sexta-feira, novembro 26, 2010

SSD/Síndrome da Solteirona Desesperada

Antes de começar a desenvolver o assunto, deixo dois pontos para não ferir susceptibilidades alheias:
  1. Uma mulher solteira não é automaticamente uma solteirona
  2. Não conheço o equivalente masculino da solteirona, não digo que não existe mas ainda não vi nenhum exemplar. Se conhecerem estão super á vontade para me iluminar sobre o assunto na caixa de comentários.
Dito isto vamos lá ao que interessa.
A pressão que a sociedade em geral exerce sobre nós para arranjar alguém o mais rapidamente possível é demais para algumas pessoas, que não contentes em serem encalhadas ou solteiras, evoluem para um novo estágio.
A Solteirona.
A Solteirona - ao contrário do usualmente associado - nem sempre é a típica quarentona viciada no trabalho ou feia demais para atrair atenção ou apenas embrenhada noutras coisas que deixou passar a hipótese de constituir família quando podia e agora está sozinha e infeliz.
Oh não, não é.
As solteironas não tem uma idade especifica, e cada vez se formam mais cedo e de forma mais repentina.
E depois…começa tudo com uma pergunta:

(sendo o “you” ou a humanidade no geral, ou em particular um qualquer jovenzinho disponível pelo qual a solteirona está desesperada e que não lhe passou cartão tempo demais... tinha que partilhar o video xD)
E a partir dessa pergunta a Solteirona ergue-se das cinzas da depressão, do chocolate e dos filmes românticos até às duas da manhã.

E não é nada agradável.

O SSD tem 5 fases:
A fase pré-Solteirona, que para motivos de divulgação científica é sempre bom saberem, para prevenir o SSD nas vossas conhecidas, amigas e familiares.
  • A fase “está tudo Ok” – Depois de um longo período “na seca” a jovem ganha um sorriso enjoado permanente…e passa a ter sempre um tom insinuante de que está tudo mal… mas cada vez que perguntamos se se passa algo recebemos um “está tudo ok” ou “está tudo bem”, um claro pedido de ajuda disfarçado. Depois em casa soltam a Emo interior, e desfazem-se em lágrimas e lamúrias.
E depois fazem a tal pergunta, e tornam-se solteironas, e vêm as outras fases.
  • A fase maneater: Como um toxicodependente ressaca por uma dose, a solteirona ressaca por um par de calças (ou um rabo de saias, isto não faz diferença nenhuma) 24/7. E esta frase aplica-se em TODAS as fases do SSD. Tecnicamente a solteirona não chega a “ter sorte”, o que não a impede de tentar… ponham ênfase no tentar. Numa saída á noite, a solteirona faz de tudo para chamar a atenção. Enchumaços no soutien, dançar em cima da coluna, não levar cuecas, atirar-se a qualquer coisa que se mexa na sala (literalmente), embebedar-se e mostrar-se de bastante acesso… enfim, muito provavelmente acaba com uma “one night stand” e volta à estaca zero, porque o que ela quer é um relacionamento.
  • A fase da amiguinha - muitas jovens com SSD ficam presas a esta fase grande parte da vida. Depois de uma traumática fase Maneater que resulta em tudo menos em arranjar namorado/marido/whatever, A Solteirona contenta-se em ser a amiguinha… dos casais. Vá isto de certeza que já viram. Aquela alminha penada que anda sempre colada a um casal de amigos, obviamente a ser a 3ª roda da bicicleta, que vai com eles ao cinema, e as vezes faz até de motorista do casalinho enquanto eles se comem no banco de trás. E enquanto faz de amiguinha lança o olho gordo ao casalinho. Não tem propriamente inveja porque não gosta do namorado da amiga por aí alem… mas não se importava nada se ele descobrisse que está loucamente apaixonado por ela e desse um pé na bunda à amiga.
  • A Fase do fim de saldos – Nunca viram as pessoas às compras no fim de saldos? Já repararam que muitas vezes só o facto de estarem em saldo é o suficiente para as peças serem vendidas num ápice? Com a solteirona é assim a dada altura. Já estão num desespero tão grande que o que quer que apareça na rede é peixe. Não interessa que o novo namorado o… “Yuri” ainda seja casado lá na Ucrânia, e que a mulher dele tenha desaparecido sem deixar rasto, e que ele tenha cumprido 5 anos preso… desde que esteja com ela é um partidão. (ok isto não acontece só ás solteironas, mas é maioritariamente a elas que sucede). É nestas alturas que as nossas amigas arranjam os piores namorados possíveis, e que qualquer comentário leva a um “TU TENS É INVEJA DE EU ESTAR FELIZ!” e uma big discussão.
  • A fase do desespero total – Depois de se descobrir que o Yuri matou a mulher e fez hambúrgueres dela, e ir preso, a solteirona volta a ficar solteirona. E a partir daí é o descalabro. Vale tudo para não ser solteira (a dada altura é já uma corrida contra o tempo). Desde inventar alguém (oh yeah é uma óptima ideia, não tem namorado/marido/whatever? Faça um á medida. Depois não o pode levar a festas de família ou à rua - excepto dentro do seu cérebro - mas pelo menos não está tão sozinha), a namoros virtuais, passando pela (in)feliz ideia de casar sozinha como fez Chen Wei-Yih fez (para quem quiser ler em PT está aqui a mesma noticia) (uma coisa tão... idiota que nem vou perder tempo a comentar)… e há muitas mais loucuras que a vitima de SSD faz, o que é mais ou menos triste porque está a fazer figurinhas tristes e não o percebe)
A SSD pode curar-se, obviamente, nem é uma coisa muito difícil de fazer.
Mas a cura não está em arranjar um par, por mais perfeito que seja. Já vi muita solteirona comprometida, que tem necessidade de mostrar que desencalhou, que usa o namorado como peça de exibição e como cãozinho de companhia, para poder dizer “AHAH desencalhei bitch
A SSD é uma coisa real, que existe cada vez mais. Previna-se, save as suas familiares e amigas divulgando a mensagem! (isto dava uma boa publicidade)
Uma jovem que eu prevejo que desenvolva um bom SSD vai ser a querida Margarida Menezes, a virgem de Portugal, assim que perceber que em vez de atrair homens com o seu discurso os está a repelir como moscas do vinagre.

