiro. Não consigo associar ao conceito de Deus aquela ideia de um homem (não é homem , é mais entidade, mas disse homem porque na bíblia e em muitas religiões fomos feitos á imagem de Deus, e pronto, conclusão lógica) todo poderoso, que tem um cadeirão lá em cima no céu, pegou e fez uma experiencia na terra, uma espécie de quinta de formigas, e que lá de cima nos vigia a toda a hora e nos julga pelo que fazemos de certo ou errado, deixando que nos juntemos a ele se formos bons e que soframos punição se formos maus.
Respeito quem pense assim mas sinceramente a mim não me entra essa ideia.

Também acho estranho fazerem-se guerras santas… e não pensem automaticamente nos talibãs, olhem os cruzados e devem haver mais uma data deles… “soldados de Deus” que têm sede de sangue e não de partilha religiosa.
Nós somos um grão de Areia no Universo e nunca engoli que somos os únicos seres inteligentes por cá, por isso acho que ele não está sempre cá na terra a olhar por nós. Tem mais que fazer… porque ele é tudo.
Acho estranho seguir a Biblia porque… foram homens a escreve-la. Para mim tem tanta validade como qualquer outro livro. Pode ter muitas lições de vida, nem duvido disso, mas não a vejo como mais que um livro escrito por homens de outros tempos.
O que me leva à ideia de padres/pastores/whatever, que nos ouvem os pecados... são homens a ouvir outros homens, não sei qual é a necessidade disso. acho que o único "pecado" é matar e nem se aplica a palavra pecado, mas dentro do espirito da coisa só trar a vida a outra pessoa é condenável verdadeiramente pelo menos aos meus olhos... os outros são coisas que mal por mal são remediáveis. coisas roubadas obtêm se de volta... inveja desaparece com o tempo. gula mata-se comendo-se, vaidade controla-se com maturidade e por aí adiante.

Retomando ao exemplo que suscitou tudo isto, a minha colega em questão é testemunha de Jeová. E estávamos a falar não sei do que e passamos para o crepúsculo/twilight com a seguinte frase “eu sei que esses livros e filmes não são apropriados, mas eu vejo de qualquer forma”
A sério eu sou muito tolerante quanto a crenças religiosas, mas não consegui deixar de revirar os olhos.
Acho um bocado estranho considerar que Deus, uma figura omnipotente/presente está mesmo interessado nos filmes que nós vemos, em rotulá-los de bons ou maus, apropriados e inapropriados.
Por isso é que nos nascemos com consciência, para sabermos julgar o que estamos a fazer, para nos adequarmos aos padrões que o nosso meio social/politico/religioso/whatever, exerce.
Quem julga mais é o Homem e não Deus.
Para finalizar…

Há uns tempos fiz um quizz muito completo que achei muit giro, tem imensas perguntas (não é coisas tipo sim-não-talvez), pelo que sei é leaborado por especialistas de Teologia. Com base nas vossas perguntas o quizz dá-vos as religiões que mais se adequam a vocês.
Aqui está o link
E aqui estão os meus resultados (carreguem nos nomes e têm um resuminho de cada religião):

How did the Belief-O-Matic do? Discuss your results on our message boards.

1. Unitarian Universalism (100%)
2. Liberal Quakers (87%)
3. Secular Humanism (87%)
4. Neo-Pagan (83%)
5. New Age (79%)
6. Mainline to Liberal Christian Protestants (77%)
7. Scientology (70%)
8. New Thought (67%)
9. Taoism (65%)
10. Theravada Buddhism (64%)
11. Nontheist (62%)
12. Mahayana Buddhism (61%)
13. Reform Judaism (58%)
14. Christian Science (Church of Christ, Scientist) (56%)
15. Baha'i Faith (46%)
16. Orthodox Quaker (40%)
17. Sikhism (38%)
18. Jainism (38%)
19. Hinduism (37%)
20. Islam (23%)
21. Orthodox Judaism (23%)
22. Mainline to Conservative Christian/Protestant (21%)
23. Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints (Mormons) (18%)
24. Eastern Orthodox (16%)
25. Roman Catholic (16%)
26. Seventh Day Adventist (14%)
27. Jehovah's Witness (0%)

E as perguntas: Gostava mesmo que comentassem aqui em peso tá? xD.
bem, acreditam em Deus? Porquê? Seguem/simpatizam com alguma religião em particular? Conhecem fanáticos religiosos? Acreditam no poder da fé? E… o que vos Deu o quizz?
[a ouvir: Tyrant-Onerepublic]----> Adoro
[Humor: curioso
]

9 comentários:

