quinta-feira, novembro 18, 2010

A "Men’s Health"


Como tenho muitas leitoras, sempre lhes mostro como se processa o mundo da revistagem masculina no geral, e de uma revista no particular. Os leitores podem sempre dizer se concordam ou não.

O universo de revistas femininas é vastíssimo.
E nem consigo enumerar todos os tipos de assuntos que abordam, vai das decorações às fofocas, passando pelas de maquilhagem e nunca acabando…
Até deixo um desafio aqui de me catalogarem todos os tipos de revistas femininas.
I dare you.
Já as revistas masculinas dividem-se em quatro grandes subtipos.
  • As revistas de mamas –Let’s face it. Nenhum dos senhores que entra na papelaria e compra a Playboy, ou a Hustler, ou aFHM está interessado em saber que a menina da capa com umas belas copas D está a estudar para ser veterinária e que a sua cor preferida é o púrpura da índia. Quando compramos revistas dessas é pra ver mamas.
  • As Revistas de carros – é tipo uma espécie de tortura. Abre-se a revista e quanto mais se folheia maiores são os preços. E depois é só paneleirices, tipo carros com assentos que fazem massagens tailandesas e com um telescópio incorporado no tubo de escape. Coisas que nunca hão-de ser utilizadas mas que são extremamente dispendiosas.
  • As Revistas de Desporto - a.k.a. de Futebol. Porque em Portugal é mais Futebol e outros desportos. Tipo uma paginazinha prós outros e o resto é pró Futebol. ok, ok, também há revistas de outros desportos, just kiddin.
  • As Revistas de Geeks – Nunca vi uma mulher a comprar a Exame informática, mas devem existir… mas é como os homens que compram a Cosmopolitan, que os há, há mas eu nunca vi. Deste grupo fazem parte as de informática e as de gadgets, estas ultima são um tédio porque nunca se tem dinheiro pra comprar nem o gadget mais barato nas paginazinhas da porra da revista.

E depois há a Men ‘s Health(MH).

A MH é um híbrido muito complexo. É uma mistura de “revista de gaja” e “revista de mamas” com uma pitada de “catálogo de compras” e outra de “revista culinária”.
Acho que comprei um ou dois exemplares… mas fiquei-me mais pelas revistas de mamas. A MH sempre me despertou arrepios desconfortáveis.
O meu pai comprou umas quantas edições da mesma (e eu estive a dar uma vista de olhos antes de vir escrever o artigo) e sempre que faço viagens e passo por uma estação de serviço, lá está uma men’s Health algures no mar de revistas á disposição.

Basicamente isto é um esqueleto da capa de uma MH, sou um artista poh (eu pus nºs e quadradinhos coloridos para serem mais facilmente identificadas as secções, caso não consigam ler bem os nºs):

  1. O bronco Musculado - seria de esperar que todas as revistas masculinas tivessem gajas ou carros nas capas né? Nããããão, a MH tem homens. E não são uns homens quaisquer. São homens que parecem saídos de um ginásio… ou de um desfile de modelos. Só este ponto é logo um corta interesse enorme. Honestamente. E querem fazer-nos passar por idiotas e acreditar que aquilo é só esforço, não há ali sequer um photoshopzinho... yeah Right, e eu sou a Rainha Isabel II
  2. O apelo à fé (em vermelho) – “Ganhe músculo rapidamente”, “Fique em forma em 9 dias”, “tenha um corpo de meter inveja” ou ainda o ultra cliché “fique como o modelo da capa em 15 dias”…. Basicamente são listas de exercícios. Exercícios tipo… flexões e abdominais, e supinos e dorsais e não sei mais o quê… coisas que o leitor sabe que ajudam a manter a forma… mas que nunca chegam para ficar sequer com 10% da imagem do bronco musculado na capa. Para se ficar em forma é preciso mais que uns abdominais em frente ao sofá quando se repara na barriguinha da cerveja.
  3. Dietas (em azul) – A Men’s Health tem imensas vezes artigos de dietas. After all o Health tá ali não é so de enfeite. Adoro quando muitos jovens se armam em machistas, e dizem que “dietas são coisas de gaja”, e depois é vê-los quais marias madalenas a tentar preparar a receita de salada de frango com mozzarella de búfala que vem na página 73 a dizer que faz bem aos músculos deltóides (claramente em estado dormente naquela altura, mas quem sabe depois da salada talvez cresçam miraculosamente)
  4. Mariquices (em verde) – sim, muitas coisas que não interessam a ninguém… como saber que se pode aplicar botox á prostata… ou que os SMS funcionam como bom anti-tabaco…
  5. Ir á cueca (em amarelo) – não, não estou a falar da blogueira Rosa cueca, é mesmo um apelo ao “amiguinho” (é tão sinistro chamar amiguinho ao senhor pene, mas pronto) é o ÚNICO sitio na capa onde aparece um elemento do sexo feminino. E geralmente é numa foto minúscula e numa pose muito badalhoca, acompanhada de um belo “Tenha sexo escaldante” ou “faça-a ter orgasmos múltiplos” ou o meu personal favourite que saiu mesmo numa das revistas que tenho á minha frente “SEXO: UMA MULHER DIFERENTE TODAS AS NOITES!” okay, se precisamos de instruções para fazer o treco-lareco, é porque alguma coisa está a correr mal... digo eu xD
E por dentro a revista não desenvolve muito mais do que os pontos acima descritos. Só tem mais uma secção que raramente é publicitada na capa. A secção das compras. Ele é produtos de beleza masculinos, roupa, carros, gadgets, e por aí alem. Acho que deve ficar mal por numa revista deste calibre que promente… ai promete músculos de aço sem uma ida ao ginásio, por algures na capa a secção de compras. Pouco… masculino.

