quarta-feira, agosto 18, 2010

A vingança está demodé?

na tromba ou no carro?

Pegando num post recente do chá de tremoços que está aqui (que eu comento o mais brevemente possível, desculpa lá Chá xD) . é engraçado como as pessoas não referem nos seus defeitos nos perfis de redes sociais “vingativo/a”.

Eu começo já por dizer que não sou uma pessoa particularmente vingativa.
Isto não quer dizer que não tenha os meus acessos.
E agora vem a parte gira.
Muita gente tem intrincado no fundo dos seus neurónios que as pessoas que sentem a necessidade de vingança são pessoas más, pessoas amargas e infelizes.
Eu não acho.
Se fosse assim, o mundo era todo composto por pessoas amargas e infelizes.

Toda a gente tem uma vontade de vez em quando de se vingar…
E toda a gente já se vingou pelo menos uma vez, acho eu…
Toda a gente tem um lado vingativo.
Né?

Muitos dizem que o que nos distingue dos animais é a nossa capacidade de raciocino.
Muitos dizem que é pela complexidade das nossas mentes.
Outros dizem que é porque temos a capacidade de viver civilizadamente.
E estão todos muito certos, mas eu acho que uma das coisas que distingue humanos de animais é a capacidade do ser humano de guardar rancores.

Nós guardamos aquela dor, aquele amargo de boca de quando a situação não corre como nós queremos. Ou porque somos injustiçados, ou porque sentimos que somos injustiçados, porque nos sentimos excluídos odiados ou por aí.

E é aí que conseguimos distinguir a cabeça de um humano da cabeça dum Xarroco.
Um xarroco está muito bem na água, engole um anzol e é puxado á superfície. Estão a fazer pesca desportiva, e depois de deixarem o bicho quase morrer sem oxigénio nas guelras os senhores deitam-no para a água. O peixinho tem um trauma, mas passados uns minutos já “virou a página” e está lá no fundo do rio (ou do mar, não sei onde é que eles vivem) a fazer a vidinha dele. Nem quer saber mais dos homenzinhos que o pescaram.
O ser humano não funciona assim.
Aquele pânico passa, o medo assenta, e começa a borbulhar uma raiva, uma sensação de impotência enorme dentro das veias, algo que nos ferve completamente.
E quanto mais se pensa no assunto, maior é essa raiva… e por fim o homem tem que arranjar alguma maneira de dar o troco.
De ficar quite.
Claro que se fosse um ser humano não ia ser pescado de um rio, era só um exemplo, mas vocês perceberam xD.
A vingança acaba por ser como uma droga, faz-nos sentir bem connosco mesmos, até passar o efeito, e pode até saber bastante bem, mas se a coisa for grande por mais que nos vinguemos não nos vai adiantar de nada. Vamos sempre precisar de mais e mais para ter aquela ilusão de que estamos bem.
É acima de tudo um sistema de autodefesa.
Um modo imediato que a pessoa encontra de equilibrar a balança quando não tem outra alternativa.
Quando está a quente.
Embora todos tenhamos vontade de o fazer, nem todos o fazemos.
Isso sim distingue as pessoas normais das pessoas infelizes e amarguradas.
As últimas usam a vingança como um recurso frequente.
Como único meio de se sentirem bem consigo mesmas.
As pessoas normais usam-na como autodefesa (também temos as Royal bitches que ocasionalmente podem usá-la como diversão, mas isto seria uma outra historia xD)

Acho que usada de vez em quando é como tudo.
inofensiva.
Um enorme cliché no monte de clichés que são os códigos sociais da humanidade.

E agora vocês? O que acham da vingança? Acham que está demodé como perguntei no título(isto foi afirmado num filme que vi há uns tempos, e daí veio o post xD)? Já sentiram muitas vezes necessidade de serem vingados?
A última vingancinha que fizeram soube-vos bem? Comentem ;)

[a ouvir: Maxine's Interlude-John Legend]
[Humor: Feliz
]

9 comentários:

  1. Está para ser consumada,como bem explica o meu último post. Mas não saio do post nem jogo sujo. Apenas levam o troco, para não ferirem o meu coração sensível! :P

    ResponderExcluir
  2. arow!