E vocês? Conhecem muitas jovens com SSD?
O que acham do assunto?
Qual é a pessoa que acham que é mais provável sofrer de SSD num futuro próximo? a vossa vizinha de baixo, a professora de matemática.... whatever?
Comentai, gentes, comentai, que eu tenho que ir fazer o mesmo ainda hoje a uma data de blogs xD

[A Ouvir: Why Don't You Love Me- Beyoncé]
[Humor: Venenoso]

9 comentários:

  1. Concordo contigo, Ricardo.
    Numa fase inicial, a solteira é-o por opção, ou porque não encontra nada que lhe agrade. No entanto, depois acaba por se tornar um pouco feminista - já que o ser humano fala sempre mal daquilo que sente falta.
    E por mais que toda a gente diga que está bem sozinha (incluindo eu), todos nós gostaríamos de ter uma boa companhia. Depois com o passar da vida criam-se é muitas exigências aliadas a isso, que dificultam o processo de escolha.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer do teu post um consultório da Maria....
    Ricardo:
    Tenho 30 anos, sou solteira.....vou morrer????

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, tu és genial e este foi um dos teus posts que eu gostei mais xD
    olha aqui há uns tempos atrás achava que ia ser uma solteirona porque detestava compromissos mas depois passei da fase meneater para comprometida (a) ahahah...
    sempre tive a ideia de que "tias solteironas" eram qualquer coisa como a Samantha do Sex and The City, mas agora desfizeste essa boa imagem que eu tinha (que era boa!!) para uma imagem de uma pessoa deprimente =P

    lol

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Moreno por existires, eu era gaja para sair daqui com uma depressão se não fosses tu.

    ResponderExcluir
  5. Bem, ainda bem que não me encaixo no padrão solteirona do Ricardo xD eu sou solteira simplesmente pq não encontro uma pessoa que tenha o bom senso de me aturar xD

    ResponderExcluir
  6. E esqueces-te de uma coisa.

    A fase "Maneater" mancha a reputação de muitas delas, que depois até podem vir a ter a sorte de encontrar um tipo decente com quem até poderiam vir a ter uma relação minimamente estável. Mas assim que ele sabe do passado "Maneater" foge logo a sete pés...

    ResponderExcluir
  7. Faz dois anos que me separei e me sinto bem sozinha. Seria bom ter um cara legal, mas não sinto vontade de morar junto com ninguém novamente, duas vezes foram suficiente pra saber que não gosto disso. E não sinto nenhuma sindrome de solteirona, mas estou rodeada de mulheres que estão enlouquecidas atrás de homem. Algo que me assusta...

    E conheço um solteirão desesperado pra casar e ele nem é feio, só busca nos lugares errados... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Ai NET FINALMENTEEEE *.*
    *me apressa-se a ler os comments e responder*
    BSL
    É BSL e isso irrita-me imenso, porque na altura em que desencalham o feminismo vai pelo ralo... o que demonstra o quanto acreditam no que dizem xD.
    É, mas acho que isso não é com toda a gente, algumas pessoas com o passar do tempo ficam menos exigentes... o que não é boa ideia xD
    Inês
    Já chegaste á fase em que falas sozinha? marcas encontros com pessoas que não conheces de lado nenhum? não? então tás fina xD.
    Merrer... merremos todos xD. para todo o caso toma um cházinho por dia e não morres tão cedo.
    Claudjinha
    Aaawn! se os meus amigos lessem isto agora amaldiçoavam-te por me estares a alimentar o ego xD, mas eu só agradeço xD.
    LOL olha ao menos admites jovem é um bom começo, ainda bem que te curaste... se bem que a fase maneater não é propriamente exclusiba das SSD..
    As solteironas são deprimentes. tanto mais que estão sempre á caça de alguém para deixarem de o ser... pq n gostam.
    Loira
    Ainda bem que te sirvo de antidepressivo xD.
    Ana
    Tal como disse no ponto 1, uma mulher solteira não é obrigatoriamente uma solteirona. acho que há muita gente assim no mundo xD.~
    Dexter
    (viste comentar, xD I feel VIP)
    Mas tens toda a razão. tenho uma amiga que ainda é solteirona, e que sempre q arranjava alguem passava automaticamente a santinha, por mais galdéria que tivesse sido até arranjar o par de calças. as solteironas devem ter medo de deixar de ter o partido. é normal pah.
    Dama
    É mais ou menos isso que uita gente pensa. eu tambem estou bem sozinho por enquanto. não ando á procura, se aparecer óptimo, senão, não vou morrer por isso. o SSD é muito comum, quanto mais anos passam mais gente vejo com ele. é mesmo assustador. rs nunca conheci um solteirão - desesperado -ainda... mas não és a 1ª nem a segunda a referir que conhece um xD.

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh,já me sinto muito mais aliviada,sr Ricardo!!
    Eu por acaso bebo chá todos os dias.:))

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...