segunda-feira, novembro 29, 2010

Abanai o Rabiosque, vendei uns cdzicos...Mai Gode, meti a Ana Malhoa num post.

Comecemos este post com uma lição de história musical.
A indústria da musica foi revolucionada quando , por volta de 1960, nasceram os videoclips.
a partir desse momento foi possível associar imagens às musicas, sob a forma de vídeo.
Nos anos oitenta, com o nascimento da MTV, o seu enaltecer foi evidente, e a importância do videoclip foi reforçada, qualquer musica que interessasse tinha que ter um videoclip que prendesse a retina.
Nos anos 000 (é só para ser bem claro que foi mais a partir de 2000) nasceu graças aos videoclips um novo fenómeno musical.

Antes de começar a explicar qual, deixem me dizer, viva a emancipação da mulher, e viva a liberdade pessoal de cada um. Como liberalista que sou é para o lado que durmo melhor.
Mas não sou cego, e sei perfeitamente que elas existem cada vez em maior quantidade... e falar mal não mata ninguem. pelo contrário xD

Estou a falar das SlutBands.

Nas slutbands o que interessa referir não é propriamente a música.
A música até nem é nada de muito terrivelmente mau em vários casos, até se ouve bem.
E eu tenho umas quantas músicas de slutbands.
O que importa referir é a maneira como elas vendem o peixe (neste caso a música)

Vou tentar explicar isto de maneira resumida:

O Objectivo pretendido: Uma girlsband de raparigas jeitosas que mostrem a imagem de uma mulher sexy e provocativa, mas sempre com classe e com algum estilo.

O resultado obtido: Uma Girlsband de raparigas jeitosas que mostram. Mostram muito. E que se abanam extremamente bem. E que conseguem transformar o “atirei o pau ao gato” num sub produto porno (afinal até tem “pau” na letra… e berros.).

Não acreditam? Vejam o exemplo maravilhoso que eu descobri há uns mesitos:


Estive indeciso entre usar este video para este post ou para outro que comecei também hoje, mas aqui acho que fica melhor.

Muito honestamente, se o vídeo tivesse mais um minuto, acho que acabávamos a ver as meninas nuas, numa luta lésbica numa piscina cheia de gelatina. Ou a espalhar chocolate umas nas outras… ou qualquer coisa do género xD.

  • Os números fazem a força: São sempre entre 3 a 6 gaijas. Nunca menos que isso. Acho que é pelo efeito manada, em que se olharmos para elas todas no conjunto parecem muito giras, mas se formos ver uma a uma, nem são nada de especial. Um bom exemplo disto foram as falecidas (sim porque já romperam) Pusses… ou o seu nome original Pussycat Dolls, que vou usar como principal exemplo por ser deste género a banda que mais segui. Aquilo começaram umas 15, passaram pra 6 depois para 5 e depois lá foram elas. Uma jovena sozinha seminua a cantar, ou duas chega a ser demasiado deprimente para vender (óh pra Ana Malhoa aqui por exemplo - - this is just sad xD ).
  • O patinho feio: A melhor técnica que uma pessoa pode exercer para parecer mais bonita é ter alguém feio ao pé. Nas slutbands isto acontece sempre. Há sempre uma desgraçada que não deve grandes dotes à beleza, e então entra nos vídeos um bocadinho como enaltecimento das camaradas
  • Pouco tecido: Estamos em tempos de crise pah! Para quê gastar o dinheiro em roupa quando podemos gastá-lo em… extensões, unhas falsas da Hello Kitte, Mamas falsas e PURPURIIIINAAAAS (nas slutbands elas são pegas. Não estou a falar de pegas como em vaquinhas. Estou a falar em pegas que têm uma tara qualquer por coisas brilhantes)? Vá agora a sério. A partir do minuto 2 do vídeo acima, eu deixei de prestar atenção à música. Por mais banais que fossem as mocelitas do vídeo. After all, a lingerie ajuda a distrair dos vocais.
  • Muito rebolation: Quanto mais se abanarem nos vídeos melhor. Olhem por exemplo Buttons das pusses. Eu gosto munto do vídeo, e da musica… não sei quando desse muito se deve à dança da cadeira. Mas tem o seu peso.
  • Sentimentalismo QB: é assim que nascem as baladinhas pop mais lamechas. As slutbands têm que vender para lá dos vídeos badalhocos, e mulher não vai comprar um cd de outras mulheres a dizer que se roçaram aqui e ali e que se sentem sexy. Então pegam, a dada altura da carreira e fazem a bela da baladinha a dizer que os homens são todos uns trastes, e que o namorado lhes pôs os palitos. Ou as musicas a apelar para uma irmandade do mulherio, em que não precisam dos homens pra nada (I don’t need a Man das pusses por exemplo)
  • As Sluts são moçoilas de família: por mais porcalhotas que queiram mostrar-se nos vídeos, nas entrevistas estas mocitas são todas muito recatadas e discretas, muito sensíveis e até tímidas. Nunca me encaixou bem essa ideia mas pronto, elas lá sabem
No fim acontece sempre sempre sempre o mesmo.
A Slutband vai á vida, porque uma das participantes quer ir fazer uma carreira a solo, e caga pró grupo.
Como as outras a vêm ir a solo, fazem o mesmo, e da slutband acabam por sobrar apenas as recordações.
Mas a tristeza não dura muito, porque mal uma slutband desaparece, outra materializa-se no seu lugar, parece o ciclo reprodutório das bactérias ou assim.
Longe vai o tempo das Girlsbands que duravam mais de 3 anos, sem separações ao meio, e que mesmo não tendo grandes vocais, não alçavam a perna para mostrar o grelo e vender mais uns quantos álbuns.
R.I.P spice girls xD.
É pena que se ande a perder cada vez mais a ideia de sexy. ás vezes nem precisam de mostrar nada para serem sexy... mas pronto.
(Uau e tive o post quase todo sem usar a palavra mamas. acho que me traumatizaram com o movimento da loira e da Polo Norte xD)

