quinta-feira, agosto 30, 2012

A moda na blogosfera

Eu já falei deste assunto com imensos amigo em conversas, mas acho que nunca o cheguei a abordar efectivamente aqui no blog -I'm so totally smart.
Hoje o assunto voltou à baila pela milionésima vez, e pronto cá vim eu pedir opiniões



Para vos contextualizar vamos lá abrir o assunto:
Eu estou na blogosfera desde 2007 (como se pode facilmente ver no meu perfil público), e quando cá entrei, a blogosfera – Portuguesa, que foi a única que explorei – era um recantozinho meio esquecido, quase totó, onde só iam os que tinham paciência de escrever qualquer coisa sem esperar nada em troca.
A Pipoca mais doce era só mais uma blogueira, do arrumadinho nem cheiro, e por todo o lado havia blogues estilo diário (mas no verdadeiro sentido da palavra, tipo: "hoje comi um iogurte de ananás e caiu-me mal". O drama, O horror, boo ooh).

Eventualmente as coisas começaram a mexer.
A Internet já estava ao dispor de toda a gente, e sejamos realistas, ouvir falar de TPMs e namoros só rende até certo ponto.

O número de assuntos abordados cresceu quase tão exponencialmente como o número de blogues a serem criados. E quando nada o fazia prever- há coisa de 2 anos aproximadamente -, deu-se o boom da blogomoda na blogosfera Lusa.
As antigas meninas (e meninos) dos diários virtuais, aperceberam-se que aquilo já era e abriram na sua maioria blogues de moda, e atualmente 5 em cada dez blogs criados por cá são de moda e derivados.

Não sendo eu grande expert em modismos – talvez por achar que o universo das tendências é demasiado volátil para eu perder tempo a segui-lo – comecei a achar estranho subitamente tanta gente se ter interessado pelo mesmo assunto do nada.
Lendo 4/5 seguidos, começamos a reparar nas pequenas semelhanças.
Promovem-se as mesmas marcas, falam-se das mesmas lojas, das mesmas cores e dos mesmos assuntos, numa fatia considerável desses blogs.
Ao invés de se criarem tendências, repetem-nas indefinidamente.

E aqui começa o debate.

Quem de vocezes tem um blog de moda? manifestai-vos!

Até que ponto contribuem estes blogs para o consumismo dos leitores?

O que acham que leva a uma tão grande afluência dos bloggers para esta área?
Pessoalmente, pendo para os patrocínios.
As lojas e marcas gostam de exposição, então “patrocinam quem queira divulgar”, e há muito quem goste de borlas descaradas.

Acham que a moda em si beneficia da existência – e do foco de interesse trazida – dos blogs da especialidade?

Vá, manifestem-se,Comentai e essas coisas todas, que estou aqui à espera.

PS: Como já devem ter entendido eu não costumo responder aos comentários nos posts, mas hoje abro uma excepção e vou responder a todos os comentários neste post, - até porque tive que cortar mais de metade do que tinha escrito por estar a dar uma opinião pessoal, quando o que quero é que vocês me digam as vossas .

14 comentários:

  1. Ora aqui está um tema que tem "pano para mangas". Eu acho que a moda em geral não beneficia em nada com estes posts, mas as marcas sim. As bloggers falam sobre o tema porque as marcas lhes dão coisas. Eu não vejo mal nenhum em elas aceitarem os produtos, testarem-nos e falarem sobre eles, mas acho ridículo que falem sempre MUITO bem de produtos que várias pessoas já experimentaram e não gostaram. Como recebem esses produtos, sentem-se obrigadas a falar maravilhas sobre eles, mas na verdade, deviam dar a sua verdadeira opinião e ajudar os seus seguidores nas escolhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim, eu sei mais ou menos como funcionam essas ofertas. Aqui há uns tempos recebi um e-mail a oferecer-me um produto que eu não queria nada, e mais um para sortear entre os leitores, e em troca eu teria que fazer um post sobre o produto. obviamente recusei e nem cheguei a dizer nada á mulherzica porque... enfim não ia de acordo com o que eu achava correto. Não acho errado recebrem as ofertas... mas vamos ser honestos, a partyglasses não tem assim uns oculos tãão giros quanto isso e é só ver isso em todo o blog "fashion". Quanto à moda em si, fico um bocado na corda bamba, sem saber mesmo o que achar.