  1. Primeiro de tudo tenho a dizer que gostei muito do texto.
    Depois, eu acredito em Deus e cada vez mais.
    Sou católica porque entrei para a catequese desde pequena e digamos que para mim aquilo é que era o certo e então acredito com mais facilidade.
    Não condeno o facto de me terem posto na catequese porque vejo-o como um maneira de educação.
    Agora, claro que na minha cabeça se geraram muitas dúvidas, principalmente a partir da altura em que comecei a ter ciências e física e química e me começaram a falar do universo, do big-bang e bla bla bla. Dispensei vários momentos da minha existência até aqui a pensar nisso, mas não cheguei nem por isso a uma conclusão.
    As pessoas podem até pensar que sou uma santa crente que segue religiosamente tudo. É mentira, tenho uma amiga que não é católica e que já leu mais do que eu na Bíblia. Acho que este livro tem histórias muito interessantes de facto, grandes ensinamentos, mas nunca me deu para a ler e diga-se de passagem que tenho pelo menos 3 em casa.
    Agora voltando ao ponto inicial em que disse que cada vez acredito mais. Já me contaram muitas estórias que parecem ter a intervenção divina, uma senhora muito velhota às portas da morte queria muito ver a sua neta, e enquanto não a viu estava cá, a neta visitou-a e no dia seguinte já estava morta. Estórias destas que me fazem crer, claro que podemos dar sempre a razão à "coincidência", mas eu cá não consigo fingir que não ache que tenha havido intervenção divina.
    E sim, acho bastante engraçada a mania que temos de evocar Deus nas nossas alturas mais apertadas. Acho que quase todos o fazemos.

    beijos C.

    ResponderExcluir
  2. Ora bens para começar os meus avós são testemunhas de jeová ferrenhos, mas mesmo ferrenhos.
    Se por acaso tiver a ver um filme mais violento chateiam-me logo a cabeça.
    Já me tentaram converter, mas é obvio que não conseguiram, então passam a vida a dizer-me que estão muito tristes porque o armagedon tá aí à porta, que entra como um ladrão na noite e que eles não me ver na nova ordem... e eu digo, por mim tudo bem, eu até nem gosto de trabalhar e tar uma eternidade a cavar (porque lá não irá haver dinheiro) é uma chatice de primeira apanha.

    Não acredito em Deus, acredito sim na natureza... no sol e na lua, no masculino e no feminino, logo sou pagã, ou neo-pagã como quiserem :)

    Não acredito em deus, porque simplesmente acho (desculpem) ridículo, ah e tal um tipo que tá em todo o lado e que até houve os nossos pensamentos... claro, claro...

    ResponderExcluir
  3. Não acredito em Deus nenhum e só tenho fé em mim.

    ResponderExcluir
  4. A minha famelga é toda cristâ, a parte dos meus avós sou loucos por isso, a dos meus pais e tios já é mais soft. Eu deixei de o ser há ser há 4 anos, por vários motivos, sendo que a religião é contra as pessoas, e para isso, não estou lá a fazer nada. Primeiro, não aceitam os divórcios e preferiam certamente que as pessoas vivessem infelizes, depois são contra o sexo sem ser para procriar, e com as doenças que há hoje, não usar preservativo é uma excelente ideia, realmente é preciso ter fé! E por fim, dizem que Deus castiga e que temos que lhe dar coisas para recebermos outras em troca. Parece-me não continuamos no paganismo, por mais que o mundo evolua não sai disso.

    E então saí. Sou adepta da New Age, e concordo contigo, Deus está na natureza, e nas relações puras que construimos uns com os outros. Acima de tudo, devíamos viver em paz.

    Beijinhos e gostei do post.

    ResponderExcluir
  5. "Acho estranho seguir a Biblia porque… foram homens a escreve-la. Para mim tem tanta validade como qualquer outro livro. Pode ter muitas lições de vida, nem duvido disso, mas não a vejo como mais que um livro escrito por homens de outros tempos."


    não podia concordar mais!

    ResponderExcluir
  6. Opa, é assim...

    primeiro que tudo deixa-me fazer uma piada e dizer que "detesto" a tua familia paterna e a tua amiga =P detesto testemunhas de jeová. quer dizer, não tenho nada contra os ideais deles, mas nao concordo nem um pouco e detesto quando me veem impingir aquelas tretas todas mal me apanham sozinha e sossegadinha na rua e falam 1 hora sem parar e enchem-me de panfletos xD

    agora fora de brincadeiras. tal cm tu, acredito na ciência, mas lá está, não acho que ciência e espiritualidade sejam coisas opostas, acredito que possam conviver harmoniosamente e acredito sim "num deus". no entanto, não adiro a nenhuma religião porque todas elas postulam, de uma forma ou outra, que "deus" é uma pessoa, depois caracterizam essa pessoa, que é assim e assado, que faz isto e aquilo...e eu não acho que seja assim... acho que existe um deus, como uma força superior, uma entidade qualquer que há-de ter criado (em conjunto com a natureza) isto tudo, e mais ainda (que também não acredito que sejamos os unicos seres vivos do universo)... agora, quando veem com coisas de pecados, e julgamentos, e tens de viver de determinada forma, senão vais para o inferno, e bla bla... opa, não, e desculpem-me os mais crentes, mas para mim são tudo tretas.

