segunda-feira, janeiro 23, 2012

Geração "à mostra"


Este Sábado fui a um aniversário , onde me diverti muito e tive com os amigos e aquela conversa toda. Foi uma noite cheia de coisas interessantes (não do ponto de vista “foi uma noite tão maravilhosa que vos vou entupir com posts a falar de como me pagaram bebidas sem álcool em dois bares diferentes”, mais no ponto de vista de comprovar teorias que não têm absolutamente nada a ver com esta história em si), até chegarmos ao ultimo bar onde fomos ter com a irmã da aniversariante, momento que me deixou completamente constrangido.

Devo começar já por dizer que até sou um bocado liberal e não me costumo importar muito com o que fulano ou cicrano faz ou deixa de fazer, mas nem assim consegui ficar indiferente ao que vi.

A miúda - ainda mal acabada de sair dos seus catorze anos- andava-se a roçar (literalmente) a um miúdo também pelas mesmas idades, com um vestido que mal lhe cobria as coxas (sim, ela levantou as pernas e eu vi lhe as cuecas. That bad). E se num segundo pensava “Meu Deus, onde é que ela foi desencantar aquela roupagem?”, no segundo seguinte olhava em volta e reparava que não era uma coisa tão anormal quanto isso, porque estavam todas vestidas da mesma maneira e a mexerem-se mais ou menos da mesma maneira – que até seria mais a tender para o sexy se não tivesse a noção de algumas pessoas lá dentro nem terem 15 anos.

And then, it hit me.
É o novo padrão.
Os meninos do bombex e as meninas sem roupa. São estes os padrões que agora se passam nas músicas, nos filmes, nas séries, em todo o sítio.
Não sei se os vai levar a algum sítio no futuro, mas parece que cada vez mais os putos precisam de se encaixar nos estereótipos que as celebridades putanescas (Hello Lindsay Lohan, talking to you) e desajustadas singram.

E dei por mim, no meio duma discoteca a passar música foleira, rodeado de miúdas com quase metade da minha idade de corpos ainda púberes vestidas e pintadas como profissionais do sexo, a pensar que filha minha não saía de casa assim vestida até ser maior de idade.
E odiei-me um bocadinho naquele momento fatídico – para além de me sentir com 90 anos.

Daí até vos lançar a pergunta de fim de semana foi um passo bastante curto (mas não tão curto quanto os vestido que por lá pululavam).
Gostei de ver os pontos de vista, embora talvez não tenha sido suficientemente explicito com ela, e até vou acabar por responder aqui.
Sim, antigamente faziam-se mais as coisas “às escondidas”, mas não estava a falar só de demonstrações de afecto e sexo em todas as suas vertentes. Percebo que “às escondidas tinha mais piada”, mas

Não acho que devamos voltar 50 anos atrás no tempo, e dar um beijo só no dia do casório, namorar por cartas e durante não sei quantos meses antes de segurar na mão, mas também começa a ser assustador a velocidade com que os putos saem da casca.
O que acho é que parece que se saltou um passo ao longo dos anos, e agora os miúdos passam de crianças para adolescentes de hormonas aos saltos sem uma fase intermédia como nós passamos.
Acho que não estão tão desinibidos quanto estão sedentos de se mostrar.

A menina no vídeo tem 14 anos.
As dançarinas também.
I rest My case.

E vocês?
Acham que hoje em dia os miúdos têm mais a necessidade de seguir os padrões?
Acham que os pais dão muita liberdade aos jovens (afinal, alguma liberdade têm de dar)?
Concordam, discordam?
Vá, toca a ler, comentar, subscrever, visitar o facebook do blog e essas coisas todas :P

11 comentários:

  1. Opah! Não podia estar mais de acordo. Haja alguém que pense como eu! E penso que não somos decididamente os únicos -.-
    Hoje em dia a 'miudagem' já se comporta como adulto! Pera pera, erro meu... tenta comportar-se como um adulto de modo TOTALMENTE errado!... Nem sei que te diga. Primeiro que tudo o excesso de liberdade que hoje em dia é permitido pelos pais... Sinceramente <.< eu comecei a sair tinha eu uns 18 aninhos...é verdade -.- 18 aninhos... não tinha cá 14/15 anos <.< e bem...andar com tanta tinta na cara é que não ainda hoje sou incapaz de andar maquilhada...Hate it! -.- muito menos andar com cintos a tapar o cu! Haja santa paciência! ...
    Hoje em dia os miúdos têm é de aprender a controlar-se e acima de tudo a viver com regras. Tenho dito .

