O facebook é uma rede social maravilhosa que junta pessoas que não se vêm há muito tempo, e onde podemos partilhar informações e gostos e outras coisas com os nossos amigos mais queridos e onde… hey, perai, ninguém do facebook me está a pagar um chavo para eu falar bem deles.
O facebook é essas coisas todas acima, mas a dada altura para mim torna-se uma dor de cabeça do caraças.
Ando a ter uns dias bastante stressantes, e ultimamente entrava no facebook e tinha vontade de me exilar. Porque a verdade é que consigo ver mais ou menos 90 pessoas a falarem acerca de nada como se fossem assuntos completamente interessantes e indispensáveis.
No outro dia uma pessoa que me tem no facebook, que eu obviamente não vou referir quem é, disse-me “possa, nunca fazes likes das coisas que eu digo, ou das musicas que eu partilho”… e eu li aquilo e pensei “okay, chega”.
E comecei na segunda feira passada à noite uma greve de uma semana no facebook.
Não, não estou a tentar fazer um movimento social, tanto mais que nem avisei ninguém, nem divulguei a ideia. Foi uma semana clean de facebook.
1. Não tive que ler os posts depressivos da T que afoga as mágoas no chocolate e nos romances em vez de ir viver a vidinha dela.
2. Não tive que ver as conclusões brilhantes do F sobre os mais diversos assuntos.
3. Não tive que recusar convites a jogos idiotas para tomar conta de casas de hambúrgueres, quintas, aquários, casas de antiguidades ou o diabo a quatro que para lá possam existir.
4. Não tive que receber mensagens em corrente de pessoas que pensam que se vai pagar o msn daqui a uns tempos e que querem fazer uma revolução.
5. Não tive que aderir a causas sociais via facebook, rede social onde toda a gente é maravilhosamente caridosa.
6. Não vi aquelas fotos com bonecos em que possa ter sido taggado
7. Não vi que o A o B e a C são amigos de 15 pessoas que provavelmente nem conhecem
8. Não tive que recusar pedidos de amizade de pessoas da china ou da Tailândia que nunca vi na vida.
9. Não fui chateado por aquele barulho irritante do chat do facebook
10. Não tive que ver respostas a sondagens cheias de erros ortográficos sobre coisas completamente idiotas que não interessam a ninguém, só porque um dos meus amiguicos se lembrou de responder a essa sondagem.
E o mais importante… não tive aquela ânsia de ir abrir a página do facebook e ver nenhuma destas coisas. A minha cabeça ficou muito menos moída sem ter que ler picardias online, ou sem ter que ver os dramas de outras pessoas pelos quais toda a gente se finge interessado, quando só 1% dos comentadores realmente querem saber. E esta semana de férias soube-me bem. Fiquei completamente mais descansado comigo mesmo, já sei que não sou um facebook maníaco.
E vocês?
Qual foi o maior período de tempo que já ficaram sem ir ao facebook?
São aqueles utilizadores que partilham tudo a toda a hora, ou são mais selectivos?
Vá, o que têm a dizer sobre o assunto? Vou tentar responder aos comentários em atraso, peço desculpa, tenho andado sem cabeça.
Não ligo minimamente ao facebook e ultimamente tenho excluído toda a gente da qual não gosto da lista de amigos. Ex colegas da escola dos quais eu já não gostava na altura foram logo os primeiros. É uma rede social que por acaso não gosto nada!
ResponderExcluirEu também estive mais afastada esta semana.
ResponderExcluirMas raramente passo por essas coisas que tu disseste, por isso é que eu gosto daquilo.
Normalmente, só ligo ao meu mural e não me exponho muito (acho), partilho as coisas de que gosto e que acho engraçadas. Quanto às pessoas que tenho adicionadas, só tenho quem quero, por isso não assisto a muitos dramas.
Dou-me bem, lá. :)
E eu lembrei-me de ti algumas vezes. Juro! Ninguém me mandou músicas, nem me contaram novidades dos blogues.
Olha eu uso sobretudo para comunicar com os amigos mais íntimos mas com os quais não posso estar diariamente. Partilho algumas coisas no mural deles e eles no meu. De resto não ligo nenhuma ao que os outros escrevem. Aliás, apaguei quase toda a gente que não era "amiga" para não ter gente a chatear-me.
