domingo, julho 04, 2010

Stepford life?

Vi aqui há uma semana aproximadamente o filme Stepford wives (o original de 1975) e adorei completamente do principio ao fim.
Não teve nada a ver com o de 2004 que embora estivesse engraçado estava muito... leve, e misturou as coisas todas no fim (estou a tentar não spoilar muito sobre as diferenças entre eles, se quiserem ver, arranjem os filmes e tirem as vossas conclusões xD)

Katharine Ross
Anyway, em ambas as versões - e no livro que deu origem ao filme - a ideia é a mesma, os maridos de uma pequena cidade dos subúrbios americanos pegam nas suas mulheres e substituem-nas por servas sem opinião própria, virtualmente perfeitas e subservientes.
Ora isso pôs-me a pensar :

Até que ponto são saudáveis as mudanças num relacionamento?

É estranho ver como várias pessoas perdem a própria identidade só para agradar o/a parceiro/a e eu pergunto-me até que ponto isso lhes faz bem a eles ou á própria relação?

Ora vejamos um exemplo. já namorei com uma jovena que fazia “ditto” (não sabem o que é? Google it xD) das minhas palavras. Se eu incorresse no erro de dizer que gostava de Acid Jazz, uns dias depois ela só ouvia Acid Jazz (e muito provavelmente dizia que sempre gostara, apenas não ouvia antes) Se eu odiasse uma pessoa, subitamente ela também não gostava dela. Cheguei a criticar uma das bandas favoritas dela e semanas depois ela deixou totalmente de demonstrar qualquer afecto por essa banda. Ao inicio isto pareceu me querido e até atencioso, mas á medida que as situações do género se multiplicavam menos eu reconhecia a pessoa com quem estava. Finalmente acabou por levar a personalidade dela para segundo plano, deixando apenas uma cópia recalcada dos meus gostos ou interesses que ao invés de me atrair me repeliu mais e mais até á ruptura.

Por mais atractiva que possa ser a ideia de ter alguém que goste de tudo o que nós gostamos e não gostar do que nós não gostamos isso pra mim não funciona. Se quisesse isso namorava com o espelho (olha realmente nos dias dos namorados e assim sempre tinha a certeza que acertava nas prendas xD)

Não acho de todo que tenha que se criar uma “máscara” só para manter um relacionamento. Porquê? Porque se temos que mudar de personalidade não somos NÓS no relacionamento. É apenas uma tentativa frustrada de atrair uma pessoa através de gostos que não temos, aversões que não sentimos ou ideias que não partilhamos efectivamente.

E quem refere este aspecto refere o contrário

Tal como há pessoas que mudam pelos parceiros há pessoas que sentem a necessidade de mudar os parceiros, moldá-los até ao seu ideal. E isso torna-se um bocadinho estranho, conheço casos de pessoas que têm duas personalidades, uma que são obrigadas a usar em frente ao parceiro e outra que usam quando não estão sob o seu "controlo".

Tenho uma teoria há séculos:
A partir do momento em que queremos mudar a pessoa com quem estamos já não queremos estar com essa pessoa, queremos uma pessoa diferente.

Se não gostamos das características de uma pessoa, a melhor alternativa que temos é acabar com essa pessoa e arranjar uma que nos sirva. Digo eu…

Oh e uma nota: não estou a falar de pequenas mudanças (estilo, fazer as vontades mais vezes, mesmo que não se goste, ceder algumas coisas de que usualmente não abdicamo, sei lá… agradar), enfim aquelas pequenas mudanças que não alteram a integridade da pessoa.

E vocês? Alguma vez sentiram necessidade de mudar para agradarem a vossa cara metade?
Alguma vez tiveram vontade de mudar a pessoa com quem estão?

[a ouvir: Rachael Yamagata : ]
[Humor: Chateado]

3 comentários:

  1. Em relação ao filme, confesso q não vi nenhuma das versões. Mas fiquei curiosa e já meti na minha de 'filmes para ver' :D

    Em relação ao resto do teu post, na minha opiniao o q atrai duas pessoas é o facto de serem diferentes em alguns aspectos e identicos noutros. Penso q ninguem gosta de ter uma cara metade igual a si, isso nao faz muito sentido. Para manter uma relação é necessário tambem haver algumas discordias pq é isso q faz andar c a relação (isto na minha opiniao ^^ ). Por isso, tentar moldar o parceiro para ser igual a nós não faz sentido assim como mudar a personalidade q temos por causa do outro/a. Devemos ser nós próprios e quem não gosta mete na borda no prato, como se costuma dizer :P

    *

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso de tentar mudar alguém nem sequer é saudável.
    Eu nunca faria isso, nem mudar, porque eu sou eu e quem gosta de mim é por aquilo que eu sou.
    Nem de tentar mudar, porque o mesmo se aplica à outra pessoa.

    Mas tal como tu, conheço casais assim, não compreendo.

    ResponderExcluir
  3. finalmente já se vêm os comments xD
    Sofia
    Aconselho a ver os filmes, tão os dois engraçados.
    "Bateste no ponto" xD tipo é exactamente isso que penso. as pessoas serem diferentes é o que traz mais interesse á relação, mudar isso ás vezes não é bom.
    E também não vejo a piada em ter um miniclone, muito menos em moldar um xD.
    Vera
    Olha és como eu. quem não gosta não come xD.
    Pensei que era só eu a ter amigos doidos xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...