terça-feira, fevereiro 23, 2010

Pitaguês

Nu outroh Diah Fui au xupermerkaduh e tavah a paxar a muxika do pingu doxe. foi mexmo engraxadu! a xenhora da caixa extavah cm uma cara de enxoada!!!

okay... já me dói o cérebro só de escrever estas duas frases.

É tipo estranho como é que hé milhares de jovens e jovenas por este mundo afora que pegam nos telemóveis ou nos pcs e já têm instalado nas lindas cabecitas um dicionario alternativo de "PitaGuês" (Pita + Português) eu já tentei mas passado um bocado tenho vontade de bater ca cabeça num dicionário a ver se as palavras saem bem.
A sério gentes deste país... como é que conseguem? instalam um chip? fazem o pino e comem doritos enquanto ouvem cds da floribella? (ouvi dizer que isto pode desarranjar a ligação de alguns neurónios... pode ser que afecte o rpocessamento de texto xD)

Ok... um "q" ou um "k" pra substituir um "que" ou um pra substituir um "ch" ainda se engole, ou até abreviar uns "paras" para "pa" ou "pra" (okay iesta frase deve tar confusa xD) mas ultimamente ler sms ou ir a alguns fóruns em português é tipo trabalhar na descodificação de hieróglifos na tumba do Tutancamon (ou la como se escrevia o nome do falecido) quer dizer há tanta gente descontente com acordos ortográficos e assim mas ninguém se lembra de criar uma aula nas escolas deste país de "TSMSSMPT" ou Técnicas de SMS Sem Matar o Português.

Okay abreviaturas eu ainda compreendo, poupar espaço em sms até dá jeito... e escrever posts mais pequenos á pressa também dá um jeitão... mas a sério... digam me qual é a diferença no nº de letras entre "Mágica" e "Mágika" ? ou entre "Factos" e "Factox"? ou ainda "moxtrax" em vez de "mostras"?
Nenhuma.
Ou ainda algumas desabreviaturas... que em vez de diminuírem as palavras ainda fazem a prodigiosa missão de as aumentar tipo: "naum" em vez de "não" , ou "entaum" em vez de "então" (quando leio isto até me apetece estrangular o emissor da msg xD)
logo não pode haver a desculpa de "ah é pra abreviar... é mais pa inventar novos dialectos ^^.

A sério o que me preocupa ainda mais é que maior parte das pessoas que usam muito o Pitaguês se habituam de tal forma que nem sabem escrever decentemente.
E tipo eu n sou lá mt patriota mas dispensava totalmente chegar aos 80 e ler livors com passagems do Género:
"E entaun John Laxou Mary na camah (adicionar "h" no fim de dúzias de expressões (páh não conta xD) também é pitaguês) e beixou-a ardentmenteh enquantu lhe xuxurravah palavrax doxes au ouvidu"

a sério que será deprimente se tal acontecer...
ou será acontexer?
Ai já estou confuso xD

[A ouvir: I'm all over it now – Jamie Cullum]
[Humor: Inspirado ]

3 comentários:

  1. Epa... não referiste o mais importante... tuh :P

    Vivas as pitas - dá-lhes o meu nº que eu trato das meter no mundo :D

    ResponderExcluir
  2. NAUM XEI XE XADX MX ISSUH DUH PITAGUEX É UMA KOIXA K TODA A GENTEH FAX AXIM DE X EM KND
    Agora falando mais a sério, não deixei de filosofar a respeito e é verdade, parece que já todos temso um chip activo, mas ninguém escapa a isso, por mais que tentemos acabamos sempre por abreviar, por meter um "x" onde deveria estar um "s" e sim...chateia ler, mas dá geito

    ResponderExcluir
  3. LOOOOL sim eu recambio-te os nºs delas jovem xD!
    Ehr... eu por exemplo nunca meto x em vez de "s","c" ou "ss" acho isso muito confuso xD. os únicos x que escrevo são no "xD" e "k" é mt raro. Mas sim tu tens um chip activo as vezes ^^

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...