sexta-feira, julho 30, 2010

O mundo blogosférico é uma coisa muito complexa.


Este pensamento veio-me porque há uns bons meses fui á página do superbock super blog ou lá como é (um concurso em que se elegem os melhores blogues em diferentes categorias e blablabla) e chego lá assim numa quase vontade de inscrever aqui o antro (que nunca chegou a ser vontade efectiva porque o blog ainda estava no começo e achava que aquilo não dava pra nada mesmo, mais valia não me humilhar xD.)
E a primeira coisa em que reparei foi nas categorias.
Para nos inscrevermos temos que escolher uma categoria das dadas “pessoal” “humor”… e por aí fora, já foi há bastante tempo e não tenho memória de elefante táh?
E eu pensei imediatamente “Porra! Mas o meu é o quê?”.
Acho aquelas categorias demasiado genéricas para mim… para além de que “pessoal” é um bocadinho redundante porque qualquer blog é pessoal… digo eu.
Há uns dias depois de escrever sobre inimigos naturais pus-me a pensar… e lembrei me de uma coisa.
Posso não saber categorizar nem o meu nem muitos blogues dos que leio, mas sei completamente categorizar os tipos de blogues que me dão a volta ao estômago (aqueles que evito completamente ler)
Aqui vai o meu top five, do 5º para o 1º lugar ^^:

  • Blogues dedicados aos microposts- Okay a não ser que sejam coisas muito muito muito giras, não tenho paciência para ler um blog cujo maior post seja algo do género Título: está um calor de morte, e estou de rastos, e o conteúdo algo do género: alguém me dispensa uma aspirina? Porra pra isso mais vale ter um twitter xD (um micropost de vez em quando em qualquer blog não acho anda de mais, mas tudo o que é demais enjoa)
  • Covis emo – Como já disse num post anterior adoro coitadismos desnecessários. E os covis emo parecem ser feitos só para me dar azia. O autor é sempre um infeliz pobre coitado que tem muitos traumas e coisas tristes pra contar, sem amigos e só com poeminhas deprimentes e nostálgicos… Okay podia dizer get a life, mas vou ser simpático e digo Get a Shrink ^^
  • Blogues de pseudo intelectualóides – Oh meu Jesus Cristinho… há pessoas que se sentem bem a apanhar bebedeiras, pessoas que se sentem bem a andar na rua nuas…. E pessoas que gostam de mostrar que têm um enorme controlo sobre a língua portuguesa usando uma data de palavras caras ao longo dos textos para lhes dar um ar mais… coiso. Irrita-me porque não gosto de gente prepotente e porque acho que um bom post para ser bem escrito não precisa de ter palavreado caro só pra impressionar. Se eu quisesse pegava e sentava-me aqui com o dicionário ao lado a pôr uma data de palavrões que não se usam para o texto parecer mais pomposo… mas pra quê? Se espremermos a porra do texto vai ser a mesma coisa com ou sem palavras caras né?
  • Blogues estilo diário – Oh God…. Por onde querem que comece? É que dá-me urticária só de pensar. É uma espécie de diário que o escritor faz o (imensamente inútil) favor de partilhar com a blogosfera. E depois temos em todos eles tiradas geniais a referir como a escritora teve o período e está deprimida porque acabou a 7ª temporada da Anatomia de Grey ou de como o autor comeu panquecas com chocolate ao pequeno-almoço e foi á praia. Não acho nada estranho um ou outro post estilo diário em qualquer blog (isso é perfeitamente normal) mas um blog todo dedicado a esse propósito… é um bocadinho…. Coiso. Acho que só teria interesse para aquelas pessoas que perseguem as outras e fazem altares dentro de uma caixa de sapatos dedicados á sua “presa” e assim…
E o grande vencedor no meu top cinco de coisas que não gosto de ler:
  • Antros de Ressabianço – O que dizer sobre estes? Antes de começar a escrever este post eu revirei dois ou três blogues em busca de um comment qualquer de uma blogger de seu nick “Dora” porque há uns meses fui parar ao blog dela e lembro me totalmente dum post que até comentei em que ela falava exactamente deste tipo d blogues, que dizia que tinha saudades do drama da blogosfera (EDIT:encontrei o blog dela finalmente aqui). O que é um antro de ressabianço? Ora bem vamos fazer um exercício mental: a gaja A gosta do gajo B. a coisa dá pró torto. Então cria-se um blog para falar mal do pobre diabo em cada post. Pode dar pró torto com o fim de uma relação ou com uma tampa sem haver relação… ou até mesmo um par de cornos, não interessa, o que interessa é que no antro de ressabianço a gaja tem que mostrar que está completamente bem, que o gajo é um canalha, e que os gajos são todos uma m*rda com pernas. Não critico quem fale ocasionalmente de desgostos amorosos, mas fazer disso um tema para um blogue é um bocadinho… deprimente. Conheço uns quantos assim… e acho adorável mesmo xD é engraçado a quantidade de gajitas infelizes com a videca que são atraídas para esses sítios. (o contrário é muito raro, não se vêem gajos a falar mal das gajas que lhes puseram os patins na net xD)

