quinta-feira, janeiro 19, 2012

Ricardo's Time Machine II

Eu cresci na rua do limoeiro, com o Cebolinha e o Cascão a darem nós às orelhas do Sansão e a fugirem das coelhadas da Mônica (Não é Mónica, é mÔnica). Enquanto isso a Magali devorava melancias e pãezinhos da padaria do Quinzinho, O Franjinha Criava maquinetas fantásticas e o Chico Bento na roça com o Zé Lelé e a Rosinha roubavam Goiabas ao Seu Bento.
Sim, adivinharam, hoje vim falar-vos de:
A turma da Mônica
Hoje em dia, é muito provável que grande parte dos miúdos ache uma seca agarrar-se a uma meia dúzia de páginas com desenhos e ler uma historieta, com todas as opções disponíveis, a começar pela internet, e a acabar na TV cabo, mas quando penso na minha infância, ler "gibis" é uma das coisas que mais associo, e das quais sinto mais saudade.
Lia livros aos quadradinhos do tio patinhas, do pato donald e companhia, mas nada me marcou como a turma da mônica.

Durante muitos anos a minha mãe trabalhou numa papelaria, e eu era obrigado a passar lá grande parte do dia enquanto o meu pai ia para o trabalho dele, porque não podia ficar sozinho em casa, como não haviam muitas crianças da minha idade nas redondezas, acabei por me entreter com os livros, coisa que não faltava por lá, e por ganhar uma espécie de vício.
Viajava pelo espaço com o Astronauta, Ria-me das traquinices do Cebolinha - que trocava os "R" por "L"- e do Cascão- que nunca tomava banho, compreendia os ataques de gula da Magali (a minha personagem preferida), tinha uma tara pelo Bidu e pelo Mingau (o cão e o gato do Franjinha e da Magali, respectivamente) porque não podia ter animais de estimação, ria-me com o do contra - não é preciso explicar, certo?- e com o Nimbus que eram irmãos mas não tinham nada a ver, e podia ficar aqui a noite a recitar personagens porque me lembro de praticamente todas.

Um dos rituais que tinha era pegar na minha colecção de gibis, estender uma manta algures no quintal da minha antiga casa e sentar-me com umas pantufas estilo animais felpudos enormes e com olhos gigantes, um pacote de bolachas  e fazer um piqueninque a ler os gibis todos duma ponta à outra. uma ou duas vezes até passaram casais de velhos turistas que achavam piada e tiravam fotos (pedófilos -.- ).

Tentava imaginar como se diziam aquelas palavras que não conhecia, foi por lá que aprendi uma data de expressões tipicamente brasileiras, um bocado antes das famosas novelas da Globo virarem ritual na TV lá de casa, e foi por causa deles que comecei a infernizar a minha mãe com comidas que não se conheciam cá (andei montes de anos a querer comer quindins e paçocas ás custas dos benditos gibis).

De vez em quando, quando vou comprar o jornal, demoro-me pela secção de livros infantis, e folheio um ou outro gibi, e tenho umas certas saudades.

E vocês?
Liam a turma da mônica?
Se sim, qual era o vosso personagem favorito?
Vá, toca a comentar, ler e subscrever

10 comentários:

  1. Eu liaaa :D e também gostava mais da magali.
    Mas gostava ainda mais era do donald e do tio patinhas sinceramente. Mas já não vejo os livros à venda sinceramente --"

    ResponderExcluir
  2. Adoro a escolha de segundo post, como já te disse ;)
    Tenho imensas revistas, algures na garagem, bem acomodadas, à espera do dia em que eu tenha uma casa minha, para voltarem a ver a luz do Sol.
    Tal como tu, a minha preferida era a Magali, se calhar porque sempre tive uma relação próxima com a comida. E tal como tu tinha curiosidade com os doces, por isso aprendi a fazer brigadeiros e beijinhos, que havia em todas as festas de aniversário. Na minha lista de receitas a experimentar está um Manjar Branco, entre outras :D

    Na altura a minha mãe tinha medo que ao ler as revistas da Turma da Mônica isso afectasse a forma como eu escrevia Português...claramente não faz mal nenhum!

