quinta-feira, setembro 27, 2012

Campónios modernos

Estava a dar na SIC uma reportagem sobre as mudanças da vida dos portugueses nos últimos 20 anos.
Aparentemente agora o povo Português está a regressar ao campo e a deixar as cidades.
É ver as tias todas muito apologistas de uma vida mais "verde".
E viva os passarinhos, e a hortelã num canteiro no quintal, e a vizinha arminda que cria galinhas, e os passarinhos a cantar, e o sol a brilhar, e o ar puro nos pulmões e as àrvorezinhas, e as vaquinhas, cabrinhas e coisas assim supé rurais.
Agora com a crise ainda temos mais um rol de desculpas para essa migração. os jovens vão porque recebem incentivos, as famílias vão porque o stress da cidade é desgastante, e porque as casas são mais baratas, e muitas pessoas vão par apoderem cultivar os próprios legumes na sua própria horta, e aproveitar e fazer uma sopinha caseira no verdadeiro sentido da expressão.
Numa frase?
Deus me livre.
Cada vez que vou à aldeia da minha avó, Acabo quase sempre a morrer de tédio.
Não que odeie aquilo - que não odeio - mas aquela calmaria - que é muito boa, terapêutica e relaxante para mais de meio mundo - para mim é uma tortura.
Talvez por ter vivido numa cidade a minha vida toda (e sim, eu tenho noção que Albufeira não é uma cidade convencional) nunca me passe pela cabeça ir passar a viver no dito campo.
Podia incorrer aqui em milhões de argumentos, mas o principal é que detesto o tédio do campo.
Sempre que vou a uma aldeia, sou confrontado com 3 alternativas para passar o serão.
Ou o passo em casa, a ver TV, de volta da lareira,
ou vou a um dos mil cafézinhos superpovoados e a cheirar a tabaco e com 30 pessoas a gritar ao mesmo tempo que há em todas a esquinas,
ou vou para o parque da aldeia, sentar-me num banco conversar e congelar até à morte.
É como se houvesse um fuso horário diferente, às 11 da noite, o campo "desliga-se".
As pessoas não andam na rua. Não se ouvem conversas, não se ouvem os carros, (banda sonora da de qualquer cidade), não se ouvem carros de polícia ou ambulâncias. só se ouvem os grilos. e muitas vezes nem isso. dà a sensação que o mundo acabou lá fora e alguém se esqueceu de nos dizer.
Talvez daqui a uns anos olhe para isto, e me ria, quando nalgum universo paralelo viver numa quinta algures no Norte rural e cultivar as minhas próprias couves, mas por enquanto, vida no campo, thanks, but no thanks.

E vocês?
São mais virados para a cidade ou para o campo?
Considerariam ir viver para o campo?
Sim, não? 
Deixem as respostas na comment box, que eu vou ali cavar umas batatas.

8 comentários:

  1. A minha opinião é igual à tua... Tal e qual! Ir à terrinha é uma verdadeira tortura, e cada vez vou lá menos. Também sou menina da cidade. A única coisa que gosto de lá é a comida, porque realmente tem um sabor diferente... beijocas

    ResponderExcluir
  2. Nasci no campo mas sou citadina.
    Sou caseira mas adoro andar na rua onde ninguém me conhece, ir a um shopping,ser livre.

    ResponderExcluir
  3. Eu vivi sempre no campo, na aldeia. E gosto muito desta paz e deste sossego. Cada vez que vou a uma cidade grande fico toda baralhada. Não gosto de confusão de barulho. Gosto do privilegio de ter nascido no campo!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou rapariga da cidade, mas já fui obrigada a viver no meio da montanha por razões profissionais. É um tédio!! Pode ser muito bom durante, digamos, 1 dia. Sentes a calma, não há confusão, mas depois é BORING!!

    ResponderExcluir
  5. Campo. Vivo no campo. Adoro o campo. Amo esta porra toda. Mas assim de coração. Tirem-me daqui e eu morro.

    ResponderExcluir
  6. Não vivo propriamente numa grande cidade, mas campo com vaquinhas e afins não é para mim... Gosto da agitação da cidade, dos ruídos da cidade e daquela coisa de ninguém conhece ninguém e ninguém se mete na vida de ninguém...

    ResponderExcluir
  7. Epah... eu moro no campo.... e adoro!!! A agitação das grandes cidades mata-me XD

    ResponderExcluir
  8. Cresci e vivi numa cidade normal e pequena. Vivi 2 anos no campo e um ano em faro. O bom é que consigo sempre adptar me , quer seja no campo ou na cidade sinto me bem. Gosto dos dois sitios , acho que é bom para manter o equilibrio :)

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...