domingo, agosto 22, 2010

Liar Liar pants on fire

Podia começar por dizer que odeio pessoas mentirosas.
E odeio. Não gosto de pessoas que mentem muito.
Mas não comecemos por aí (too cliché).
Nunca conheci ninguém que não tivesse dito uma mentira - mas curiosamente, quanto mais honesta uma pessoa se afirma, mais aldrabona é na realidade – e não me ponho dum pedestal a acusar quem quer que tenha já mentido (porque também já o fiz), só acho este mais um comportamento humano engraçado, nunca percebi muito bem qual o motivo que leva à mentira.
A vida não é inflexível, e o carácter humano não é todo ele preto no branco, é composto por várias sombras de cinzentos complexos que escondem as diferentes facetas das pessoas.
E acho que é aqui que entram as mentiras
Quer dizer, mente-se por vários motivos superficiais, ou para impressionar alguém, ou para descalçar uma bota, para conseguir algo que se quer, para conquistar alguém, para ... para…
... o motivo nem vem ao caso, porque independentemente dele, conseguimos caracterizar as mentiras em graus.
E todos nos perdoamos automaticamente se a mentira não for caracterizada de má mentira.
Mas quem é que estabelece esse padrão?
Há as mentirinhas piedosas, aquelas em que se diz algo que não é verdadeiramente verdade para não magoar os sentimentos de A, B ou C. também lhes costumo chamar “falta de coragem de dizer o que se pensa efectivamente”.
Há os exageros, que são uma espécie de mentira light, em que se embeleza um bocadinho a história que estamos a contar, só para propósitos sociais claro, nunca é para causar boa impressão nem nada.
E depois vem aquelas que eu adoro.
As mentirinhas brancas.
Porque é que chamam "mentirinhas brancas" àquelas mentiras que as pessoas dizem para se safar de uma situação desagradável? Tipo dizer que já saímos de casa e ainda estar na cama, ou dizer que já tomamos o pequeno-almoço e estarmos em jejum… ou mentir na idade para entrar nos bares?
Já pensei em várias justificações para isso, mas nenhuma se comprovou, não se deitam vapores coloridos da boca quando se dizem diferentes tipos de mentira, nem mudamos de cor quando as dizemos... então porque raio é que são brancas?
Quem é que tem listagem de gravidade das mentiras?
Quem é que decidiu que a mentira branca é a mais inofensiva?
A mentira preta é a pior, segundo esta lógica?
Porquê?
Ora porra e se eu agora quiser dizer uma mentira azul, isso é muito mau?
A amarela é o quê? Relacionada com dinheiro?
Cheira me a discriminação racial das mentiras! Vamos fazer um sindicato!
É genial como conseguimos pegar no que inventámos e categorizar isso como uma mentira aceitável ou uma mentira grave...
O que é que separa uma mentira mais leve de uma mais elaborada?
Eu acho que basicamente não há diferença.
Tanto o propósito como o resultado são os mesmos.
Procura-se enganar o próximo com o que dizemos.
Independentemente do que dizemos uma mentira é uma mentira.
é a mesma coisa que dizer "ah eu dei um tiro á X, mas não te preocupes foi um tiro levezinho, no pé, não foi na cabeça nem nada"
Ora porra, acho que a X não pensa da mesma maneira né?
... Bem idiotices à parte,
mas até que ponto uma mentira pode prejudicar alguém?
Pode quebrar a confiança entre pessoas se for descoberta, destruir sentimentos de respeito e cumplicidade de uma só feita, mas principalmente magoa a pessoa a quem foi mentido.
Odeio que me mintam quando não é preciso (sim porque há situações em que é necessário… feliz ou infelizmente não sei) mas se me admitirem a mentira é como se não tivesse acontecido, porque sei que todos nós já mentimos inevitavelmente.

As perguntas que vos quero deixar hoje são: O que acham vocês que leva as pessoas a mentir? (sobrevivência, necessidade de afirmação, o que?) o que é afinal uma mentira branca? uma mentira que não prejudica ninguém? Mas como é que nós sabemos que não estamos a prejudicar ninguém? Até que ponto é que uma mentirinha (branca ou não) é ela própria aceitável tendo em conta as perguntas anteriores? alguma vez conheceram algum/a mentiroso/a compulsivo/a?