Nota: nenhuma destas categorias tem como fim dirigir-se a qualquer leitor, apenas serve para especificar os tipos de blog que o escritor do post não grama nem por nada. se se sentirem ofendidos, não há cá indemnizações por danos morais mentais ou qualquer coisa do género tá?

E vocês? Que tipos de blogues se recusam a ler? Desportivos? Critica social? Alguma denominação criada por vocês? (o meu não conta senão era um bocado bizarro virem cá ler xD) .... e Já agora, respondam à minha dúvida blogxistencial, que categorização dariam ao meu blog? Digam aqui!

Ah isto veio tudo com a ideia que eu tive de que vocês caros leitores me podiam indicar blogues para eu dar uma vistinha de olhos e quiçá seguir. Na comment box um ou dois links no máximo e a justificação para porque deveria visitar cada um dos blogues, estou a precisar de ler coisas novas táh? Surpreendam-me!

[a ouvir: -Rosario Flores] ------> adoro esta musica. quando comecei a ouvir da primeira vez nem me parecia nada espanhola xD
[Humor: guloso (E Não há nada pra petiscar. merde pra mim)
]

18 comentários:

  1. Bem, acho que não consigo acrescentar nada, esses são exactamente o tipo de blogues que me irrita um bocado. E eu gostava de saber em que categoria se enquadra o meu, há a categoria dos parvos?

    Bem, este PC está um bocado tonto, amanhã tento enviar os link's do outro.

    ResponderExcluir
  2. eu por acaso não tenho um tipo de blog que eu não goste. não sou muito fã de "diarios", mas se a vida da pessoa for interessante... :P

    ResponderExcluir
  3. lol 1º de tudo, o que eu acho é que o teu blog é humoristico sem duvida..

    Em relaçao aos blogs, alguns de que nao gosto muito são blogs estilo diario, pelo simples facto de que por vezes nao sao muito interessantes, da vontade de fazer um comentario a dizer "ah fixe"

    Quem me vir a escrever pensa que sou grande convensido com o meu blog, mas eu sei que me esforço para pelo menos fazer sorrir um bocadinho as pessoas com uma ou outra piada.. Mas ha pessoas que não.. "olha aconteceu-me isto, vou espetar no blog" e espetam no blog...

    Por isso é que gosto de seguir o teu blog e alguns outros, porque leio, e faz-me rir, é engraçado e fala de coisas reais e com sentido...

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, ricardo, o teatro é brutal! Aprendes imenso. Aprendes a ter mais confiança contigo mesmo, tornas-te mais desinibido e muito melhor preparado para apresentares trabalhos num anfiteatro cheio de people :D é tão tão tão tão bom estar em palco. Experimenta.

    ResponderExcluir
  5. Bem.....eu dispenso bem os blogues que falam dos amores e dos desamores e romance e semi-romances.Gosto de coisas com opinião como o teu e alguns "estapafúrdios" mas com conteúddo,ou seja com alguma coisa de jeito.
    Eu estou para aqui a pensar em como qualificar o meu blogue,mas cá para mim é uma mescla de tudo..
    Um blogue que eu gosto é este:
    http://aiiijasus-saradenise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Agora até me sinto "envergonhada" pq ultimamente só tenho feito daqueles posts "pequenos"... eheh

    Olha, eu, a juntar a esses todos, junto os: desportivos (tipo relatos de jogos...please), e aqueles que só põem videos do youtube (mas acham MESMO que eu vou ouvir as musicas que poem todos os dias?!).

    enfim... o pior é quando tens um leitor que te segue e te comenta imenso mas tu não gostas nadinha do blog dele... ahah

    (não é o teu caso, gosto do teu blog).

