A maior parte das pessoas dá a esta palavra uma conotação negativa, e somos ensinados a pensar que só as pessoas más é que são capazes de sentir isso... pois bem acho isso uma grande treta.
Eu tenho inveja de vez em quando e não tenho uma pontinha de vergonha de o admitir. acho que se for na quantidade certa a inveja é como tudo o resto... inofensiva.
acho que até acaba por ser uma peça basilar das interacções pessoais e da vida de toda a gente... de uma maneira retorcida ... passo a explicar (teoria inventada por moi xD):
Uma pessoa tem inveja de uma outra pessoa, então acaba por se esforçar para alcançar aquilo que inveja na outra pessoa, contribuindo para a sua melhoria pessoal, e extinguindo a inveja depois de obter o que invejava.Claro que me estou a referir à inveja inofensiva e não àquela inveja que por ser tão forte leva as pessoas a fazerem coisas não tão agradáveis para conseguirem o que querem...
Tenho inveja por exemplo daqueles modelos das publicidades dos perfumes e produtos masculinos, todos com proporções hercúleas... claro que sei que não vou ficar instantaneamente assim, e não tenho pachorra pra me meter num ginásio e ficar como eles, por isso de vez em quando quando vejo um anúncio da Ralph Lauren não me privo de dizer pra quem quiser ouvir que aqueles abdominais em 6pack são OBVIAMENTE produto de photoshop (é uma inveja saudável, não quero que os jovenzinhos sejam atropelados por autocarros em chamas nem nada do género...)... ou quando vejo alguém passar com um Iphone ou um Ipod touch (sim eu sei, super materialista, mas q sa f*** não disse que a inveja é completamente anti materialista xD) dá-me uma pontinha de inveja, mas é uma coisinha leve assim tipo "Duss e o meu ipod idiota avariou " que acaba por passar quase instantaneamente mal o dito cujo desaparece do meu raio de visão.
Eh pah e acho que toda a gente tem destas invejinhas de vez em quando, não me venham cá com histórias e puritanismos, e vão desde a comum inveja pq o A B ou C (meus amigos de longa data, pelo menos aqui no Blog xD) comprou isto ou aquilo, passando por A B ou C terem sido promovidos no trabalho ou terem bons resultados nos estudos, ou passando por A B ou C namorarem com X Y ou Z (as minhas novas amigas de citações no blog xD), não acho mesmo possível que haja alguém que não tenha sentido o sussurro daquele monstrinho adorável de olhos verdes... estamos programados para isso, está escrito no nosso código genético.
O principal problema é que há quem dê demasiada importância a sentir inveja e menospreze a importância de se conseguir alcançar de forma "saudável"o que se inveja.
E não este post não é dedicado a ninguém, como aliás já é costume xD.
E vós meus caros leitores? já sentiram inveja? (claro que já) já foram invejados? como é que lidam com qualquer dessas situações? Concordam com a minha (brilhante... or NOT) teoria? Vá comentem que eu não mordo (agora como tá demasiado na moda os vampiros não quero cair no cliché de andar ás dentadas xD)
[A ouvir : Let The flames Begin- Paramore ]
[Humor : Filosófico]
Concordo contigo sim :)
ResponderExcluirDa.me um ataqe de loucura sempre que estou a passar a passadeira e vejo que o carro que parou para eu atravessar (obvio qe nao ligo ao condutor) É O CARRO DOS MEUS SONHOS..
A inveja nao murmura ao meu ouvido, não sussurra, não segreda, NÃO fala baixinho, ela BERRA!!
LOOL cliche? ahah god..
Penso tantas vezes neste assunto lol se sou má pessoa por invejar certas coisas/pessoas.
ResponderExcluirPassando às minha principais invejas (sou bue invejosa eu xD):
1. invejo as pessoas cultas e intelectualmente deliciosas, posso até nem me esforçar muito para melhorar a minha cultura, mas os peixes batem-me no que toca a tempo de memória retida. Eles ainda se recordam 2 segunds depois.
2. invejo todos os bailarinos/dançarinos/ginastas do mundo que me arrepiam quand os vejo actuar, porque esse é o mundo ao qual gostava de pertencer
Estas são as principais e ainda tinha algumas importantes, mas como já referi, a minha memória é de uma qualidade surpreendente. É do tipo "já não sei qual é o prog que estou a ver porque foi para o intervalo" *.* boa, right? ahaha
Beijo, ricardô
Storyteller, claro que concordas, porque eu sou um génio das teorias xD.
ResponderExcluirTens uma inveja menos discreta xD.
(claro que sim, cliche xD)
Cass, LOL toma centrum prá memória xD e não não és uma pessoa horrivel. és uma pessoa normal xD.
agora sou eu que digo: casas comigo? xD
ResponderExcluirconcordo com absolutamente TUDO o que escreves aqui. as pessoas tendem a conotar a inveja como algo mau, e não tem de ser assim necessariamente. também sou a primeira a admitir que tenho inveja de algo ou alguém, daquela inofensiva. nem diria inveja, diria admiração. tipo "wow, o teu blog tem 60 comentários em todos os posts, até fico com inveja", mas é daquela inofensivazinha.
já invejei e invejei muito, mas lá está, daquela que não faz mal a ninguém, só nos faz querer ser melhores. não sei se alguma vez fui ou sou invejada, mas às vezes duvido que sim,não porque me ache "a maior", mas porque normalmente sentes os efeitos das invejas más (desta vez, inveja MÁ) dos outros, como falarem mal de ti nas costas, etc etc...
pronto, era isto.
bom post mais uma vez!
Claudjinha Tá bem, temos que combinar então o sítio do casamento xD e ver quem é que convidamos para pôr música e assim xD.
ResponderExcluirEu não tenho muitas papas na lingua e acho um cinismo enorme de muito boa gente q fica toda escandalizada quando eu digo "Duss... que inveja daquele cromo!" xD compreendo essa coisa das invejas más, acho que muita gente não se sabe controlar nesses aspectos e acaba por deixar transparecer a invejinha de uma maneira pouco saudavel xD.
E nunca me tinha dado ao trabalho de contar os comments xD.
;)
Tenho inveja de gente que consegue viajar a vários lugares do mundo u.u
ResponderExcluirchou
ResponderExcluirrsrs! Eu as vezes também invejo gente viajada ;P