[a ouvir: The Barrister's Dream-Bajka]
[Humor: Introspectivo
]

8 comentários:

  1. A little white lie nunce fez mal a ninguém. Mais que isso, não.

    ResponderExcluir
  2. Ora bem, o que leva as pessoas a mentir não faço ideia, mas o que me leva a mim a mentir as vezes (já menti muito por tudo e por nada, mas deixei-me disso, por razoes óbvias) é o facto de querer evitar perguntas chatas as quais não me apetece estar a responder

    Hoje em dia já não é tanto assim, mas por exemplo, quando me convidam para algo que, por alguma razão, não me apetece ir, eu sei que a certas pessoas posso dizer a verdade que não há problema nenhum, mas a outras por vezes tenho de inventar qualquer coisa de modo a evitar uns 500 "mas porque?" coisa que me chateia profundamente

    Este exemplo que te estou a dizer penso que seja uma mentira branca "não sabia a definição, obrigado pela informação xD" é uma mentira completamente inofensiva, pelo menos para mim que normalmente quando invento uma destas é porque fico em casa

    logo penso que esta é aceitável, mesmo para quem odeia mentiras xD não sei, o que achas?

    Já conheci alguns mentirosos compulsivos sim, uns que inventavam historias completamente mirabolantes, outros que fingiam problemas cardíacos, ate já conheci uma rapariga que inventou um namorado, e quando contava as coisas que fazia com ele, eram coisas tiradas da novela da tvi

    resumindo, penso que a pior mentira que pode haver, é mentir sobre aquilo que somos, seja exagero ou não, porque é estúpido, já que uma grande parte das vezes simplesmente não funciona..

    ResponderExcluir
  3. O mentir faz parte de nós seres humanos.Uns mentem mais outros menos.
    Uns mentem por tudo e mais alguma coisa,outros mentem pela necesidade de não quererem prejudicar alguém, outros porque são obrigados a isso.

    ResponderExcluir
  4. Tens um poder de argumentação brutal. Mas acho que o que caracteriza e diferencia uma mentira "inofensiva" de uma que prejudica alguém, é o efeito que tem essa mentira ;)

    eu farto-me de contar mentirinhas "piedosas", na maioria das vezes para me livrar de conversas que não me apetece ter ou de satisfações que não me apetece dar.

    ResponderExcluir
  5. pois, eu também acho isso!

    no que diz respeito a este post... detesto mentiras. Mas penso que o acto de mentir para certas pessoas é tão automático como por exemplo espirrar. Ou seja, há pessoas que mentem muitas vezes mas em coisas irrelevantes, tipo o preço de algo, onde foi,etc.

    Contudo, quando estamos a falar de mentiras fatais que envolvam aspectos importantes (ou outras pessoas), isso para mim é algo que é completamente detestável... quem gosta?

    É por isso que vejo lie to me :b , agora quase que sou um detector de mentiras ambulante (não desfazendo)

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que a mentira branca, quando não afecta os outros, é inofensiva... Tal como o exemplo que deste, que mal tem dizer que não tomaste o pequeno almoço? :) talvez seja mesmo a definição da mentira branca... Mas tal como tu não vou à bola com mentirosos ! Apesar que também conto as minhas... Quem não as conta? * beijinho

    ResponderExcluir
  7. o k leva as pessoas a mentir...talvez o facto da verdade ser demasiado má;
    uma mentira branca? não sei ms deve ser dakelas mentiras k s cntam as crianças. algo do tipo «akelas xiclas nao prestam, nao comas» ou «come a sopa e ficas grande»...sei lá. tb podem ser akelas k s deitam da boca pra fora depois d s beberem uns quantos martinis ou shots numa disco...loool
    uma mentira é aceitavel até ao ponto em k nao descubro a verdade...hehehe.
    se conheço um mentiroso compulsivo? tantos....keres nomes? loool

    ResponderExcluir
  8. Dora
    xD pois, i get it

    João
    Ai usas munto as mentiras pra dar desculpas já vi xD. Sim é uma boa definição xD
    é conheço uma ou duas alminhas assim que mentem sobre si... e é triste.

    Inês
    Pois, tens razão, eu é que gosto de fazer perguntas difficiles xD

    Claudjinha
    Ui, nem tu viste nada xD. pois mas uma mentira piedosa ás vezes pode ter consequências. dizer a uma pessoa que ela está bonita qd n está pode ter consequência pra pessoa se ela se aperceber q tá feia xD

    Andz
    bem mentiras"fatais" parece me um bocadinho forte demais, estilo mentiu morreu xD. mas sim percebi a ideia. O Lie to me é uma coisa 100% certa xD é uma série em que els só mostram alguns aspectos base. eu dei linguagem corporal numa cadeira há um ano xD

    Shell
    contamos todos né? xD

    B
    pois, não há nenhuma mentira que magoe tanto como uma má verdade.
    LOOOL gostei desses exemplos xD.
    eu conheço uns quantos, podemos trocar nomes sim xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...