terça-feira, junho 19, 2012

Sobreviver ao Verão no Algarve

O verão chegou.
E, como todos os anos, já começou a bela romaria de turistas cá para o Algarve, todos em filinha indiana prontos a levar para casa a fatia do “sonho Algarvio”, a par de uns souvenires pirosos e uma data de fotografias tiradas na rotunda das minhocas, no Inatel ou nalgum dos bares da rua da oura, com a bela da caipirinha na mão.
E acabam por se publicitar as férias no Algarve como a ideia de aproveitar tudo o que a terra tem para oferecer, o bom tempo e relaxar na semana e meia de férias que conseguiu desencantar em pleno Agosto.
Afinal, é isso que faz sentido… certo?

…Pois, nem por isso.
Parece que para além de todos os novos géneros trendy de turismo que andam a aparecer - o ecoturismo, o turismo rural, etc, etc - temos no Algarve um outre pelos Algarves temos o lontraturismo, em que chegada a hora da verdade, naqueles dias de tórrido calor, em vez de andarem pela praia, a visitar a serra de Monchique, ou a… sei lá nadar no slide and splash, as pessoas preferem encafuar-se num supermercado a reclamar que a promoção das minis e do camarão não está bem explicada.


É qualquer coisa doentia que não deixa de ser deliciosa de observar por nós – os locais, relegados a segundo plano nesta odisseia das férias de Verão – visto que chegados a Agosto, não bastando termos que praticamente lutar por um lugar ao sol – ou á sombra – numa qualquer praia das redondezas, arriscamo-nos a ser engolidos por entre as multidões que não contentes com os centros comerciais de casa, querem vir ver os da região, mexer em tudo, reclamar dos preços, comprar o mais barato, e esperar que dure o mesmo que o mais caro.

Como se não bastasse, para juntar à festa, há sempre aquele nicho de pessoas sempre com o belo do comentário simpático "Ah e tal, em Lisboa isto, no Porto aquilo, no cu de Judas aqueloutro", sempre com aquele ar de superioridade, todos muito chiques e snobs, independentemente de se vivem numa barraca ou num palácio lá na santa terrinha.
Vêm para cá como se mandassem no pedaço, prontos a reclamar de tudo e mais alguma coisa, porque obviamente, o Algarve é uma terrinha, cheia de gente burra e não formada, à disposição de bandos de pessoas mal formadas tão aptas a partilhar espaços públicos como eu a pilotar uma aeronave.

 E a melhor maneira de sobreviver a isto tudo.... é sorrir.
Não me perguntem porquê, funciona. as madames e as enxaquecas, o senhor Hernani e o menino Duarte, a senhora que perdeu a mala e pensa que nós a metemos ao bolso tornam-se ligeiramente mais suportáveis, a praia não parece tanto uma lata de sardinhas, e curiosamente as pessoas antipáticas sentem-se mal se lhes responderem a tudo com um sorriso - e há melhor que dar azia a um qualquer trombudo?

Não me interpretem mal, não tenho nada como os turistas – nem sou nada de regionalismos – só contra os mal educados, que nem são tão poucos quanto isso.
Sem falar que já enjoa um bocadinho levar com os posts sobre o “verão no Algarve“, fruto de semana e meia de férias dos queridos blogueiros turistas, em que pensam conhecer o litoral Algarvio como a palma da mão, embora não deixem de o resumir como hotel, caipirinhas e restaurantes/tasquinhas típicas, enquanto reclamam das pessoas rudes que povoam o algarve, esquecendo que metade das pessoas que os incomodam são turistas mal educados que não sabem ser turistas.
Ah, a magia do verão.

E vocês?
Já alguma vez vieram para o Algarve?
Turistas mal educados, apanham-nos muitas vezes?
Como lidam com as criaturas?

PS: Acho que ando a ver demasiado Murder she wrote, não se nota?

8 comentários:

  1. Eu nunca fui passar férias ao Algarve, mas já lá estive duas vezes em Albufeira. Visitei a praia da Falésia e achei mesmo muito bonita :)
    Só há uma coisa que me incomoda um bocadinho nos turistas: as lembranças horríveis que eles escolhem.
    Primeiro eles não escolhem coisas úteis, segundo eles nunca escolhem objectos típicos da região e terceiro de certeza que as coisas que eles levam vão para o lixo ainda não fez um ano que cá estiveram...para que é que alguém quer a miniatura de um galo de Barcelos?
    Mas olha eu gozo, mas já fui assim...eu comprei 5 porta chaves da Torre Eiffel quando fui a Paris :S

    ResponderExcluir
  2. Eu fui passar férias ao Algarve três vezes. Duas vezes em Portimão e outra vez em Albufeira. Confesso que não me cruzei com nenhum mal educado, mas não gosto da confusão. Mas as praias e o bom tempo compensam :) (desde que não seja todos os anos)

    ResponderExcluir
  3. Bom... vivi 3 anos no Algarve. Trabalhava em Vilamoura. E DETESTAVA no Verão ter de apanhar a maior fila de trânsito para poder trabalhar. E ter de estacionar quase em Faro, basicamente. No inverno quase não se via ninguém na rua. Em Agosto era para morrer. Tenho saudades de muita coisa, mas não dos turistas!

    ResponderExcluir
  4. Já fui passar féria para o algarve... em Portimão.
    O hotel era excelente... mas a simpatia das pessoas lá hospedadas era nenhuma. Passava eu : "Bom dia!" Eles: "..." . a uma certa altura, fosse com que idioma fosse, ninguém me respondia! Mas pronto. de resto adoro o algarve! :D

    ResponderExcluir
  5. Não gosto do Algarve, sinto-me estrangeira no meu país.
    Turistas e afins...isso dá pano para mangas.Podia fazer aqui uma dissertação, mas opto por tratar como gostava de ser tratada.
    Se me destratam, com muita calma consigo contornar a coisa (tios e pseudo tios, betinhos e afins não são fáceis....)

    ResponderExcluir
  6. looool vivi em faro o ano passado e sei bem o que é isso. ah meio de Agosto fugi para o meu belo e pacifico Alentejo ... Sem turistas sem confusões só planícies e paz :)

    ResponderExcluir
  7. Em 23 anos de vida, este será, provavelmente, o primeiro ano em que não vou passar férias ao Algarve... A minha mãe é daí, e a minha costela algarvia é muito grande, pelo que apesar do "mau" turismo que às vezes existe, eu adoro o Algarve. O problema é que as pessoas, em geral, só querem saber das praias e centros comerciais, esquecendo-se que o Algarve é muito mais que isso.
    Sim, quando vou no Verão para o Algarve, também passo a maior parte do tempo na praia, tal e qual os outros turistas... Mas adoro e sou incapaz, por exemplo, de dizer "1€ por um café?! Em Lisboa...". Para já porque nas praias de Lisboa os preços praticados são os mesmos; depois, porque se escolhi aquela terra, aquela praia, para ser o meu destino de férias, eu já sabia como é que as coisas são... E não sou assim tão estúpida para escolher uma coisa que à partida não gostaria ;)

    ResponderExcluir
  8. super fã do algarve! ja tive desde Portimão até ao Monte Gordo ;) tenho saudd do Algarve com poucos shoppings e com Alisupers..mas pronto, assim o pessoal é distribuido! so p dizer q curto as giffs!

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...