    ResponderExcluir
  2. O que eu acho é que os pais não educam os filhos para saber pensar por eles próprios, terem opiniões e saberem defendê-las, etc. Eu nunca me senti com vontade de seguir padrões, só se me diziam alguma coisa, não por toda a gente os seguir. (Ainda não li nada do Dan Brown, mas isto é menor XD)
    A questão é que as miúdas, mais que os rapazes, chegam aquela idade crítica da puberdade em que o corpo delas não é o que estavam habituadas e ou deprimem, como conheço alguns casos, ou entram numa onde de "seguir a corrente". Seja em relação à roupa ou à música que ouvem, a forma como falam, etc. A velha conversa do sentirem-se aceites na sociedade. É bom, ou certo? Não... e vamos continuar a ter isso enquanto não se educarem as crianças desde cedo para serem adultos responsáveis e com auto-confiança.
    As coisas agora são imediatas, mas todos sabemos o que acontecem com o que se tem de forma demasiado fácil: o encanto passa depressa e queremos sempre mais. Daqui a uns anos, o fenómeno que estás a ver agora vai acontecer com crianças de 12 ou menos, se não virarmos as coisas.

    E deixa-me que te diga, tenho saudades do tempo em que se escreviam cartas de amor.

    ResponderExcluir
  3. ainda bem que vejo um texto tão, mas tão coincidente com aquilo que eu penso... é por essas e por outras, por esta criançada de agora querer ser e parecer mais do que ainda são, que do alto dos meus 22 pareço uma miúda! pois é... porque não uso essas "roupas" (ou pedaços de tecido) que elas agora usam, ou porque não esborrato os olhos com o rimel todo da mãe ou o baton ou seja que m*** for... e depois toda essa "aparência mais adulta" leva a que tudo o resto se precipite tambem (sexualmente falando).. é uma pena, mas sim, a juventude como a conheciamos, já não existe!

    ResponderExcluir
  4. Na minha juventude anos 80/90 tinha limites, meus pais cuidavam, controlavam, assim como os pais de minhas amigas . . era diferente do que vejo hoje em dia . .
    Acredito que muitas vezes os pais atuais nem estão preparados para esses avanços todos . . Em muitas Famílias não há limites . . não há diálogo, sei disso porque ensinava dança, e muitos pais vinham pedir conselhos de como agir em determinadas situações . . o que era bem complicado pra mim, porque não tenho filhos!
    Mas é certo que os jovens estão se excedendo em tudo, não se tem mais respeito próprio . .
    Sim, sou a favor dos pais colocarem limites.
    Saber com quem, onde, o que andam fazendo seus filhos . .

    ResponderExcluir
  5. Ah! Te convido a conhecer meu blog
    http://ownandoporaqui.blogspot.com/

    Tenha uma boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo!! É, realmente, assustador ver o que certas "crianças" usam não só para sair à noite como no seu dia a dia... Se me choca ver miúdas de 13 anos vestidas como se tivessem 30, também me choca ir buscar a minha irmão de 16 anos à escola e ver meninas de calções curtos, sandálias de saltos altos e afins. Parece que a escola agora está a controlar mais a coisa, mas não deveria ser obrigação da escola dizer o que as pessoas podem ou não vestir. Com aquela idade, as pessoas já deveriam ter a capacidade de ver o que é ou não adequado ao contexto. E, se não têm, deveriam os paizinhos dizer-lhes "menina, isso não é roupa para ir para a escola".
    Acho que isto não é só um problema de vestuário... É tudo... São os pais que estão pouco preocupados ou pouco preparados para lidar com a adolescência dos filhos, são os filhos que têm "role-models" estranhos, etc etc etc.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com tudo aquilo que disseste. Infelizmente esse tipo de comportamento é tido como normal e começam cada vez mais cedo, às vezes ponho-me a pensar: mas onde estará o limite? Vou fazer 25 anos mas tal como referiste, sinto-me uma velha. Não é que seja púdica, mas acho que este tipo de comportamentos em público têm limites, ou pelo menos deveriam ter. Se calhar a minha mentalidade está muito passé para os dias de hoje mas tenho muita pena que as gerações mais novas se tornem adultas tão depressa sem aproveitarem a infância e adolescência como deviam. Apesar de velha, posso dizer que tive uma rica infância onde realmente era criança e não uma pirralha que queria ser adulta à toda a força.