    Por norma, não sou uma pessoa muuuuito vingativa, costumo deixar passar, só me lembro de uma vez especifica em que tive aquela vontade mm de me vingar a sério xd

    Contando a historia assim mt rápido(axo que já ta contei xd)
    Fila da cantina, à grande latosa duas pessoas passa-me à frente pegando nos pratos e fazendo-me esperar + meia hora para que a comida tive.s pronta again..
    Já tinha a minha sobremesa no tabuleiro e enquanto esperava um espertinho(com o qual eu nunca tinha falado) aproveitou que eu tava distraída e roubou.. ora os meus neuróticos já tavam passados ainda s passaram mais - não almocei nesse dia.
    Dias depois tava ele numa mesa a comer com a sua namorada, e eu queria-me certificar que ficava também sem comer, como eu tinha ficado à custa dele.. fiz alto esquema e despejei um copo inteiro de agua por cima da sua tão apetitosa refeição - foi giro depois disto ele virou-se todo machão pa mim e as empregadas ainda me defenderam e a namorada só se ria xD

    soube bem ehhehehe +.+

    de resto mais nd xD

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que uma vingançazita sabe sempre lindamente xD, desde que estudemos primeiro a situação, e nos assegurarmos de que não somos prejudicados

    É essa a diferença entre uma vingança bem pensada e uma vingança por instinto, "de cabeça quente", essas normalmente resultam mal.. Já as bem pensadas costumam ser sempre um trabalho bem feito =P

    ResponderExcluir
  4. Eu por acaso assumo sempre que sou vingativa. q.b. só não o escrevo nas redes sociais, porque normalmente passo a parte do "descreve-te", deixo isso sempre em branco xD sim, sou vingativa, mas não sou má pessoa, nem amargurada, nem infeliz. a maior parte dos meus planos de vingança são apenas mentais (e quem já nunca se imaginou a matar alguem?), raramente passam para a acção. mas sim, acho que somos todos um pouco vingativos, e se não fossemos, não nos levariam a sério o suficiente, achariam que podiam continuar a pisar-nos que não faziamos nada. por isso sim, também é um mecanismo de auto-defesa que é inofensivo e pode funcionar bem, se for moderado ;)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. nao sou vingativa ms ja me vinguei a pedido de um amigo...e fui a ídola do povo durante um mes...lol
    estou prestes a cometer outra vingança ms como dizes, tudo em autodefesa....nao costumo ser rancorosa. só se me ferirem mesmo e não é facil pk levo tudo na boa.

    ResponderExcluir
  6. Ora bem, eu queria dizer era que não saio do salto! LOL

    Como eu ando.

    ResponderExcluir
  7. BSL
    LOL sim já vi o post em questão. sua mázinha xD e realmente não estava a perceber o que querias dizer com sair do post xD
    Cruz
    Yup, tinhas me contado há uns tempos xD. mas isso é uma vingancinha simpática xD
    João
    Seu maléfico!
    fartei me de rir com o teu comment xD
    Claudjinha
    Se for moderado tudo funciona bem.
    eu nas redes sociais ponho sempre umas frases doidas xD.
    AI vinganças mentais não contam que essas toda a gente faz xD.
    B
    LOL conheço o feeling xD.
    infelizmente não sou nada rancoroso. a sério até me irrito comigo mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Por acaso não sou uma pessoa vingativa, so ás vezes (poucas vezes) é que não resisto a "pagar na mesma moeda" XD
    Bom, em relação ao tema, então se a outra pessoa nos fez mal e por fazermos o mesmo somos maus (pior que ela não somos de certeza XD)? não, so estamos a dar-lhe uma lição de vida :P faze-la sentir o mesmo que nos fez sentir (pode ser que a pessoa entenda e não volte a faze-lo :P ahah), isto falando em vingançazinhas mais softs. Agora uma vingança mais grave, por muito que a pessoa mereça, acho que não é necessária. Tudo depende da situação. ;)

    Uma vingançazinha justa quase sempre sabe bem ahahah :D

    ResponderExcluir
  9. Andreia
    xD é tudo uma questão de perspectiva.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...