segunda-feira, novembro 22, 2010

O efeito Câmara

Ando há uma semana com isto entalado na cabeça, só porque me faltava a fagulha que acendesse a labareda de palavras.
E hoje depois de ver os ídolos, enquanto escrevia a minha review (*), ganhei uma data de fagulhas.
Bem, eu nunca achei graça nenhuma a reality TV.
Admito que sou capaz de ter visto um ou dois assim muito por alto (excluindo claro o 1º Big Brother. Esse toda a gente quase viu) mas nada de por aí alem.
E continuo a pensar – como já disse há uns bons meses (faz amanhã um ano) aqui - que a maioria da reality TV é trash TV (nada contra quem vê. Cada um faz o que lhe der mais gozo, é como comer caracóis. Pode ser muito bom, mas tal coisa não entra na minha boca. Só a ideia dá-me “gómitos e tanturas”).
O principal motivo pelo qual não vejo é mesmo o motivo do post.

É assim, vamos dar um exemplo.

Eu agora inscrevia-me nos ídolos, mandava a smszinha (aliás eu mandei, mas não fui porque tava a trabalhar e não tava pra perder um dia de ordenado para ficar a secar numa fila interminável para no fim nem chegar ás galas talvez. Eu tenho noção da realidade) ia aos castings todos, sempre a passar em frente e chegava às galas.
Depois chegado à primeira gala, os apresentadores perguntavam-me
Ah Ricardo, então e agora se fosses tu a sair? Estás nervoso com a possibilidade?
A resposta que eu daria seria algo como:
Ia ficar mal. Deu-me imenso trabalho chegar até aqui, e estou atrás dum sonho, por isso é claro que estou nervosoe depois apelava descaradamente ao voto.
Mas a resposta que eles dão todos, é algo do género:

Oh, eu sei que é um concurso, e podemos sair todos, mas o que importa é a experiência fantástica, e os amigos que fiz pra vida e saio daqui muito mais rico(a) musicalmente”.
Ah, e acompanhem a isto o sorriso bonzinho amarelo que eles desencantam todos nesta altura



Oh.
Ok.
Então passamos por meses de castings (sim isto os castings começam em Julho e as galas começam em Outubro basicamente) para… fazemos amigos e aprendermos música? Apresento-vos o facebook e o livro de “como tocar guitarra para totós” pelos vistos o resultados seriam os mesmos.

Voltando ao tema da reality TV, as pessoas entram nesses concursos por apenas dois motivos.
Dinheiro e fama.
E pelo amor da santa, não me venham dizer que o Zé Maria queria enriquecer a sua experiencia social de vida. Que não foi para o BB com a ideia de ganhar o dinheiro (que já deve ter torrado todo nos seus imensos meltdowns ao longo dos anos). Ou que agora estes marmanjos da casa dos Segredos (só sei que há um António porque a Claudjinha falou disso lá no blog dela senão não sabia o nome de ninguém) vão para lá travar amizades?
Então porque é que quando estão nesses programas as pessoas tem a necessidade de mostrar que é tudo uma amizade incrível que se dão muito bem uns com os outros, e que não querem saber do prémio?

A isso se chama o efeito câmara.

Os nossos conterrâneos Brasileiros têm uma expressão que eu adoro completamente que é “ficar bem no rolo” e é basicamente nisso que se resume o efeito câmara.

As câmaras não são só objectos tecnológicos que nos permitem imortalizar momentos inesquecíveis em fotos e vídeos.
Uma câmara é um objecto místico com poder de controlo mental, que não deixa ninguém imune.
Em frente a uma câmara de TV parece que toda a gente tem uma espécie de intimação para ser o mais… politicamente correcto possível, uma versão mais boazinha de si próprio.
Como se isso promovesse melhor a imagem… quer dizer realmente promove melhor, mas nem sempre é verdade.
Nem toda a gente tem o bom perder que mostra nos programas, e muitas amizades 4ever feitas nos mesmos duram no máximo uns mesinhos e depois as pessoas afastam-se. (quantos de vocês apostam comigo que os candidatos da edição anterior dos idolos não se falam na sua maioria?)

Demorei uns anos a perceber o porquê, mas toda a gente tem a necessidade de mostrar alguma coisa á frente duma câmara, e curiosamente acho que varia um bocadinho consoante a câmara, mas o fundamento é o mesmo.
Creio que no entanto, quase toda a gente o faz inconscientemente.
Uns mostram irreverência, outros mostram inocência, outros limitam-se a mostrar felicidade, cada um faz o papel de comerciante que monta a sua montra na lente da câmara… e vende o que mais lhes convêm.

O exemplo mais banal disso é o das fotos de família.
Acho que toda a gente tem uma foto de família pelo menos.
Se não tiverem, shame on yoooou xD.
O que acontece nessas fotos é que toda a gente tem que parecer feliz.
Tenho uma praqui algures no PC duma viagem que fiz com os meus pais. Nesse dia tivemos uma discussão horrível, mas depois passadas umas horas, alguém se lembrou de tirar uma foto… e lá estamos nós todos sorridentes.
Quem não sabe de nada pensa que estamos todos muito felizes e contentes.

