sábado, junho 19, 2010

Quer ser santo? Morra meu caro, morra

Okay adoro a capacidade de hipocrisia da humanidade, a sério é delicioso ver como alguem morre e subitamente é beatificado aos olhos do mundo.
____________________________________________________________
Ora vejamos o exemplo mais recente:
Morreu o senhor José Saramago, Nobel da Literatura (basicamente só por isso é que é conhecido mas pronto isto dava todo um post que não é o que quero) e então todas as televisões bombardeiam-nos com isso de manhã á noite.
Não me venham com tretas.
Daquelas 9057321 pessoasque são entrevistadas pelas camaras e dão as suas "mais sentidas" condolencias á familia pela perda do grande homem que ele era... Provavelmente não conheciam de lado nenhum sem ser das entrevistas dele na TV e dos livros que leram dele....

A literatura ficou mais pobre?
Meh... okay ficou embora (e peço desculpa aos mais sensiveis) uma das primeiras coisas que me passaram pela cabeça logo mal soube a noticia tenha sido "Graças ao Senhor ele não escreveu mais nenhum calhamaço enfadonho e com total ausencia de pontuação antes de fazer a passagem" claro que primeiro pensei "Oh coitadinho, morreu"...
Agora eu e muito provavelmente quase toda a gente do mundo (mesmo que digam veemente que não) vão continuar as suas vidinhas como se nada fosse... porque efectivamente o que aconteceu foi só um escritor ter morrido, e isso não vai alterar o universo de ninguem em particular a não ser da sua família. esses sim vão sentir a falta dele e saberão se ele era ou não uma boa pessoa...
Era um autor polémico, mas nem por sombras o era por acidente. das entrevistas todas que já vi dele o senhor pareceu me tudo menos burro. quando chocava num livro era porque queria... não por ter um feitio "especial" (era cá dos meus neste aspecto xD)
Não gosto nem nunca gostei do "estilo" dele, que para mim foi e vai sempre ser um emaranhado de adjectivação em excesso e pontuação em falta (andamos nós anos e anos a levar nas orelhas de muito boas professoras e professores para pontuarmos como deve ser ,e que "as virgulas são nossas amigas", para depois algures no nosso percurso académico nos obrigarem a ler livros completamente maçudos em que a única pontuação existente são umas virgulazinhas perdidas nas imensidades de palavras e uns pontos finais a acabar as frases), não é agora que ele morreu que vou dizer que adoro... e não vou ler mais livros dele por isso. admito que no que fazia era muito bom, mas o que fazia não me agradava.
______________________________________________________________
Findo o exemplo:

Quando alguém morre subitamente toda a gente gosta muito dessa pessoa.
Porque será isso?
Já vivi isso na pele quando familiares meus morreram, e algumas pessoas que nem os conheciam de lado nenhum virem me dizer que eram muito boas pessoas e blablabla... e apeteceu me desatar á batatada com essa gente toda.
É que acho uma tremenda falta de carácter... quer dizer será para preservar a imagem da pessoa? bem acho que isso não devia ser bem assim, se exageramos uma pessoa em excesso adulteramos a sua verdadeira imagem... digo eu xD.
se calhar eu tenho em falta o gene da compaixão para com os que já cá não estão, sabem aquele gene que nos impede de falar mal dos mortos? Ehr... se era uma má pessoa em vida e eu falava mal dela na altura... depois da morte não vai mudar nada.
Quando uma pessoa morre subitamente é lembrada pelos vizinhos e há uma certa empatia com a família... mesmo que em vida se dessem todos mal, e se perguntarem alguma coisa sobre o falecido é jorros de elogios vindos de todos os lados... o que é um nadinha irritante.
Talvez seja só eu, que me irrito facilmente...

E vocês o que acham disto? acham bem darmos o desconto só porque a pessoa já cá não está? gostavam muito do Senhor Saramago?

[A ouvir :Caleidoscópio -Maria Gadú]

[Humor:
Feliz
]

8 comentários:

  1. É habito fazerem isso quando morre alguém.
    Acho que o caso mais recente para além de Saramago foi o Michael Jackson, passou de besta a bestial em segundos... a ceifeira tem destas coisas!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que quando soube da noticia fiquei espantada..não estava nada à espera. Mas não me afectou em nada o resto dia, nem os dias seguintes.

    O que eu não gosto é ver mil e uma pessoas que o criticaram por causa de todas as suas obras (principalmente a de Caim que meteu a igreja ao barulho) e na hora da sua morte dizerem que era um homem expectacular e tudo isso. Não faz muito sentido..

    Tudo bem que as obras eram maçudas e tinham falta de pontuação, mas cada escritor tem a sua própria maneira de se destacar neste mundo de artistas. Há que ser diferente. Demorei a ler algumas das obras dele mas achei-as bastante boas, com mensagens muito fortes e que nos deixam a pensar.

    *

    ResponderExcluir
  3. Daqui a 3 dias param as "santidades", isso é assim mesmo xD

    ResponderExcluir
  4. Miss Murder
    Por acaso também me lembrei da romaria que foi quando morreu o MJ... montanhas de gente a dizer que adorava a música dele quando na vida pré morte dele não ouviam nada dele... pralem de automaticamente lhe terem sido esquecidas todas as polémicas (sendo ou não verdade, não sei nem quero saber)

    Sofia
    Por acaso nao me espantei muito por causa do estado de saude dele... Isso é tudo uma cambada. Olha o Caim deu polémica mas o "evangelho segundo jesus cristo" deu ainda mais xD
    Todas as obras têm uma mensagem mas não necessariamente uma mensagem profunda... o memorial do convento não tinha assim uma grande mensagem para alem da mensagem implícita "mata te depois de me leres" xD

    Chou
    Esperemos bem que sim... se não pararem a culpa é sua xD

    ResponderExcluir
  5. omg! eu acho exactamente o mesmo! eu já comentei várias vezes com os meus colegas essa situação de andarmos anos na escola a saber escrever português e a termos piores notas por nos esquecer-mos de um vírgula, e ele decide não as por e recebe prémios, que exemplo é que isto nos dá? :P

    ResponderExcluir
  6. Já tinha escrito sobre isso aquando da morte do Michael Jackson o ano passado. É verdade. n só com as pessoas "famosas", qualquer pessoa quando morre de repente era a melhor pessoa do mundo.
    Quanto ao Saramago, tenho pena apenas porque adorava as obras dele. e adoro :)

    ResponderExcluir
  7. É verdade que se faz isso quando morre alguém. Ms já morreram imensas pessoas que eu penso "hum, coitado. olha, é a vida". Do Saramago gostava mesmo mesmo mesmo mesmo. E já tinha manifestado isso várias vezes com o senhor em vida (não a ele, claro :P)

    ResponderExcluir
  8. Jo
    Acho só um bocadito injusto isso que referiste xD. Mas não tiro o mérito ao senhor.

    Claudjinha
    Eh pah é com toda a gente, e isso é meio frustrante. eu pessoalmente não apreciava, mas se gostássemos todos do azul, o que seria do amarelo? xD

    cat
    Eu geralmente penso assim, neste caso não tinha nada contra o senhor, mas também não tinha nada particularmente a favor, tive pena mas prontes xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...