sábado, julho 24, 2010

Aldeia Estate of mind

Hoje lembrei-me da aldeia da minha avó materna (até tem uma fotozinha ao lado para verem) onde passava as férias todos os anos. E deu me um bocadinho de saudades. Mas também foi só um bocadinho e passou logo mal comecei a pesar as coisas. É que eu sou um citadino de Gema e não tenho vergonha em admiti-lo.
Quando era mais pequeno aquilo era uma maravilha ir para a aldeia mas agora já não acho assim piada nenhuma á ideia de passar lá mais que uma semana seguida.

Porquê?
  • Rede de telemóvel é uma merda - Cheguei ao cúmulo de ter imensas vezes que ir para ao pé do frigorífico da minha avó com o meu telemóvel para poder mandar umas míseras mensagens ou fazer alguns telefonemas. E quem me tira os sms (se tiver saldo para eles) tira-me o oxigénio basicamente.
  • TODA a gente conhece toda a gente – é incrível, mas eu meto um pé fora do carro e passados dois segundos toda a gente da rua já sabe que chegou o neto da Edeme(a minha avó materna). E a coisa interessante sobre as aldeolas deste pais é que há muitas velhotas super queridas com um buço imenso a quem temos obrigatoriamente que dar dois beijinhos para podemos passar por elas (é uma espécie retorcida de cobrança de portagem com o corpo ) embora ache gira a ideia de uma espécie de união na qual toda a gente se dá bem e se conhece é um bocadinho incomodo.
  • Querem saber tudo sobre a nossa vida (e eventualmente até descobrem coisas que nem nós poprios sabemos) – é normal, quando uma pessoa chega é novidade por alguns instantes… e quais repórteres rurais lá vêem os aldeões tentar apanhar informação ainda não percebi bem para o quê
  • Há primos em todas as ruas - Eu não conheço 80% da família da parte da minha mãe. Mas aparentemente metade da aldeia da minha avó tem alguma espécie de grau de parentesco comigo. É traumático ter que cumprimentar o “Ti José” com dois beijos na cara sabendo que ele cheira imenso a naftalina e que muito provavelmente nem nos conhece de lado nenhum.
  • Conversas constrangedoras são uma constante - É terrível como a vizinha do fundo da rua ainda se lembra como eu e a neta dela gostávamos imenso de brincar aos maridos e ás mulheres… ou de histórias relacionadas com a minha genitália de fora. Not nice… e por mais que eu core e implore a poderes superiores para abrirem um buraco no chão que me engula e acabe com a minha miséria… nunca acontece tal coisa.
  • Fico com sotaque - Por algum motivo sobrenatural fico sempre com sotaque alentejano quando lá vou. Tenho que vir para baixo na viagem a pensar como se devem dizer as coisas xD.
  • Não há bares – okay eu não sou uma pessoa que esteja sempre a sair á noite… mas para ir a um bar ter que pegar no carro e ir á vila mais próxima é meio deprimente.
  • Labregagem - a sério eu estou a escrever isto e a rezar para que ninguém de lá da aldeia vá ler isto senão quando lá for morri. Não odeio ninguém lá, não conheço ninguém o suficiente para gostar mt ou não… este ponto para todo o caso não é referente a toda a gente é só a alguns (muitos pronto)… mas as pessoas da minha faixa etária de lá são tão labregas…really. Não critico as roupas q isso é como o outro, nem se vestem mal nem nada. Não critico a linguagem porque isso também não me incomoda. São os comportamentos… eh pah , parece que as pessoas param no tempo para algumas coisas. Há montes e montes de pirralhas que se acham umas grandes mulheronas só porque já se menstruam e usam maquilhagem em excesso (e a bela da fisguinha) e os gajos pensam que são todos uns macho mans porque redescobriram a amiga brilhantina e as bebedeiras de caixão á cova. E depois ironicamente cada vez que vem alguém de fora as pessoas sentem a necessidade de mostrar que são super prá frentex (coisa que sinceramente me interessa tanto como a vida sexual do José castelo branco)
  • TODA A GENTE FUMA – é assim eu não tenho nada contra as pessoas fumarem, mas gostava imenso de entrar e sair dum café sem o risco de morrer sufocado com a porra do fumo aumentar drasticamente. Fumam como chaminés e desde super novos o que é saudável pos putos que vêem aquele exemplo e vão atrás (para alem de que podiam não fumar em casa, mas até lá se fuma ;-;)
E a gota de água:
  • Somos sempre outsiders- por algum motivo que nunca consegui perceber, as pessoas tratam-me de maneira diferente do que entre si. Não diferente do género “vamos ser mais simpáticos com ele porque não é de cá” é mais do género “o que é que este cromo está aqui a fazer?” claro que as pessoas de família e os poucos amigos q lá tenho não fazem isso… mas há muita gente que o faz quase inconscientemente.
Continuo a adorar a aldeia da minha avó, e a gostar moderadamente das pessoas, mas passar lá muito tempo seguido daria comigo em doido em menos de nada. não me tirem a minha cidade, os meus carros a passar na estrada a toda a hora, os meus shoppings, os meus cinemas e o meu anonimato senão cometo uma loucura.

