quarta-feira, julho 21, 2010

guia para escrever um livro de auto-ajuda para tótós

Há uns posts atrás falei de Karma e acabei por referir os livros de autoajuda, e a Claudjinha num comment até falou no livro o segredo.
E pumba deu me pra escrever sobre isso.
Se pensarmos bem, escrever um livro de auto ajuda é super fácil.
Só temos que seguir os parâmetros base que são usados em todos os livros do género:

  1. O que importa é a pessoa que os compra. Se fizerem uma estatística nos livros do género, os pronomes mais utilizados são o “tu” e o “você”. Porquê? Porque o que interessa ao escritor é dar a impressão que se interessa pela pessoa que abriu a carteira para comprar o seu livro
  2. Arranjar-se sempre uma causa para os problemas do leitor (desde que não seja o próprio leitor não há cá problema). Podemos atribuir o(s) problema(s) que acontece(m) na vida da pessoa a diversas coisas. Energias negativas (como no famoso livro “O segredo”), pessoas invejosas, traumas de infância causados por terceiros, no cão que ladra demais, na filha da vizinha do 5º esquerdo que só ouve Hanna Montana. O que interessa é fazer ao leitor sentir-se uma vitima com a solução dos seus problemas ao alcance das suas mãos.
  3. Enaltecer o leitor. Okay é assim não querendo discriminar, mas geralmente quando se compra um livro de auto ajuda está-se… desesperado? Então porque raio é que todos os livros de auto-ajuda querem fazer os leitores desesperados de idiotas? Quer dizer, Imaginemos que é um livro para solteironas . Uma das principais funções do livro é fazer que ela se sinta mais que uma simples solteirona infeliz com duas dúzias de gatos todos com nomes de personagens do Harry potter. Tem que a lembrar que ela é uma pessoa fantástica capaz de ter tudo o que quer… o que na prática não deve ser bem assim mas pronto (por algum motivo ela continua solteirona… era aí que se devia focar o livro)
  4. Dizer ao leitor coisas completamente óbvias que qualquer pessoa lhe podia dizer (quiçá até ele próprio podia lá chegar sozinho). “seja você mesmo(a)”, ”tenha auto confiança”, “não ligue ao que os outros dizem sobre si”, “não ceda a chantagens emocionais”… Eh pah… a sério é preciso gastar dinheiro num livro pra ler isto? Damn! É que os livros estão sempre atulhados nessas filosofias de botequim… que devemos mostrar estar bem para os outros nos verem bem, e se gostarmos de nós os outros também gostam (parece mesmo um anuncio da matinal xD).
Confesso já que nunca senti necessidade de ler nenhum livro do género, e que acho que são dinheiro mal empregue. Mas não condeno quem os lê nem quem os escreve (c’mon esses são espertos como tudo. Misturam uma data de tretas sentimentalóides, conselhos ocos de auto estima, respeito próprio e desprezo pelas pessoas que nos fizeram mal e ainda assim vendem milhões e milhões pelo mundo a fora… são uns verdadeiros génios empresariais)

E vocês? Acham que os livros de auto ajuda ajudam efectivamente os leitores? Já leram algum? Já quiseram ler algum? Conhecem quem já tenha lido? sugestões para um titulo para o livro de auto ajuda que eu vou escrever e que me vai pôr podre de rico? Vá comentem!

[a ouvir: New Shoes-Paolo Nutini]
[Humor: cansado
]

13 comentários:

  1. Ricardo:nunca li essas tretas nem faço a menor intenção de ler!!!
    Lembro-me tão bem da febre com o "segredo" e a filha do Solnado que escreve livros de auto-ajuda baseados nas conversas dela com Deus????
    Infelizmente há quem compre e com isso dê muito lucro ao autor e à editora.Compra um livro,depois compra outro e mais outro,e quando se dá por ela não se consegue viver sem consultar essas "bíblias".
    Estou a lembrar-me de um exemplo:como melhor a sua auto-estima?Veja-se ao espelho e pense eu sou linda/o,e se fizer isso todos os vias vai ver que resulta e que a sua auto-estima vai aumentar.
    Ora até aí batatas!!!!!O meu vizinho diz-me o mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  2. sei de um título fixe " não caia na asneira de....." ou "como poupar dinheiro" em k o assunto principal seria nunca comprar livros desnecessários....lol
    nunca li nem penso ler pk komo disseste não preciso de comprar um livro k me diga "não ligues ao k dizem", tenho amigos para me moer o juizo e k nao levam dinheiro. por enquanto...