Nota (só apra previnir possiveis desentendimentos) : Não condeno nenhuma mulher por mostrar o corpo, se se sentirem bem com isso não há nenhum problema, mas faz-me confusão usar o corpo para divulgar o trabalho... faz-me confusão elas objectificarem-se por ser mais fácil vender a musiqueta. e por mais que me digam argumentos, vai sempre fazer-me confusão.


E vocês?
quais são os exemplos que conhecem mais de slutbands?
No mundo artístico qual é o equivalente masculino? Eu acho que são aqueles actores que só arranjam papeis em que estão mais de 80% do tempo sem camisa, só para mostrar o corpitxo, e disfarçar a bronquidão da representação.
Acham que é neste exibicionismo evidente que está o verdadeiro caminho para o reconhecimento (já há muito tempo feito por muitos homens) do valor da mulher?
O que acham do fenómeno?
Acham que estas bandas têm potencial para durarem muito tempo?
depois de velhas o que é que elas mostram (LOL)?
Comentai!

[A ouvir: Bad Day - Daniel Powter]
[Humor: Friorento]

7 comentários:

  1. Eu sempre achei que havia daddy issues nessas meninas.

    O mais perto, e que me irrita solenemente, no género masculino são os Il Divo.
    Ódio. Nem precisam mostrar muito nos vídeos, a motivação e intenção são semelhantes q.b.

    ResponderExcluir
  2. Olha. Adoro o Tom Waits. Não é uma banda (é muito mais...) mas...

    Não tenho nada contra pessoas bonitas. Na música estou-me nas tintas. Mais: até desconfio da música que venda pela imgaem...

    ResponderExcluir
  3. O problemas de muitas é mostrarem... mostrarem... e cantar nada, dsaí nunca durarem tanto tempo.

    ResponderExcluir
  4. Numa slutband a gaja mais feia é a que canta, e o mesmo se aplica aos homens.
    Por onde começar:Excesso,De'sert (é assim que se escreve??),non-stop, a última girls band que saiu dos morangos cujo nome não me lembro,e por aí adiante.

    ResponderExcluir
  5. Em resposta à comentadora ai de cima.

    há 3 tipos de pessoas
    os que vêm musica
    os que ouvem musica
    e os que sentem a musica

    Os que vêm musica foi os que o ricardo quis enunciar aqui.
    Vejamos o caso de fangirls de x e y banda, melhor dando o exemplo dos famosicimos Tokio Hotel, aquelas raparigas queriam la saber da musica, ouviam porque era fixe era cool e eram diferentes nem se importavam de serem chamadas de malucas infantis.
    Aqui pronto, estas afectam mais os boys, que adooooram ver estes vids, sabe-se lá porque OO.
    Em alguns casos vende sim, volta e meia ve-se ai um todo babado, mas pela cantora e não propiamente pela musica.
    Resumindo o resto, os que ouvem musica, são aqueles que geralmente se focam a um 2 3 max estilos musicais e ouvem sempre aqueles cantores e pouco mais. E aprecisam essa musica.
    E os que sentem a musica, aqueles que são capazes de ler a musica e o seu significado e que ouvem quase qualquer coisa.

    Quanto ao autor dela, ainda onte vi o setp up 3 tinha la um actor desse genero xD
    cumps

    ResponderExcluir
  6. Ainda se estivessemos a falar de gajos :D eheh. [ no fundo, também existem vá... Cada um mais azeiteiro que o vizinho :$ ] * beijinho

    ResponderExcluir
  7. Cueca
    Bota Daddy issues nisso (suponho que também tenham daddy tissues)
    Il Divo irritam me até á medula óssea.
    M.
    Oh pah, tambem há pessoas bonitas que não precisam mostrar a fruta pra vender o cd xD. são poucas mas há.
    Vera
    LOL
    elas mostram os dotes... não são é vocais xD.
    Inês
    Nem sempre. há alguns casos em que a gaja feia é a que canta pior. olha as destiny Childs. mesmo não sendo slutsband a mais feia era a q cantava pior.
    Ai Credo nem me lembrava dos Excesso e das camisolinhas apertadas xD
    Cruz
    Nem me fale em Tókio Hotel que me dá logo um treco xD.
    Mas pronto há mesmo esses 3 tipos de pessoas xD bem observado xD
    Shell
    S eu visse esses vídeos executados por gajos seria... perturbador no mínimo xD.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...