quinta-feira, agosto 23, 2012

Ricardo's Time Machine XVI - Especial regresso às aulas

Já começaram as campanhas de regresso às aulas, mesmo estando nós em pleno mês de Agosto, e para celebrar a volta da time machine, resolvi fazer uma viagem aos nosso tempos de escolinha.
Em vez de falar só de uma coisa, vou falar de vários itens que fizeram parte da vida escolar dos nossos "mini eus":

Tabuada do ratinho
Quem é que não se lembra deste mítico livrinho?
Haviam à venda em qualquer papelaria ou supermercado, e custavam 200 escudos - 1 euro -, se não estou em erro (já faz tanto tempo)
Tinham todas as tabuadas, que na altura deviam ser o pesadelo da criançada, uma cábula com a numeração romana (que muito jeito me deu na altura, e me dava agora para as rúbricas), E um conjunto de páginas dedicado à conversão de centavos em escudos (moedas já não existentes).

Na altura de implementação do Euro, foram re-editadas, e eventualmente deixaram de ser fabricadas, há coisa de uns 2 ou 3 anos.

"O nosso Amiguinho"
 A revista infantil das crianças dos 90's.
Todos os meses recebíamos na sala de aula um pacote enoooorme de revistas, que eram prontamente distribuidas por todos os alunos, e que nos punham imediatamente agarrados às suas páginas coloridas.
Tinha diversas secções, uma dos passatempos - Oh, a loucura que era montar os puzzles de cartolina, e fazer os recortes, daqueles bonequinhos de cartão, que se transformavam em brinquedos super interessantes - "artigos" informativos, e pequenas histórias que ensinavam sempre lições de moral.
Havia também uma secção com contos bíblicos, da qual muito honestamente não me consigo lembrar, e a secção do ambiente, em que nos ensinavam a reciclar e todas aquelas coisas amorosas que nós, pequenas esponjas, absorvíamos avidamente.
Não me sobrou um único exemplar para contar a história, por mais cuidado que tivesse a guardá-los em caixas para livros algures na despensa.
Pirilampo Mágico
O pirilampo mágico é a mascote de uma campanha solidária, que contribui para a CERCI, que trata de crianças com deficiências mentais e problemas económicos.
Ora, por cada pirilampo comprado x dinheiro ia para a instituição, e uma das melhores maneiras de conseguir apoiantes, era ir às escolas primárias.
Não faziam nada de especial, tinham uma fitinha colada à base e só serviam para enfeitar o tablier do carro, o que não me impedia de impingir um pirilampo a cada pessoa da família, só porque ia ajudar. Não faço ideia de se os 200 escudos por pirilampo ajudaram efetivamente alguma coisa, mas por falta de contribuição destas partes não foi.
Eventualmente, a campanha foi perdendo popularidade, e deixou de se ouvir falar nos pirilampos mágicos algures entre 2005 e 2008.
O Leite escolar
Ora, sobre isto não há grande coisa a dizer... quer dizer, era leite com chocolate que davam na escola.
Só me lembro de ter havido uma campanha pelas escolas primárias nacionais para escolher a ilustração que ficaria nos pacotes de leite.
E não foi a minha, que era muito mais linda bonita e maravilhástica!

Vá, digam de vossa justiça:
Quem é que teve uma tabuada do ratinho?
E daqueles lápis com a tabuada impressa?
E quem leu o nosso amiguinho?
Lembram-se de todos os itens aqui?
Que outros itens marcaram a vossa "escolinha"?
Ainda têm os vossos antigos livros escolares? (eu tenho)
Partilhem na comment box, e se gostaram do post, dêm-lhe um like!

7 comentários:

  1. Lembro-me de tudo isto de que falas e ainda tenho os meus livros e cadernos da escola primária, porque considero que foi uma época mágica. Acho que nunca conseguirei livrar-me deles. :)

    ResponderExcluir
  2. LEMBRO-ME DE TUDO O QUE FALASTE! A MINHA MÃE TINHA DE ME COMPRAR UMA TABUADA NOVA TODOS OS ANOS, NO OUTRO DIA ANDAVA EU NO CONTINENTE À PROCURA DE UMAS CANETAS E DE UM DOSSIER QUANDO REPAREI NUMA TABUADA DO RATINHA, NÃO RESISTI E TIVE TIVE DE MOSTRAR À MINHA MÃE!!!

    EU TENHO GUARDADOS TODOS OS MEUS LIVROS E CADERNOS DESDE A PRIMARIA ATÉ AO SECUNDÁRIO, E TAMBÉM TENHO AS REVISTAS O NOSSO AMIGUINHO, EU RECEBIA-AS EM CASA TODOS OS MESES

    ResponderExcluir
  3. Na minha escola não havia nada disso de distribuirem os O Nosso Amiguinho! Eu recebi durante anos, mas saíam do bolso da minha mãe -_-" e tenho-os todos, algures na garagem dentro de um caixote muahahah

    ResponderExcluir
  4. Sendo um bocadinho mais nova, tenho ainda assim o prazer de dizer que me lembro de todas estas coisas que povoaram a minha infância :')
    Mas devo dizer-te que os pirilampos mágicos não desapareceram! As campanhas continuam bem activas e eu continuo a comprar o meu anualmente :)

    ResponderExcluir
  5. ...tirando essa revista da qual nunca ouvi falar lembro-me dos restantes e aliás o pirilampo mágico acho que ainda se vende pelas minhas bandas...mas para mim o melhor item dos meus tempos da primária é sem dúvida as fotos escolares com aquelas roupas pirosas que a minha mãe teimava que eu vestisse, as fotos com a mana (sempre com roupas a condizer), aquelas com o livro de matemática nos braços ou todas aquelas com as turmas da sala...=P

    ResponderExcluir
  6. Oh ^^ o leite com chocolate era tão bom :D e claro, também tinha a tabuada do ratinho... acho que ainda ali está numa das gavetas :)

    ResponderExcluir
  7. Lembro-me de tudo isto, e ainda dos meus cadernos de duas linhas para escrever direitinho e das míticas baguetes (Não, não era pão. Era lenha chique que dava para partir em rodelas) que usávamos para acender o fogão no Inverno. *-*

    Bons tempos.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...