    ResponderExcluir
  8. A propósito, vi há uns dias no 9gag um post que dizia qq coisa do tipo:
    A miúda: "Tenho 10 anos e ainda não me veio o período. Achas que tou grávida?"
    A outra pessoa, claramente a gozar: "Acho que sim"
    A miúda: "Ok, de qualquer maneira vou abortar"

    É triste... Adeus moral!

    Como disseram, sexualmente falando, começam mais cedo e mal. De certeza que as infecções sexualmente transmissíveis vão disparar.
    Depois, em adultos, vão querer ter filhos e não conseguem porque algumas IST, para além de tudo o resto, causam infertilidade...

    ResponderExcluir
  9. OMG, tinha a sensação que já vos tinha respondido aos comentários ontem xD.

    Lili disse...
    Pelos comentários depois do teu, decididamente não somos os únicos xD.
    Também acho que os pais dão demasiado. depois quando cortam um bocado os putos queixam-se sem razão.
    Comecei a sair também por essas idades xD. Houve a ocasional saidinha antes, nos aniversários dos amigos e assim... mas antes dos 18 era tudo com muita restrição.
    O problema é que eles já não sabem bem o que é controle como deve ser.

    Afal
    Pois, os putos andam cada vez menos independentes de ideias. (eu já li os livros todos dele menos o da vinci porque não gostei muito da história xD)
    Eh pah, mas entre ser aceite na sociedade e ser "fácil" acho que se perde qualquer coisa. choca me mais o caso delas por ser mais explícito, embora os rapazes estejam todos expostos ao mesmo.
    Lia
    Tens a mesma idade que eu xD (Acho que a nossa geração tem qualquer coisa nos gentes que nos faz todos mais novos xD)
    Acho que quererem parecer mais velhos lhes rouba qualquer coisa que nós tivemos.

    Ana Narvaz
    Acho que o problema está em que as crianças não sabem crescer. em parte porque estão expostas a mais coisas, e noutra parte porque se querem demasiado integrar e acabam perdendo a individualidade, o que um faz, todo o mundo faz. é triste mas é mais ou menos isso.
    (e já fui ver seu blog :P)

    B.L.
    Isso proibições na escola às vezes ainda é pior. chegam cá fora e ainda querem mais xD.
    O problema nem são só os role models, quer dizer no meu tempo também os havia e nem por isso os seguiam tão à risca. é também da mentalidade dos miúdos de hoje em dia que é diferente.

    Catarina
    AI CREDO. essa do 9gag matou-me xD.
    Quanto Às DST, eh pah isso não tenho bem a certeza, porque agora os miudos andam muito mais informados quanto a essas coisas, devem é começar mesmo mais cedo. E acho um bocadinho assustador irem perdendo a virgindade antes dos 15 anos, ás vezes só para "lidar com o assunto". enfim, somos uns retrógradas xD.

    ResponderExcluir
  10. A tua resposta não era bem para a Catarina.. :S
    Mas, ok, tas perdoado! ;)

    Em relação às IST's acredita que é verdade. Ando a estudar mais na área e lido com este tipo de coisas quase diariamente... :S

    ResponderExcluir
  11. Sorry D. xD
    Copiei os vossos coments todos para responder e apaguei o da catarina, acabei por te responder a ti no comentário que era para ela xD.
    Infelizmente já vi que há coisas que nunca mudam :S

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...