quarta-feira, junho 30, 2010

Como as coisas mudam...

Ainda me lembro quando há uns valentes anos fizemos uma festinha de despedida na minha escola primária, um dia antes de começarem as férias grandes de verão. eu devia ter prai 7 anos se nao me engano, e curiosamente a coisa que me ficou mais marcada na cabeça foi a fita ENORME que eu fiz porque não queria sair da escola.
Eu sei Silly me xD.
a minha professora de educação musical - por acaso acho que foi a única professora primaria de quem eu nunca gostei efectivamente, lembro me que se chamava Leonor, era gorducha, usava óculos e era invulgarmente fria para a profissão - num raro momento de ternura ajoelhou-se ao pé de mi e perguntou-me o que se passava.
Eu no meio de imeeensos soluços lá lhe expliquei que não queria ir embora da escola.
Ela deu um sorrisinho e disse "Oh meu amor, para o ano há mais! não fiques assim".
E eu lembro me perfeitamente de enxugar o ranho com o braço e ainda a fungar perguntar meio reticente "...prometes?"
Não me lembro das dancinhas pirosas que muito provavelmente houveram. não me lembro dos doces, lembro-me só da minha angustia dilacerante xD.
Sei que passados os tres meses a escola continuou efectivamente lá. mas sei que andei anos e anos a odiar as férias de verão.

Só há uns aninhos é que percebi o porquê deste ódio. As minhas férias de verão eram geralmente passadas nas casas das minhas avós, em pontas opostas do país (uma mora perto de Amarante no norte, e a outra mora perto de Aljustrel no alentejo) e por muito que gostasse de lá estar (nem ponho isso em causa). nunca via os meus coleguinhas de escola. ficava exilado socialmente, e como criancinha pegajosa e sentimentalona que era isso custava-me imenso, porque queria estar com os meus amiguinhos e acabava numa terra onde conhecia uma mão cheia de pessoas.
okay e também era porque adorava a escola. ainda me lembro que ainda faltava um mês para as aulas começarem e eu já queria ter a mochila feita xD.
Quando entrei na pré adolescência (13/14 anos) ainda mais aumentou o meu ódio pelo verão, porque o meu Verão que consistia ficar trancado em casa (já não era só nas casas das minhas avós) a trabalhar para a engorda (no verão ganhava sempre uns dois ou três quilos... okay exagero, mas ficava sempre mais gordo) com a ocasional ida á praia com os meus pais que trabalhavam os dois mesmo no verão, por isso não havia cá grandes family times xD.
Acho que só +- a partir do secundário é que não sentia aquele ódio de morte ao verão, já me sabia bem aquele descanso da escola e já ia vendo mais os amigos e passando menos tempo com a família (embora as saídas á noite só tenham vindo séculos depois xD), Mas aquele drama todo do verão ser uma grande bodega acabou por se esvair aem fumaça.
E agora com quase 21 anos só peço para a porra das férias chegarem. já não aguento mais aulas entediantes em tempo de praia. Estou a entrar num overload tão grande que já não consigo pensar em nada e a minha vontade de marrar é tão grande quanto a que tenho de ter um filho pelo sovaco.
Mesmo sabendo que grande parte dos meus amigos vai estar ocupado com os trabalhos sazonais -quiçá eu também, a ver se me chamam de algum sítio né? - e que não vai ser como aqueles Verões em que não se fazia nenhum e se podia aproveitar cada momento de desocupação ao máximo, sempre não tenho que empilhar montes de matéria e ficar trancado numa sala de aulas bafientas com alguém com idade para ser meu progenitor e uma frustração pessoal maior que tudo em cima. (okay pronto não são todos os profs universitários que são uns frustrados, mas a maioria é xD)

Como as coisas mudam... né? xD
[a ouvir:
Okay, digam o que quiserem mas esta é pra mim das melhores covers desta música que já ouvi até hoje. genial.aconselho vivamente a ouvir até ao fim. Herbie Hancock you did it again.]
[Humor: Nostálgico]

5 comentários:

  1. Ohhh... Eu sempre fui uma criança ansiosa pelas férias mas bem vistas as coisas acontecia-me exactamente o mesmo e nunca estava com os amigos ! E curiosamente não é que agora continuo a choramingar por férias ? xD

    ' a minha vontade de marrar é tão grande quanto a que tenho de ter um filho pelo sovaco '

    E mais nadaaaa !!

    Beijinho *

    ResponderExcluir
  2. Percebo-te perfeitamente. Identifico-me com o texto pois nos tempos da primária adorava ir para a escola, e no verão não via os amigos. No Básico era praticamente a mesma coisa. No Secundário a vida melhorou sem duvida. Basicamente fomos começando a aproveitar melhor aquele tempo que se chama férias, e hoje não se quer outra coisa. E AI DE QUEM MAS TIRE!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. que saudades das férias de Verão! É que elas teimam em não chegar... eu já ando a contar os dias e parece que eles não querem passar. E o pior é que depois os dias das férias passam a correr.

    ResponderExcluir
  4. Eu também nuncca gostei das férias e um mês em antes das aulas começarem já tinha visto e revisto todos os livros.

    A música é fantástica. Adoro.

    ResponderExcluir
  5. Shell Maria da aparição!
    Sua degenerada! querias férias???
    xD. Bem pelo menos tens um comportamento constante xD sempre a ansiar por férias xD.
    Queres marrar por mim? xD
    Chá com tremoços
    acho que a "nossa" geração era assim estudiosa xD.
    Sim sim, mal de quem tente tirar me as minhas fériazinhas pah!
    O meu Reflexo
    Ai como eu te compreendo... xD daqui a nada já acabou (e nem começou ainda)
    Vera... ou preferes Loira?
    Ainda me lembro da emoção que era abrir os livrinhos. agora é só vontade de queimar as sebentas xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...