Ok, verdade seja dita, esta música e este vídeo partem-me todo. Tenho saudades desta Katy pah.
Há uns 30 anos, um homem queria-se canastrão de barba rija e a limpar o rabo com folha de lixa. No entanto, as tendências mudam, e agora já se aceita um homem mais soft, com maior tendência a partilhar os sentimentos. E elas não se queixam se derem umas beijocas a um corpo bem tratado em vez da tradicional barriga de cerveja, e se lhes cheirar a rexona em vez de cavalo mal lavado (digo eu, que isto há gostos para tudos, até há as que os preferem virtuais, né?).
E como que forma de seguir a corrente, acabou por surgir uma tendência, e uma palavra.
Metrossexual é só mais um dos milhentos rótulos que nasceram nos finais século XX, naquela tendência muito normal de tornar uma característica qualquer numa tendência, e segundo o dicionário da Porto editoa significa:
nome masculino
indivíduo jovem, moderno e com elevado poder de compra, que habita um meio urbano e tem hábitos e gostos tradicionalmente considerados femininos |
(Do ing. metrosexual, de metro(politan),«urbano, citadino» +sexual, «id.»)
Ok, um aparte. Faz-me só um niquinho de impressão a palavra. Eu sei que é a junção de “metropolita” e “sexual” mas… faz me impressão ter ali o sexual quando não tem nada a ver com sexo… ou será que tem?
Traduzido a definição por miúdos é um gajo que perde tempo às compras, e a tratar de si, entre outras coisas vulgarmente definidas como “de gaja”.
E nem percebo qual é o problema aqui, pelo amor de Deus, cuidar de si próprio, ou ver chick fliks (aquelas comédias românticas bem cor de rosinhas para se ver num domingo à tarde e tal) não me parece ser uma heresia assim tão grande… mas depois entra em acção a parte bonita da história. Como todos os rótulos, o de metrossexual rapidamente foi adaptado às necessidades de cada um, transformando o metrossexualismo (tendo em conta que não tem a ver com sexualidade, esta terminação parece-me adequada) acaba por ser usado como escudo para as maiores bichanices que se possam imaginar.
No Comments |
Vejamos por exemplo a “diva das bichas” aka José Castelo branco. O zezinho, diz-se um grande macho, um amante vigoroso para a sua cadavérica laide de 1650 anos, mas é “totalmente metrosexual”. Um metrosexual que mete unhas postiças, e anda de saltos altos, e mete botox.
E ainda ficavam muito escandalizados por o David Beckham usar coiso pras olheiras (cujo nome eu não sei).
Um jovem acordar e por lá o seu hidratante, das milhentas marcas que há agora, é uma coisa totalmente metro sexual (quer dizer, elucidem-me, põe-se de dia ou de noite?). Um gajo passar batom e um niquito de rímel para “destacar os olhos” é bichanice e da pesada.
Vejamos um exemplo bastante actual:
O Cláudio Ramos.
Não quero cá saber o que ele enfia onde, nem quero saber da vida do homem, mas poucas criaturas me irritam tanto como ele.
O Cláudio Ramos pode ser muita coisa… mas metrossexual não me cheira que seja uma delas. Digo eu. Acho que ninguém no seu perfeito juízo (sem contar com a minha mãe que acha muita graça ao homenzinho) quer saber que o homem faz máscaras de lama, e compra creme hidratante para passar no corpo, na loja dos chineses (Deus nosso senhor sabe as maravilhosas imagens mentais com que eu andei semanas depois dele dizer aquilo).
Depois admiram-se os verdadeiros Metrossexuais de serem rotulados de coisas pouco simpáticas no geral.
Se dantes “os homens não choravam”, agora até se agradece que sejam umas rameiras da partilha emocional, o que eu acho bonito… de arrasto vem o metrossexualismo para desculpar aquele joveno que chora a ouvir uma qualquer balada da Beyoncé enquanto pinta as unhas dos pés, ou ficar 3 horas no banho com sais relaxantes de cheiro a lavanda.
Nota: Claro que com isto não estou a atacar ninguém, que isto cada um é como cada qual, e não tenho nada a ver com a maneira como cada um vive a sua videca, não me venham cá chamar retrógrada nem preconceituoso, tsá?
E vocês?
Leitoras:
Conhecem algum metrossexual?
Namorados metrossexuais? Sim? Não? WTF?
O que acham destas novas tendências?
Se alguma vez conhecessem um homem que se preocupasse mais com a imagem que vocês o que é que achariam?
Leitores:
Consideram-se metrosexuais, ou retrosexuais (olha que agora pego e invento aqui um termo análogo, pontos é o oposto)?
Faz-vos impressão ver os homens tomarem mais cuidado com a aparência?
Todos:
Seria incapaz de viver com alguém ou de ter um namorado que usasse mais cremes do que eu.
ResponderExcluirTratem-se mas não exagerem.
Eu acho que actualmente já ninguém é ignorado só pelo facto de se usar cremes, e etc. e isso não muda nada na vida das pessoas. os tempos mudam, as coisas também, e neste caso as tendências. Por exemplo, eu no ano passado fiz a depilação nas pernas e ninguém me disse nada. Se fosse há uns anos atrás era capaz de ser crucificado, mas actualmente ninguém.
ResponderExcluirEu gosto de um homem bem vestido, cuidado e cheiroso...mas tudo tem limites!!!
ResponderExcluirExistem os que se cuidam, e ai veja-se em que vertente for.
ResponderExcluirQue ha mts por ai e ainda bem!
E há as bixas.
O problema é que muita gente confunde os dois.. até mesmo quem é bixa as x pensa que é só um que se cuida.
O castelo branco é um transformista .. gosta de se vestir e andar como mulher, mas o facto que aceita é que nem mulher nem homem quer aquela... coisa.
Inês
ResponderExcluirxD isso devia ser estranho devia xD
Ponto(porque só o "." nem se vê)
Não é uma questão de ignorar ou não. Aliás como disse no post acho muito bem que os homens se tratem e tales, mas também há extremos e extremos, e usa se muito a metrossexualidade para os justificar.
Meeee
Pois, exactamente a ideia que queria passar xD
Paula
xD tinha que ser minha mana postiça xD