sexta-feira, abril 08, 2011

A metrossexualidade e neobichanismo

Ok, verdade seja dita, esta música e este vídeo partem-me todo. Tenho saudades desta Katy pah.

Há uns 30 anos, um homem queria-se canastrão de barba rija e a limpar o rabo com folha de lixa. No entanto, as tendências mudam, e agora já se aceita um homem mais soft, com maior tendência a partilhar os sentimentos. E elas não se queixam se derem umas beijocas a um corpo bem tratado em vez da tradicional barriga de cerveja, e se lhes cheirar a rexona em vez de cavalo mal lavado (digo eu, que isto há gostos para tudos, até há as que os preferem virtuais, né?).
E como que forma de seguir a corrente, acabou por surgir uma tendência, e uma palavra.
Metrossexual.
Sou tão entendido em cremes que
pensei que era espuma de barbear

Metrossexual é só mais um dos milhentos rótulos que nasceram nos finais século XX, naquela tendência muito normal de tornar uma característica qualquer numa tendência, e segundo o dicionário da Porto editoa significa:
nome masculino
indivíduo jovem, moderno e com elevado poder de compra, que habita um meio urbano e tem hábitos e gostos tradicionalmente considerados femininos
(Do ing. metrosexual, de metro(politan),«urbano, citadino» +sexual, «id.»)
Ok, um aparte. Faz-me só um niquinho de impressão a palavra. Eu sei que é a junção de “metropolita” e “sexual” mas… faz me impressão ter ali o sexual quando não tem nada a ver com sexo… ou será que tem?
Traduzido a definição por miúdos é um gajo que perde tempo às compras, e a tratar de si, entre outras coisas vulgarmente definidas como “de gaja”.
E nem percebo qual é o problema aqui, pelo amor de Deus, cuidar de si próprio, ou ver chick fliks (aquelas comédias românticas bem cor de rosinhas para se ver num domingo à tarde e tal) não me parece ser uma heresia assim tão grande… mas depois entra em acção a parte bonita da história. Como todos os rótulos, o de metrossexual rapidamente foi adaptado às necessidades de cada um, transformando o metrossexualismo (tendo em conta que não tem a ver com sexualidade, esta terminação parece-me adequada) acaba por ser usado como escudo para as maiores bichanices que se possam imaginar.
No Comments
A bichanice é um fenómeno bastante peculiar que – dizendo isto ao estilo da Cleycianne – afecta os varões de todo o mundo. Não tem nada a ver com preferências sexuais, é mais um modo de comportamento. Já vi muito marmanjão a ter grandes ataques de bichanice, mas depois lá disfarçam atabalhoadamente. Agora no entanto, quando se sofre do “encosto da bichanice” em doses maciças usa-se logo a cartada do “ah e tal sou metrossexual” (ai isto até rimou.
Vejamos por exemplo a “diva das bichas” aka José Castelo branco. O zezinho, diz-se um grande macho, um amante vigoroso para a sua cadavérica laide de 1650 anos, mas é “totalmente metrosexual”. Um metrosexual que mete unhas postiças, e anda de saltos altos, e mete botox.
E ainda ficavam muito escandalizados por o David Beckham usar coiso pras olheiras (cujo nome eu não sei).
Um jovem acordar e por lá o seu hidratante, das milhentas marcas que há agora, é uma coisa totalmente metro sexual (quer dizer, elucidem-me, põe-se de dia ou de noite?). Um gajo passar batom e um niquito de rímel para “destacar os olhos” é bichanice e da pesada.
Vejamos um exemplo bastante actual:
O Cláudio Ramos.
Não quero cá saber o que ele enfia onde, nem quero saber da vida do homem, mas poucas criaturas me irritam tanto como ele.
O Cláudio Ramos pode ser muita coisa… mas metrossexual não me cheira que seja uma delas. Digo eu. Acho que ninguém no seu perfeito juízo (sem contar com a minha mãe que acha muita graça ao homenzinho) quer saber que o homem faz máscaras de lama, e compra creme hidratante para passar no corpo, na loja dos chineses (Deus nosso senhor sabe as maravilhosas imagens mentais com que eu andei semanas depois dele dizer aquilo).
Depois admiram-se os verdadeiros Metrossexuais de serem rotulados de coisas pouco simpáticas no geral.
Se dantes “os homens não choravam”, agora até se agradece que sejam umas rameiras da partilha emocional, o que eu acho bonito… de arrasto vem o metrossexualismo para desculpar aquele joveno que chora a ouvir uma qualquer balada da Beyoncé enquanto pinta as unhas dos pés, ou ficar 3 horas no banho com sais relaxantes de cheiro a lavanda.

Nota: Claro que com isto não estou a atacar ninguém, que isto cada um é como cada qual, e não tenho nada a ver com a maneira como cada um vive a sua videca, não me venham cá chamar retrógrada nem preconceituoso, tsá?

E vocês?
Leitoras:
Conhecem algum metrossexual?
Namorados metrossexuais? Sim? Não? WTF?
O que acham destas novas tendências?
Se alguma vez conhecessem um homem que se preocupasse mais com a imagem que vocês o que é que achariam?
Leitores:
Consideram-se metrosexuais, ou retrosexuais (olha que agora pego e invento aqui um termo análogo, pontos é o oposto)?
Faz-vos impressão ver os homens tomarem mais cuidado com a aparência?
Todos:
Vá, toca a comentar, acrescentem critiquem, e por aí, gostem no facebook, sigam-me e divirtam-se.

[A ouvir: a novela da SIC]
[Humor: Ansioso]

5 comentários:

  1. Seria incapaz de viver com alguém ou de ter um namorado que usasse mais cremes do que eu.
    Tratem-se mas não exagerem.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que actualmente já ninguém é ignorado só pelo facto de se usar cremes, e etc. e isso não muda nada na vida das pessoas. os tempos mudam, as coisas também, e neste caso as tendências. Por exemplo, eu no ano passado fiz a depilação nas pernas e ninguém me disse nada. Se fosse há uns anos atrás era capaz de ser crucificado, mas actualmente ninguém.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de um homem bem vestido, cuidado e cheiroso...mas tudo tem limites!!!

    ResponderExcluir
  4. Existem os que se cuidam, e ai veja-se em que vertente for.
    Que ha mts por ai e ainda bem!

    E há as bixas.

    O problema é que muita gente confunde os dois.. até mesmo quem é bixa as x pensa que é só um que se cuida.

    O castelo branco é um transformista .. gosta de se vestir e andar como mulher, mas o facto que aceita é que nem mulher nem homem quer aquela... coisa.

    ResponderExcluir
  5. Inês
    xD isso devia ser estranho devia xD
    Ponto(porque só o "." nem se vê)
    Não é uma questão de ignorar ou não. Aliás como disse no post acho muito bem que os homens se tratem e tales, mas também há extremos e extremos, e usa se muito a metrossexualidade para os justificar.
    Meeee
    Pois, exactamente a ideia que queria passar xD
    Paula
    xD tinha que ser minha mana postiça xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...