sexta-feira, abril 29, 2011

O efeito Comparação, a odisseia para a beleza

O universo da beleza é uma coisa tão extensa, que os blogs do género se reproduzem como micoses numa casa de banho pública.
E os “beauty blogs” – que a meu ver são mais blogs “eu comprei e tu não, por isso vou só mostrar desesperadamente tudo aquilo em que torrei o ordenado/mesada” – falam de muitas coisas úteis. Embora não tenha paciência para os ler, a verdade é que todos os beauty blogs a dada altura vão falar sobre acessórios. E entram naquele debate de qual é O acessório.
Os sapatos, que realçam a roupa.
As echarpes que realçam os olhos.
As pulseiras que realçam a pele.
Os fios que realçam o decote.
Os brincos que realçam a cara…
E depois entramos numa lista infindável que mete de tudo, desde aparelhos dos dentes, a laçarotes no cabelo e passando pelos óculos escuros. Não percebo nada de moda, e não me rejo pelo que estas divas abençoadas dizem do alto das suas sabedorias maquiadas, mas cá para mim, que façam bom proveito com esses acessórios todos. O acessório não é nada daquilo.
O melhor acessório, é o/a amigo/a feio/a
Porquê? Porque o amigo feio realça a pessoa ao lado.

Vamos a ser realistas.
Toda a gente tem um.
Aquela pessoa que é muito amorosa, pode ser super simpática e sociável, ou apenas compreensiva e querida connosco, mas não deve muito ao espelho. E por mais que gostemos genuinamente dessa pessoa, parte da amizade deve-se a uma espécie de pena intrínseca… o que é verdade, é que quer tenhamos pena ou não, andar com ela acaba por ser triplamente proveitoso. Por um lado mostramos o quão desinteressados somos na aparência (o que na realidade quase toda a gente é no que toca a amigos, mas pronto as pessoas parecem não querer ver isso), por outro lado passamos tempo com o/a amiguico/a, e por outro lado parecemos sempre mais giros.

Isto deve-se tudo ao efeito de comparação.
O  efeito de comparação é uma ilusão óptica mental. Quando em grupo as pessoas destacam-se ou fundem-se. Num grupo grande, fica tudo homogéneo, num grupo pequeno as diferenças saltam à vista. Se entramos numa loja de cristais e vemos duas jarras, uma rachada e uma normal, reparamos logo, mas se vemos 20 jarras de entre as quais 3 são defeituosas, nem dá para reparar.
É quase uma ciência exacta. E a verdade é que muita gente a usa. Afinal, leitores, quantas “gajas bouas” tinham uma amiga apocalíptica ao lado quando as conhecemos, e depois de estarem longe dela já não eram tão bouas como isso?

Se quer que reparem nos seus olhos, amigo feio vesgo.
Se quer que reparem nas suas mamas, amiga feia e tábua rasa.
Por isso, já sabe, um/a amigo/a feio/a por grupo.
Com mais que um, o efeito é exactamente oposto.
Por isso juventudes, não gastem dinheiros em maquiages, roupas caras e géis para o cabelo. amiguem-se dum camafeu.
Sinto-me realizado a dar estes conselhos de beleza xD.
 Agora podem entrar os apologistas da beleza interior e dizer que nem sempre a beleza externa é a que mais interessa e yada yada yada, I don’t give a shit. É tudo muito bonito, muito empírico, muito certinho, mas verdade seja dita, looks do count. Tanto mais que muitas dessas pessoas apologistas de “o aspecto não conta” professam a sua fé todas arranjadinhas, em vez de andarem vestidas como maltrapilhas e assim.claro que há beleza interior, mas eu se for num blind date não quero saber se a Jorgina tem uma beleza interior magnifica, visto não a conhecer de lado nenhum e ela ter uma crocunda, a beleza interior é só para quem nos conhece há tempo suficiente.


Nota: Não se esqueçam que isto é um blog para descomprimir, e o post é feito num tom humorísitco, embora tenha pelo meio as minhas opiniões. Se se sentirem visados provavelmente não são, mas pronto, só para prevenir.as pessoas com fácil amargo de boca ou falta de sentido de humor.

E vocês?
Já foram vítimas do efeito de comparação? conheceram alguém que parecia muito mais giro quando em grupo, mas depois era simplesmente "meh"?
Têm ou já tiveram um/a amigo/a feio/a?
Vá, toca a comentar, e essas coisas todas que eu vou ver TVD ;P

[A ouvir: Weight of the world - Evanescence]
[Humor: Corrosivo]

6 comentários:

  1. epá não,nunca senti isso. porque eu sou sempre a linda de morrer lá do grupo e não reparo nessas coisas. também sou bastante modesta como deves reparar.

    kidding :p

    ResponderExcluir
  2. Este é o post mais difícil de comentar, ever. Independentemente do discurso ficamos sempre mal vistos: ou damos uma de convencidos ou passamos a imagem de que somos nós a/o amiga/o camafeu. :|

    (A imagem comprova claramente o que dizes!)

    Sai um camafeu (pior do que eu) pa mim, sff. :)

    ResponderExcluir
  3. Eu devo ser a amiga feia. lol
    Por acaso, as minhas moças são todas lindas. *.*
    (Tu podes comprovar isso no meu facebook. xD)

    ResponderExcluir
  4. Caramba...não sei se sou a amiga feia, se a amiga normal...mas sou a amiga tábua rasa, com um bom rabiosque.
    Diziam e dizem as hostes masculinas "tens poucas mamas, mas tens um grande rabo!!!"

    ResponderExcluir
  5. Malena
    Não deve ser assim tão complicado. digo eu.
    MartaP
    LOOOOL és como eu! a brasa do grupo (LOOOL) nós nunca reparamos a partir de determinada altura, habituamo-nos. xD
    PFIA
    isto cá não há problemas com as respostas. a verdade é que há sempre alguém pior que nós xD
    Sofia
    és demasiado bonita para seres a amiga feia, tsá? xD
    Inês
    LOOOOOL anda a receber piropos? xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...