    adoro discutir este tema ao vivo, consigo exprimir-me melhor do que em comentário e só por isso agora deste-me vontade de te conhecer. porque é que moras tão longe pa?! =P

    bejinhos

    ResponderExcluir
  7. nao acredito em Deus...nem na biblia nem em nada disso....e xega

    ResponderExcluir
  8. Nisto não vou falar muito, porque sou um bocado daqueles da fé instantânea, o que acho completamente estúpido, porque eu não acredito, mas em horas de grande aperto, sei la, passo-me da cabeça

    Neste assunto tenho algum nivel de ignorancia, portanto vou tentar manter um discurso directo para nao dizer merda lol

    Nisto estou um bocado, eu penso que ele exista, mas aqui na terra existe muito o chamado "livre arbitrio" talvez ate de mais lol

    Mas enfim, tenho mesmo de parar com a fé instantanea, foi um vicio com que fiquei, isso e benzer-me antes de sair de casa, a minha teoria é que como me ensinaram isto quando era pequeno, eu em vez de aceitar a fé e mergulhar nos ensinamentos do senhor.. Não! Simplesmente mecanizei tudo "benze-te antes de sair da casa!!! esta bem avó" e pronto...

    Mas penso que uma resposta melhor que a minha sobre todo este assunto esta aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=apJMCVe9IRM

    ResponderExcluir
  9. Okay cá vou eu responder, hoje vai ser de trás pra frente xD.
    João
    LOL não te vou odiar por isso, só não é bem o meu tipo de fé xD. essa de benzer antes de sair de casa é muito... coisa xD
    E o video: LOL
    okay o hommezinho pode acreditar no que quiser... mas eh pah cheira-me a maluco/intrujão
    B
    Compreendo.
    Claudjinha
    LOL sim percebi a tua piada. não sou grande amigo das testemunhas de Jeová... mas como a Dinona também falou nisso se quiseres saber mais lê a resposta ao comment dela xD.
    É tás como eu, é quase sempre um homem ou um humanóide que zela por nos. até fiz um comentário a essa minha colega que então a terra era estilo Big Brother, que ele via tudo e mais alguma coisa.
    Os pecados e os julgamentos cá para mim vÊm todos do quase.
    Sabor Adocicado
    xD mais alguém que pensa como eu ^^
    BSL
    é irrita-me isso de viverem para as aparências. Acho engraçado como falam do paganismo, mas fazem uma data de rituais pagãos e nem reparam. as oferendas e os cânticos, e a adoração de imagens (os santinhos e o Crucifixo)
    Eu não conheço efectivamente nenhuma religião muito a fundo por isso não sou de nenhuma xD.
    Dora
    Então és basicamente satânica. eles é que acreditam no Deus interior, na adoração do próprio xD
    Dinona
    Eu já recebi biblias, ouvi leituras da Biblia, ganhei livrinhos de exercicios fui a congressos onde tive que cantar musiquinhas deles, e recebi experiencias traumáticas como aos 9 anos a minha avó dizer que os meus pais não iam estar comigo depois de o mundo acabar porque Deus não os ia salvar, ou dar me chouriça de sangue e dizer depois d eu comer que era pecado comer sangue ^^.
    escusado será dizer que não gosto lá mt deles, para alem de achar a religião uma data de hipocrisias (geralmente as testemunhas de Jeová que conheço são todas hipócritas, não sei bem pq, mas são)
    pensas mais ou menos como eu xD
    C
    Arigato!
    Sim, quando mais cedo começas a estudar uma religião mais ela te parece certa e natural, assimilas com maior facilidade, é normal.
    Não partilho das crenças e restrições da igreja católica, mas again respeito as escolhas de cada um.
    Eu tenho duas biblias em casa e nunca as quis ler.
    Sabes eu acho que alguns milagres se dão por fé mesmo.
    esse da senhora só morrer depois de ver a neta foi mais força de vontade dela do que propriamente um milagre, mas sim percebo o que queres dizer, há tanta coisa inexplicável na nossa vida que podemos considerar pequenos milagres...
    Eu não estava bem a falar de invocar Deus, mas de tipo "prometo que vou á igreja mais vezes se..." "vou-me converter se..." e por aí xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...