ResponderExcluirE o chat? Pff... sempre desligado, que aquilo é mini e eu tenho miopia! xD
Eu já me fartei dele há algum tempo, já só gosto daquela parte de avisar os aniversários porque embora me lembre dos mais importantes há sempre algum que me esqueço :)
ResponderExcluirNo Facebook acontece algo muito semelhante com os blogs...também nos blogs os autores dos mesmos falam do que lhes apetece, das suas lamurias e tantas (tantas) vezes de assuntos que quem está deste lado não quer nem saber ( o tal falar de nada como se fossem assuntos interessantes)...
ResponderExcluirE também tantas vezes os autores dos blogs fazem um apelo ao "like", não através do botão "like" mas estando permanentemnete angariando opiniões e comentários, fazendo sondagens atrás de sondagens, sempre a solicitar que o sigam no FB ou em quaisquer redes sociais...
E no Fb tal como nos blogs, quando não se gosta...é não ir ;)
Eu gosto de ir ao Fb porque felizmente tenho lá só e apenas amigos que o são fora da internet e com quem falo ao telefone e combino coisas. Claro que quando estou de férias nem ao computador vou, a não ser que tenha que la ir consultar qualquer coisa urgente (tipo...o tempo!) (lol)
por isso não, não faço greve ao Fb porque também não estou viciada no mesmo...só lá vou mesmo quando e se me apetece ;)
Eu nem tenho facebook. E sinceramente, não me faz falta nenhuma.
ResponderExcluirEu agora estou no trabalho e confesso que tenho o facebook aberto. Não estou a fazer lá nada, mas o dito está aberto.É um hábito que tenho, mas não encho os fb dos meus amigos com coisas inúteis e bloqueio tudo o que não me interessa. Sou selectiva no que partilho, conheço os meus as pessoas que lá estão, só "gosto" de coisas que realmente "gosto",sou "fã" de coisas que me interessam. Pronto...também partilho parvoíces confesso.
ResponderExcluirJá estou farta do facebook é sempre o mesmo ando numa fase que não ligo aquilo
ResponderExcluirP: Qual foi o maior período de tempo que já ficaram sem ir ao facebook?
ResponderExcluirR: Hm .. ahhnnn.. hmmm hmmm ahhnnn .. since ever ..
(só ontem criei facebook e única e exclusivamente para jogar na maquina de prémios da vodafone):x nunca tinha entrado no face mas tinha já 17 pedidos de amizade LOL
P: São aqueles utilizadores que partilham tudo a toda a hora, ou são mais selectivos?
R: da minha vasta experiência em facebook nas passadas 12h e nos 3 minutos ligada que estive ao total.. arr acho que... not :p
Vá, o que têm a dizer sobre o assunto?
Fazes bem, alias acho que de x enquando todos nós devemos tirar férias das coisas de "vicio" só nos faz bem.
PS - quero o meu iphone ;( não quero me ter registado pa nada ;(
Miss Murder
ResponderExcluirEu para lá caminh, estou a fazer lentamente a lista das pessoas que vou apagar.
Sofia
Já te tenho mandado músicas xD.
O problema é que há pessoas que já nem fazem parte da minha esfera pessoal, mas ainda lá estão.
Zaahirah
LOOOL ultimamente tou sempre offline no chat. como disse acima, tenho que fazer uma limpeza.
Caracóis
Ainda gosto, só já estou enjoado de algumas coisas que leio lá.
ainda vai tudo para o faissebuk
Framboesa
Percebo a comparação, mas não concordo completamente. a diferença entre o facebook e os blogs é que tu podes simplesmente não ler os posts dos autores se não te apetecer, quando são posts merdosos de facebook dos teus amigos lês à mesma xD
Vera
Gosto de lá partilhar musicas e assim, publicito o blog e partilho ideias, dá jeito, mas não é nada de genial.
Inês
isso partilhamos todos, mas é só de vez em quando né xD.
Joana
Ainda não cheguei a essa fase.
Paula
LOOOOL pode ser que ganhes o Iphone