    E mais recentemente, vi um dos meus primos, com 7 anos, agarrado a uma revista do Cascão e "roubei-lha" imediatamente :D Giro foi a cara dele quando eu disse que tinha saudades e que tinha muitas. Ele lá achava que aquilo era super recente e que uma cota como eu não conhecer aquilo (sim, imagino que para alguém de 7 anos, ter 25 já dá direito a rótulo de cota)!

    Desculpa pelo comentário-testamento, mas escolheste mesmo bem XD

    ResponderExcluir
  3. Que postagem deliciosa!! Também tenho ótimas lembranças da minha infância, que passei grande parte lendo gibis. Lembro com muito carinho dos gibis Recruta Zero- ganhava do meu tio, adorava! Não sei se tu chegou a conhecer essas histórias em quadrinhos .. ?

    Sou fã do Mauricio de Sousa, até hoje leio gibis da Turma da Mônica, adorava quando Capitão Feio aparecia nas histórias. A Turma do Penadinho também me encanta, adoro aquelas historinhas no cemitério.. E a Turma da Mata, o
    Coelho Caolho, com centenas de filhos.. muito legal!

    Também li muito Tio Patinhas, adorava as aventuras atrás de tesouros . .

    E assim como tu, também pegava um pacote de bolachas, sentava na cadeira de balanço da minha vó e passava horas a ler gibis..

    ResponderExcluir
  4. Manteiga
    Também gostava muito dos do tio patinhas e do donald, mas a turma da mônica é diferente xD.
    Não vês?, Em montes de papelarias há ainda à venda, até já fizeram uma colecção nova chamada monica jovem, estilo manga, que eu odeio BTW
    Afal
    Tendo em conta que já existe no brasil a turminha desde... aproximadamente 1964, é provavel que até hajam pessoas bem mais velhas que nós com saudades xD.
    Tive uma colecção enorme, mas acabei por perder nas mudanças. só tenho um livro do chico bento e acho que algures tenho um super almanaque daqueles grandalhões. as horas que eu passava de roda daquilo.
    Ana
    OMG, eu li um ou dois do recruta zeroooo. não havia muitos traduzidos em pt por cá, havia em alemão e eu de vez em quando tentava ler, mas não entendia nada xD.
    Gostava muito do capitão Feio xD. Como disse acima, a turma da monica pra mim foi especial, gostava muito dos gibis disney, mas os do MS me marcaram mais.
    Vê se envia um ou dois gibis pra este lado do oceano rs

    ResponderExcluir
  5. Gostava (gosto) tanto! Sempre li de tudo, e gibis/BD não foram excepção... Os da Mónica faziam-me companhia quando estava à espera de ser atendida no dentista e hoje, com 22 anos, quando vou ao dentista, continuo a preferir ler isto a ler as outras revistas que por lá param ;)

    ResponderExcluir
  6. Lia sim senhor!
    A Mônica era terrível, sempre a correr atrás do Cebolinha (o meu favorito, talvez pela tloca das letlas :D)com o coelho azul! :P
    E as do Tio Patinhas, que saudades...
    Obrigada pela lembrança! ;)

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive comigo as revistas em quadrinhos da Turma da Mônica. Uma coisa ainda me sinto indignado: Havia uma banca de revistas perto da minha casa que aceitava a troca de duas revistas usadas por uma, unicamente para ler uma história nova. Troquei quatro revistas por duas e no final não li nenhuma. Meu irmão leu as duas e trocou por uma no outro dia. Isso que dá ser pequeno.

    ResponderExcluir
  8. B.L.
    Olha tens que me dizer onde é o teu dentista, que tem coisas mais interessantes para ler que o meu xD.

    D.
    :P não tens de quê xD.
    O cebolinha era terrível, ah se era.
    Ainda vou falar da Disney se calhar, mas não em forma de Gibis.

    Jefferson Nunes
    Olha, por acaso por cá nunca vi nenhuma papelaria com essa política de troca.
    Pelos vistos fizeste um mau negócio :P

    ResponderExcluir
  9. Eu adorava aquele coelho da Monica sonhava ter um! =P

    ResponderExcluir
  10. CV
    Haviam há venda algures em algumas lojinhas se não estou em erro. era difícil de arranjar.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...