terça-feira, outubro 26, 2010

A crise que vá prás couves

Antes de começarmos quero já frisar dois pontos extremamente importantes para todo o assunto:
  1. Eu não percebo nada de economia, nem quero perceber, nem quero que vocês pensem que percebo ou quero perceber.
  2. A politica é menos importante para mim que uma unha dos pés lascada. E essas são bastante desimportantes para mim.
Esclarecidos estes dois pontos comecemos.
Estou ENJOADO de ouvir falar da crise.
Okay, já percebi das primeiras 5035468146351 vezes que estamos em crise financeira.
E que a vida está difícil, e que temos que “apertar o cinto”.

Já percebi eu e toda a gente, então não entendo a obsessão de pegarem e fazerem milhares de “especiais de informação” sobre o assunto, quando são todos basicamente cópias uns dos outros e não acrescentam nada de novo à nossa situação actual.
Um dos especiais de informação mais usado é aquele estilo “dicas para combater a crise”.
E as televisões, rádios e revistas pegam e trazem senhores e senhoras muito encasacados e engravatados munidos do belo do canudo em economia ou noutra coisa qualquer baseada em números (que vai tudo dar ao mesmo pró leitor/espectador/ouvinte/whatever, porque não pedimos as credenciais às pessoas, estamos simplesmente a confiar que são pessoas que não nos aldrabam com a sua profissão e graus de estudo) e depois dizem-nos informações bombásticas - que pelos vistos pensam que nunca atingiríamos sozinhos mesmo sem canudo em economia ou derivados:
  • Estamos em crise, por isso, aconselhamos que vão menos vezes comer a restaurantes – BRI-LHAN-TE! A sério nunca tinha pensado nisto deste prisma! Pensei que estando em crise devíamos pegar e ir jantar e almoçar fora todos os dias!;
  • Não vão ao super mercado de estômago vazio porque vêm-se tentados a levar coisas desnecessárias pró frigorífico – uau…just…uau.
  • Não leve demasiado dinheiro ao super mercado, tende a gastar mais -Hum… o conceito de crise não é não ter dinheiro? Então sem dinheiro, como é que se arranja “dinheiro a mais”? just asking
  • Para poupar compre sempre artigos de marca branca – pelo que sei a ideia de “marca branca” (artigos de uma marca especifica do estabelecimento) já vem desde há muito antes da crise. E a ideia original sempre foi serem mais baratos que os outros…
Ora bem, estes são os exemplos que ouvi/li/vi mais vezes nas montanhas de especiais dedicados à crise. E porra, estão a ver o Gervásio, o macaco que recicla? (não estão? vão aqui) tenho a certeza que ele consegue chegar a essas conclusões sozinho.

Eu que como disse acima no ponto 1 não percebo um cu de economia vou dar-vos aqui a dica chave para a sobrevivência em tempos de crise:
Okay… não há dinheiro? Não se compra as coisas! (UAU) Créditos? Podem fazer à vontade. No fim pagaram o que compraram e mais um belo extra prós bancos que coitadinhos estão mesmo a precisar.

Outra coisa que acho incrível é a quantidade de pessoas que (dizem que) previram a crise.
Houve um senhor professor de economia (que acho que até ganhou o Nobel) que previu efectivamente a crise bem antes de ela acontecer. Mas agora que ela está a acontecer, subitamente dezenas de economistas, e professores e pessoas letrada aparecem nos telejornais a dizer que tinham previsto a crise. Ora porra se eu jogar um ovo ao chão, olho pra ele partido no chão e estou bem capacitado para dizer que ele se partiu. (ok mau exemplo, porque isso é uma coisa previsível, mas perceberam o exemplo). Não sei se isto só se passa em Portugal que é o país berço dos treinadores de bancada, ou se é assim com todos os outros países. Independentemente de ser ou não irrita um bocadinho a sabichonice xD.