      Excluir
  2. Eu acho que o que faz com que 90% dos blogues de moda sejam repetitivos, é o facto dos seus autores não estarem muito dentro do assunto. Entendem de moda q.b., mas não o suficiente para serem inovadores ou ensinarem algo de útil, mas como atrai seguidores facilmente, optam por serem mais um no meio de tantos outros.
    Ao todo só devo seguir dois ou três blogues de moda, que considero bastante interessantes e informativos. Gosto especialmente quando a pessoa não se limita apenas ao tema da moda, tendo por isso um blogue da sua vida, um blogue pessoal. Esses eu tenho todo o prazer em ler, embora só sinta necessidade de os visitar quando preciso de comprar algo e quero ver algumas sugestões. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que muitas vezes o entendimento na matéria vem pelas revistas que folheiam e pelo que vêm os outros usar. muitos daqueles blogs com 500 seguidores e 3 meses de existência só estão assim pelos giveaways. acho que ajuda imenso a marca a ser propagada, mas não tenho a certeza de se isso enriquece os blogs num geral.
      Sim, quando um blog fica preso sempre no mesmo tema, sendo moda, desporto ou crochê, sei lá, fica um tédio completo.

      Excluir
  3. O meu blogue de moda não tem nada xD
    Mas vê-se um blogue de moda, tem piada... vê-se outro, é engraçado... ao terceiro, é cansativo.
    Não acho muita piada aos blogues em que os posts diários são única e exclusivamente "My Today's Look" (também não entendo porque é que o título é sempre em inglês, acho que é por ser mais fashion), e metem-se a descrever todas as peças de roupa que têm vestidas, qual a marca e quanto custou.
    Pessoalmente, não acho piada, mas cada um sabe de si e segue o que quiser na internet xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai não me fazes dos looks do dia que isso é daquelas coisas que me dão a volta à mioleira. Um ou dois aqui e ali é como o outro, mas sei lá 5 dias por semana, chega a ser tortura.
      Eu conheci quem usasse a roupa uns dias tirasse fotos pro blog e devolvesse, like that.

      Excluir
  4. o meu blog n é de moda. falo das minhas aventuras aqui nos states. tou sp à cata de blogs parecidos com o meu, tipo, de emigrantes.. lol mas raios! os blogs de moda sao tt q os outros ficam inundados :s já fiz 2 giveaways, claro, estrategia de marketing e tb pq os produtos q escolhi sao comprados por mim, com carinho, americanos... acho q tem sentido! os blogues de moda podem ser aborrecidos, eu como leitora, n m importo c os giveaways das lojas,confesso!...mas depois a verdd.. s o blog começa a ficar seca, desligo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já lá dei um olhinho por acaso xD.
      Isso de giveaways é como o outro, eu só participo mesmo se gostar muuuuito do prémio.
      Principalmente porque há sempre a regra de se ter que seguir o blog em questão, e eu não gostar de seguir blogs só porque sim.
      Eu não sei, mas acho que pelo menos na grande parcela de bloggers actuais, estes blogs servem mais para mostrar roupas e acessórios do que para explorar efectivamente a vertente moda. again, eu não sou entendido na matéria, se calhar estou redondamente enganado.

      Excluir
  5. Não tenho blogue de moda, e não sigo blogues de moda.
    Portanto sou demodé...

    ResponderExcluir
  6. detesto blogs de moda! E já que se fala em assuntos de blogs aproveito também para detestar aqueles em que as pessoas tem um bebé e mudam totalmente o assunto do blog só para dizerem quantas vezes mudaram a fralda ao fedelho e de cor era a merda -.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai sim, os baby blog são qualquer coisa de... coiso xD.

      Excluir
  7. Esta tendência de blogs de moda (e não só) virarem livro também deve ajudar nos números. De qualquer forma, grande parte são apenas tentativas e nada trazem de novo.

    Eu estou como a "Miss Sweet Child", blog de moda é cansativo.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...