    ResponderExcluir
  3. Não, nunca li nenhum, nem sequer nenhum tipo de curiosidade. Eu já tenho a minha auto-ajuda interior.

    Título para o teu livro... título para o teu livro...

    "Tudo o que tu já sabes, mas eu faço questão de relembrar"

    ResponderExcluir
  4. Digo como a Vera, temos que nos ajudar nós mesmos, livros não fazem milagres.

    ResponderExcluir
  5. InÊs
    fazes tu bem xD acho que poupas uns bons euros.
    Ai sim a filha do Solnado deve ter andado a beber umas boas cachaças e depois diz que fala com Deus... e o engraçado é que montes de gente acredita só pq sim, porque ela se lembra de escrever isso num livro... porra eu agora pego e escrevo um livro a dizer que falo com o meu Piaçaba e ele me dá conselhos, e as pessoas acreditam só pq eu escrevi? naaah.
    Deus teria mais que fazer do que andar a dizer a essa o que fazer xD

    Bruxinha
    é, os amigos são a nossa melhor fonte de autoajuda xD

    Vera
    és como eu xD.
    Boa ideia xD vou já começar a escrever!

    BSL
    é... quanto muito falamos com alguem... um monte de papel não me parece uma boa ideia para ajuda interior xD

    ResponderExcluir
  6. eu cá nunca li nem faço intenção de ler. Conheço é uma rapariga que leu o segredo e que ainda hoje acha que o Benfica foi campeão graças a ela --' (poupai-me!)

    bem caso queiras fazer um livro desses (:b) não metas títulos do género 'ser bem sucedido em apenas 10 lições!' pois ninguém compra. São títulos super batidos!. Mete antes algo do género ' O segredo Inca para o Sucesso e Internidade ' , acho que é mais atraente xD

    ps: gostei do teu blog, ainda não conhecia mas acho que escreves bem e tens opiniões super contrutivas ;)

    ResponderExcluir
  7. AnD'z
    O teu nick não é nada meu amigo BTW xD.
    Bem essa tua amiga é alta croma. diz lá pra ela pensar em mim a ficar milionário, a ver se acontece ^^ se acontecer dou-lhe uns trocos xD.
    hmmm boa ideia. vou considerar isso e discutir o meu contracto com a editora que fez a biografia do JCB
    Arigato ^^ espero que continues a ler e a comentar e tales ;)

    ResponderExcluir
  8. AnD'z
    tem muitas mudanças de maiúsculas e minúsculas, tenho sempre que rever se me enganei a escrever ou não xD

    ResponderExcluir
  9. ahhhh LOL

    oh escreve tudo em minúsculas que é bem mais rápido

    ResponderExcluir
  10. Eu já TENTEI ler um, o tal Segredo que te falei no comentário (porque tinha ouvido falar maravilhas na Oprah), mas parei a meio... não suportava tanta estupidez junta... e o pior do segredo é que eles repetiam a frase "você consegue tudo aquilo que quer, basta pensar muito nisso para as forças do universo funcionarem" (ou uma coisa assim) de 19841484125648 formas diferentes, ou seja, não evoluia nada a cada página que passava, era sempre mais do mesmo. credo!!!!!! nunca mais peguei num livro de auto-ajuda. nem preciso :D

    ResponderExcluir
  11. And'z
    checked
    Claudjinha
    LOL aí está, repetição da mesma frase como se as pessoas fossem idiotas. o meu pai tb leu isso xD
    és cá das minhas

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...