Observação: este post não se destina a denegrir especificamente a imagem da Aldeia da minha avó aqui utilizada como exemplo. Serve apenas para demonstrar como se processam as coisas nas aldeias de Portugal.

E vocês? têm parentes em aldeias? Vão lá muitas vezes? Reparam nalguma destas coisas?alguma coisa que não tenha sido mencionada?
(e agora vou-me preparar pa ir sair cos amigos. yay)

[a ouvir: Mesa - ]
[Humor: ácido(ainda)
]

16 comentários:

  1. opaaaa... como te compreendo. detesto aldeiazinhas. não deixo a minha cidade por nada. quando era pequena a minha avó arrastava-me lá para a santa terrinha... (sim, respondendo a questão, tenho mts familiares camponios, ahah)... detestava aquilo... esqueceste-te de referir um ponto... como na aldeia há tão pouca gente e são todos primos, há uma elevada percentagem de encesto...LOL... Não gostava nada, ainda bem que já tenho idade para escolher onde quero ir de férias.

    Ps. vou-te roubar aquele desafio!=P

    ResponderExcluir
  2. Vinha lançada por causa do selo,mas pára tudo!!!!
    Atão o gaiato já nã gosta da aldêa da avó???
    Ai o magano do moço...
    Também eu passei férias no Alentejo mas em montemor-o-novo, e se ganhar o euromilhões quero o mê monti!!!
    E a pronúncia???10 minutos com o mê pai e entro em piloto automático!!!Para mim era bem pior falar à moda da nazaré (vivo a 8km).
    Aqui nas aldeias esqueceste-te de umas coisas,mas a aldeã (eu que vivo numa aldeia grande e com multibanco)explica-te.
    Festa da terra,dia de procissão:essencial ir com a melhor roupa que se tem e se houver a toilette de casamento ainda melhor,porque a malta tem que se exibir na acontecimento social da terrinha!!!

    ResponderExcluir
  3. É mesmo super engraçado, até porque algumas músicas encaixavam mesmo.

    Faz faz que eu quero ler :).

    ResponderExcluir
  4. Olarilas. É isso tudo, menos o sotaque ahah ufa! é irónico mas cheguei agora mesmo da aldeia e .. chego ao teu blog e penso "quê? este Ricardo é a mesma que a minha?". Essa parte dos tios é tãooo cómico. Lá tambem toda a gente é meu primo :) Uiiii, não sei se na tua há, mas as festas da aldeia são a melhor coisa ui ui.

    ResponderExcluir
  5. Faltou uma coisinha. O ter que ir à missa de domingo com a minha avó. Logo eu que não sou baptizada. Sinto-me algures infiltrada!
    Melhor, melhor é quererem que venda rifas nas festas.Goodness.