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Vera
    LOOOOL acho que não, não sei. depois dá me links sim ;P
    Alex
    seu cusco! xD
    mas... good point xD
    João
    Aw thanks! xD
    pois, esse é um dos maiores problemas nos blogs diário... muitas vezes olhas e ficas "ahm... e agora digo o quê?"
    Pipa
    Ahm... eu não sou assim muito inibido, não seria por aí xD. mas qualquer dia experimento. já uma vez fiz teatro, mas no backstage a tratar das músicas e assim.
    Inês
    sim os blogues "amorosos" são um bocadinho coiso xD. é beda dificil caracterizar o nosso pah xD.
    Vou dar uma vistinha de olhos, obrigada pelo link ^^
    Claudjinha
    LOL acredita em mim, os teus posts não são microposts, nem de perto nem de longe xD
    Ai sim os blogs de música irritam me um cadito xD. Ai já me aconteceu essa do leitor umas quantas vezes. é tão péssimo pah xD. (espero bem que não seja o meu blog um caso desses não xD)

    VÁ LÁ GENTEEEES RECOMENTEM-ME BLOGS COMO A INÊS FEZ !!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu admito que tenho montes de músicas no meu blogue.Não estão lá para ocupar espaço,mas porque de certa forma mostram o meu estado de espiríto...as melhores estão nos meus momentos insanes,que são as alturas em que os meus ricos neurónios estão quase a dar o tilt e eu lembro-me de qualquer música estúpida para pôr!!!
    Ricardo à pala dos meus momentos insanes vou passar da musica populr portuguesa para os ritmos latinos!!!Em Agosto não posso perder a embalagem,mas corro o risco de ficar insane com os meus ricos hóspedes!!!:))))

    ResponderExcluir
  9. eu sinceramente não dispenso nenhum tipo de blog's. Mas sou bastante exigente em cada categoria. Ainda assim prefiro os que tendem para o humor (mas um humor saudável e inteligente. alguns baseiam-se em coisas que me escandalizam em vez de me supreenderem).

    um blog que gosto é este: http://por-uma-unha-negra.blogspot.com/ é demais! (não sei é se conheces)

    ps: tive aqui, mas não vi nenhum selo :x, mas obrigado na mesma ;)

    ps2: exacto, os imigrantes às vezes são mesmo irritantes

    ResponderExcluir
  10. nao sei se ja tens este ms s tiveres vê de novo:
    www.elsolittario.blogspot.com

    www.intimidades-publicas.blogspot.com

    se tiveres diz k mando mais

    ResponderExcluir
  11. Inês
    Os blogs a que eu e a Claudjinha nos referiamos eram blogs que são basicamente só muiscas, o teu não é assim. ponha musica pimba ponha xD.

    Andz
    LOL o humor é uma coisa muito dificil de categorizar. o que é uma treta de humor para uns é um máximo para outros xD. grazie pelo link. vou ver ^^
    ps2: yah, lá no supermercado são aos magotes.

    bruxinha
    Muito obrigado pelos links, vou dar uma vista de olhos agora ;)

    ResponderExcluir
  12. Ricardo:
    é caso para dizer:
    uma música pimba por dia e não sabe o bem que lhe fazia!!!!:D

    ResponderExcluir
  13. Eu não consigo MESMO gostar de blogs deprimidos.
    Qualquer coisa é quase motivo de causa de morte.

    Eu gosto de blogs bem dispostos, que abordem tudo e até gosto de ir dar uns olhinhos a blogs badalhocos ehehehe

    ResponderExcluir
  14. InÊs
    LOOOOL yup
    Dinona
    és cá das minhas xD.
    também gosto disso mesmo, de me rir.
    E blogs badalhocos depende muito pa mim. não gosto nada de blogs vulgares tipo que são explicitos e lineares, tipo gosot mais de uma coisa que me deixe curioso ou a fervilhar a imaginação do que de uma descrição completa de uma queca.
    pra isso já há aqueles livros estilo... "Júlia" e "Sóraya" e por aí.

    ResponderExcluir
  15. Hmmm... já ouviste falar no Dia do Blog? ou Blog Day? :)

    ResponderExcluir
  16. rapaz
    Por acaso nunca tinha ouvido falar. até fui cuscar. é uma ideia interessante!

    ResponderExcluir
  17. eu tenho dois blogs, um de música e outro que tem microposts. os que não gosto mesmo são os blogs de frases feitas com imagens fofinhas a acompanhar.

    ResponderExcluir
  18. Raphy's Patty
    Ai esses nem se fala xD
    welcome to my blog

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...