Agora a parte da teoria.
O efeito câmara existe pela necessidade e auto-preservação da imagem de cada um, e pela necessidade que temos em mostrar uma imagem pessoal que nos agrade aos outros. À frente de uma máquina fotográfica mostramos o que queremos que vejam. À frente de uma câmara de vídeo mostramos o que achamos mais correcto segundo os padrões de comportamento (nos vídeos de família, toda a gente fica subitamente bem educada no momento em que a câmara está a filmar. Mal se desliga quem diz palavrões volta a lembrar-se deles magicamente.)

E vocês?
Quantos casalinhos com problemas conhecem vocês que tem as fotos mais amorosas possível espalhadas pelas redes sociais?
Quantas pessoas frustradas conhecem vocês que gostam de se mostrar super confiantes atrás de uma câmara para afastar fantasmas do passado?
Quantas vezes vão sair à noite, e vêm tipo duas moças que se odeiam a tirar fotos e a fazer vídeos abraçadas como se fossem as melhores amigas?
Porque é que acham que eles fazem isso? Acreditam na teoria do efeito câmara, ou têm outra explicação/teoria?
Já vivenciaram o efeito câmara?
Experimentam os mesmos efeitos referidos?
E já observaram o mesmo vivido por outras pessoas?
Irrita-vos? (a mim nem me incomoda)

(*)é verdade, agora faço reviews de TV… quer dizer é só aos ídolos por enquanto, mas está a ser uma experiencia giríssima, se quiserem ir vendo, vão aqui

[A ouvir: A wish for something More – Amy MacDonald]
[Humor: Inspirado]

6 comentários:

  1. O problema é que o efeito camera está mesmo em tudo na vida, mesmo quando não tiramos fotos ou filmamos algo. O problema é que há pessoas que querem passar esse efeito câmera mesmo aos olhso dos outros, mas afinal não é nada daquilo.

    Ok, nem eu percebi o que escrevi.

    ResponderExcluir
  2. Anouc
    ui ui xD super potente ;P
    Loira
    Andamos a fazer competições de confusão. xD. mas eu percebi o que quiseste dizer... há muitas pessoas que vivem das aparências.... mas isso não é bem o efeito câmara, isso é simples dissimulação.

    ResponderExcluir
  3. Básicamente passa pela imagem que queremos que os outros tenham de nós, penso eu...
    Que temos amizades imensas, que a familia é a maior, que é tudo girissimo, lindissimo, sei la´!
    Eu como familia, tenho imensas fotos, claro, mas nem todas de famila feliz, muitas de familia doida, mesmo muitas e por exemplo no FB muita pessoa comenta minhas fotos pela doideira e raramente encontrarás fotos lá nossas como familia de 'modelo'.

    Dai o efeito camara, não fazer muito sentido para mim até porque por exemplo sou moça para ver reality shows, sou... e, vejo porque a minha paixão sempre foi a mente humana e nestes concursos existe uma componente extraordinária em que o ambiente em que se encontra é moldado e de situações extremas.
    (Sempre me considerei uma voyerista, sempre tive esta 'pancada' de observar comportamentos humanos... e tentar decifrá-los)

    ResponderExcluir
  4. ai Ricardo Ricardo, devias ir para psicologia xD

    obrigada pelo linkzito ali pro meu blog =P

    o efeito câmara é super óbvio!! lol. vou abordar esse aspecto na minha tese de mestrado.

    olha, só um reparo:

    "O efeito câmara existe pela necessidade e auto-preservação da imagem de cada um, e pela necessidade que temos em mostrar uma imagem pessoal que nos agrade aos outros. Atrás de uma máquina fotográfica mostramos o que queremos que vejam. Atrás de uma câmara de vídeo mostramos o que achamos mais correcto segundo os padrões de comportamento"

    neste caso seria "à frente da câmara" e não atrás, né? =P

    beijinhosss

    ResponderExcluir
  5. Ana
    é mais ou menos isso, mas de uma maneira mais complexa digo eu xD.Mas a base é mesmo essa. e isso não deixa de me irritar um bocadinho... a tua familia deve ser divertida xD.
    Os reality shows para mim tem de ser uma coisa mesmo muito bem feita, tipo um que existe que é meio reality show meio concurso, em que grupos de duas pessoas competem a fazer uma viagem por varios locais do mundo, não me lembro do nome mas era muito giro isso, e era menos fake que maioria dos RS.
    és como eu xD também gosto de observar. mas prefiro as pessoas que me rodeiam mesmo. aprende-se imenso.
    Claudjinha
    LOL não és a primeira pessoa a dizer me isso xD.
    vais abordar isso na tese? ai ca fixe *.*
    Por acaso tive o trabalho de corrigir todo o texto para ficar em frente da câmara, mas na definição pus mal como sempre xD. vou corrigir, obrigado pelo reparo. :P

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...