Agora vamos a outra parte, a parte em que eu fico com umas duvidas atrás da orelha.
É assim, focando de novo o ponto 1 e o 2, eu percebo que há uma crise né?
E que todos os paises estão a passar por ela porque devem dinheiro uns aos outros né? (podem corrigir-me se estiver a perceber esta coisa toda mal) então porque é que não…:
  • Pegam e fazem mais dinheiro? Okay eu sei que isto soa completamente idiota, mas pensem comigo. Não são os governos que mandam fazer dinheiro? Há falta de dinheiro? Façam mais! No fim de contas é só preciso papel, tinta e círculos de ferro xD
  • Se não gostam da opção acima senhores governantes do mundo - que obviamente estão a ler atentamente o meu blog e a pensarem seriamente dar-me um cargo na ONU… ou noutro sítio qualquer que pague ordenados chorudos - também tem esta: soldem as dívidas todas - Tipo, imaginemos que isto era o monopólio. Se os jogadores não têm dinheiro estão na bancarrota e nunca podem pagar uns aos outros. Podiam simplesmente pegar e anular as dívidas uns dos outros. Só desta vez, porque como diz o outro “tempos desesperados requerem medidas desesperadas”… ou assim.
Por mais que pense sei que não vou chegar à conclusão de como acabar com a crise.
Mas não é preciso mais que 10 segundos para entender que se falarem todos os dias da crise não vai ajudar a resolver nada. Quanto muito ajuda a jogar as pessoas mais rápido na lama ao estilo “tu que és pobretão tas f*dido

E vocês? o que acham disto? têm sentido muito a crise (para alem das queixas intermináveis de toda a gente) ? têm alguma outra solução brilhante para a crise? vá partilhem! se forem boas podemos escrever um livrinho de auto-ajuda, a crise é óptima pro negócio! xD

[A Ouvir: Numb - Oh Land]
[Humor: Ansioso]

6 comentários:

  1. Eu gosto dos teus posts...sabes porquê? Porque eu concordo com as tuas ideias!

    Eu já tinha falado aos meus amigos sobre isso. O dinheiro dos estados é virtual...não há? Manda-se fazer mais!!! Afinal...o dinheiro é feito cá! Ninguém vê isso??

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,

    O país está em crise, é um facto. No entanto, acho que uma grande parte desse problema, vem do facto de haver tanta gente à boa vida.
    Tenho uma amiga, que esteve 1 ano e meio a receber o subsídio de desemprego, quando nem sequer na vida toda, fez descontos desse valor.
    Ela durante esse tempo queixava-se de não ter trabalho, no entanto, teve propostas que não aceitou, porque ficava com mais dinheiro estando no desemprego.
    Acho isto fantástico!
    Eu e tu, e muitos, andámos a pagar-lhe o subsídio, para ela estar em casa a viver comodamente e a poupar dinheiro, já que vive na casa da mãe.
    Isto faz-me uma confusão que nem imaginas.
    É que agora a crise apanha-nos a todos nós, graças a todos esses erros. E este é apenas um exemplo.
    Eus empre poupei, nunca gastei muito, porque também não posso gastar, por isso, para mim, as coisas vão continuar mais ou menos iguais, com ou sem crise.

    ResponderExcluir
  3. Acho que já me incomodei mais com a crise, quando ela era novidade... ehehe... Agora que caiu na rotina, parece mais uma coisa a lidar, como a violência e tal... Não penso muito a respeito... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Filipe Ribeiro
    Arigatooo xD
    como diz o outro "grandes mentes pensam iguais" or not xD
    BSL
    É isso é nojento, mas ha tambem o outro prisma das pssoas tarem mesmo desempregadas e por serem mt velhas(40 e tal é já mt velhas) o instituto d emprego nem as chamar. mas eu acho q a crise é uma coisa q só há por má gerência xD.
    Dama de Cinzas
    É. quando era novidade era mais pé no saco por ter que se poupar e nanana agora é pé no saco pq só falam nela. crise é sempre um pé no saco xD.

    ResponderExcluir
  5. olha nao podia concordar mais contigo, estou fartíssima de ouvir falar no mesmo, é que já enjoa. o ano passado era a gripe das aves. este ano é a crise. há-de sempre haver alguma coisa que inquiete as pessoas. as pessoas precisam disso. a comunicação social sobrevive a pala disso. é tudo um ciclo. eheh- teoria da conspiração.

    ResponderExcluir
  6. Claudjinha
    pois é, os media tem sempre uma para nos massacrar pensando bem xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...