Uma coisa que também há muito nesta revista é a tentativa de descodificação feminina. Os sinais que elas mandam e o que querem dizer, como abordar certos assuntos e como perceber o que ela está a pensar. Curiosamente as revistas femininas fazem exactamente o contrário… e pelo que vi nenhuma delas consegue acertar muito… acho que fomos feitos pra isto, os homens entendem tanto as mulheres como as mulheres entendem os homens.

Para finalizar dizem que a faixa etária que compra a MH é maioritariamente entre os 40 e os 50 anos, e que são maioritariamente empresários ou pessoas com trabalhos maioritariamente de escritório… ou seja, juntamos a crise da meia-idade que todo o homem acaba por ter com a frustração de um trabalho extremamente empírico e temos o nicho de mercado mais repleto de crédulos da população masculina. (isto sem contar com todos os adolescentes mirradecos que querem ficar jeitosos como o outro do “crepúsculo” pras mocinhas andarem todas atrás deles e seguem estas dietas e exercícios como autenticas bíblias.)

O que têm a dizer do assunto?
Comentem! (e subscrevam)

AAAAH e Já agora, tirei aqueles share buttons do fim dos posts e meti uma barrinha de likes, se gostarem mesmo laikem! xD

[A ouvir: Do it Like a Dude - Jessie J]
[Humor: venenoso ]

7 comentários:

  1. A única revista de gajos que já comrei foi a FHM e porque tinha piada, apesar de eu passar um bocado à frente a parte das "mamas".
    E já comprei a exame informática...
    Pronto foi o meu momento confissão do dia.

    ResponderExcluir
  2. Curiosamente pensava que era uma revista Gay. Afinal é mesmo de gajos...

    ResponderExcluir
  3. FHM, é a unica que conhecia (até vir para Inglaterra), e fazia tal e qual a Rosa cueca.... e aqui, nunca tive curiosidade, mas por causa deste post, amanhã é dia!! ;)

    Desfolhava até chegar à parte do gargalhar, coisa que numa revista feminina, (não se encontra, quer dizer, a revista Maria já me fez soltar muita e boa gargalhada) e ficava-me por ai!!!

    Cheguei a questionar o marido, se realmente era coisas de gajos, aquilo que lá se encontrava mas ele sempre me disse não se identificar em quase nada com as mesmas.

    Raio da revista Maria já me fez soltar mesmo muita gargalhada, mesmo muitaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com a Vera:achava que era uma revista para gays,a sério que achava.
    Afinal de contas não passa da versão masculina da cosmopolitan: falam muito e não dizem nada.

    ResponderExcluir
  5. Cueca
    txéééé já nem me lembrava de ter lido a tua confissão da geekyness algures no teu blog xD. A FHM era engraçada de inicio... depois pralem d fazerem artigos cada vez mais idiotas começaram a meter trambolhos... perdeu a piada. e os gajos compram maioritariamente pelas mamas minha cara. desengana-te xD
    Vera
    devia meter um slogan. "Bla bla Blog, há um ano a informar os Portugueses" xD ou então não xD.
    Os gays também são gajos. gajos que gostam de outros gajos, mas gajos.
    Ana
    O meu pai de vez em quando comprava uma ou outra que eu não conhecia. pra consumo próprio comprei a FHM e uma ou outra vez a GQ. a MH sempre me meteu arrepios xD.
    A Revista Maria rulla. deviam fazer uma revista "António" pros hommes xD.
    InÊs
    nem te culpo nadica. com aquelas capas é um bocadinho enganador xD.
    É Basicamente isso. uma cosmo com barba xD.

    ResponderExcluir
  6. hahaha aqui no brasil é a mesma diagramação. E com as revistas femininas também. Mas sabe o que é interessante? Algumas revistas vem "emagreça 3 quilos em 1 semana" e junto vem uma pequena revista com receitas xD assim não dá pra emagrecer né? xD

    ResponderExcluir
  7. Ana
    rs depende das dietas xD. mas talvez seja possivel... se não comer nada até emagrece mais xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...