    ResponderExcluir
  6. :) Entendo-te bem porque a minha avó também vive numa aldeia assim.
    Quando somos miúdos, custa menos porque andamos sempre a brincar e não temos outros afazeres.
    Agora custa mais. Eu só visito a minha por 2 ou 3 dias, uma semana é muita violência... :p

    ResponderExcluir
  7. Claudjinha
    LOL eu não detesto... mas não é pra mim. tal como há pessoas de meios mais pequenos que se sentem mal em cidades.
    LOL não tinha pensado nessa do incesto.
    Inês
    Bem, tu comentaste duas vezes por isso rejeitei o comentário mais antigo porque diziam os dois a mesma coisa basicamente, pensei q fosse uma espécie de correcção.
    LOL eu acho que nem é preciso dez minutos, e s leres bem eu digo q gosto muito da aldeia só gosto moderadamente das pessoas xD.
    já fui a uma procissão uma vez... e não recomendo.
    C
    Por acaso já fiz, pus hoje mesmo xD
    Pipa
    O Ricardo é ainda melhor que a Maya pah, afinal não é só comigo ja vi... e as festas da aldeia Rullam.
    C'est la vie
    Nunca tive que fazer tal coisa, e por acaso na aldeia da minha avó nem é assim esse fanastismo, há missa mas não vai muita gente sequer.
    Já rifei uns sapatos numas férias com a minha prima xD
    BSL
    Pois, quando somos putos é o máximo, e até é bom quando adultos para relaxar, mas até relaxamento em excesso satura xD

    ResponderExcluir
  8. ai como conheço isso... eu gosto muito da terra dos meus pais, mas mesmo assim essas coisas chateam e estar lá a viver algum tempo (como eu fiz durante uns meses) é horrivel. cada dia é igual. não se faz NADA! o unico "divertimento" que se tem durante a semana é ir beber um café depois do jantar com uns amiguinhos (e sim... os tais cigarros qe todos fumam AINDA por cima às escondidas pros pais, tios, avos e etc não saberem). e depois aos sabados dá para ir a alguns bares e discotecas que ficam a 30 km de distancia. -.-

    mas sim... de vez em quando é optimo ir para lá. nem apenas para matar as saudades dos meus pais e do resto das pessoas... mas sim para descançar um bocado.

    ResponderExcluir
  9. O que me ri agora ao ler isto, é que isso é-me mesmo muito familiar, todos os postos. Mas o melhor de tudo nas aldeias é quando chegam os emigrantes, nesta altura sim, é a labreguice ao mais alto nível.

    ResponderExcluir
  10. Realmente os emigrantes são aquela base!!!!Então os da France.....aiiiii
    Lá na minha aldeia não existem muitos felizmente!!!
    Já me basta ter uma ex-emigrante da Alemanha no trabalho!!

    ResponderExcluir
  11. Alex
    Bem os meus pais como eu vivem na cidade... mas tenho lá avós e montes de gente (na aldeia) por isso vou la imensas vezes. e sim é uma seca. e esqueci me completamente de focar essa parte de que tudo fuma em segredo por lá (tenho primos e primas q andam com bolsas escondidas com cigarros e o escambau... very sad)
    pelo menos descansa-se.
    Vera
    Ai nem me fales em emigrantes *arrepio profundo na espinha*
    isso sim é labreguice em alto nível
    Inês
    tenho pena por si Minha cara xD

    ResponderExcluir
  12. Ainda os emigrantes....recebi agora uns no meu estabelecimento hoteleiro.E estranhamente era normais...só fiquei desconfiada porque a filha trazia um top que dizia Portugal...

    ResponderExcluir
  13. Então, não tens aí música pimba, heeh!

    È giro sim mas estou de férias e s+o quando voltar ao trabalho é que terei tempo, porque é longo. :) Shame on me!

    ResponderExcluir
  14. InÊs
    Nada piroso sem dúvida xD
    BSL
    Acho que te enganaste no post xD mas ok fico á espera

    ResponderExcluir
  15. Cara, no Brasil não é diferente em cidades pequenas xD Pessoal sabe que somos os netos da dona Maria quando vamos para a cidade dela (que Deus a tenha xD)

    ResponderExcluir
  16. Ana
    Uma aldeia é uma aldeia em todo o sítio já vi xD.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...