sábado, fevereiro 18, 2012

O Portogêz não existe

As pessoas estão cada vez com uma menor capacidade de concentração, e o apelo de ler alguma coisa com mais de 100 páginas e sem desenhos ao meio perde-se a cada dia que passa – Uma pessoa como eu que goste de ler 6/7 livrinhos por mês é cada vez mais excepção.
Querem-se coisas rápidas, que entrem com facilidade pelo cérebro.
As palavras poupam-se mais do que o dinheiro, abrevia-se nos sms, usam-se smiles nos msn e até os tweets têm limites de caracteres.
De tanto abreviar, evoluiu-se para toda uma epidemia de erros que me dão arrepios na espinha... ou serão arrepius? Já nem sei.
Como tal fiz um pequeno guia para as pessoas que me poluem as redes sociais todas com eles, e peço a vós meus queridos leitores, passem a palavra:

Não se escreve como se lê – Pode parecer complicado encaixar, mas é aqui que residem 90% dos problemas ortográficos do Portugal jovem (e não só). Esquecem-se os princípios básicos de que não existe “voçês” ou “vossês”, que soam imenso como “vocês”… tal como “ouvio” parece “ouviu”... mas não é. aprendem-se essas coisas na segunda classe mais coisa menos coisa, e acho boa ideia que se conservem.
Os espaços são nossos amigos – Oh sim, os espaços em branco têm a sua razão de ser. Transformam agente n'a gente e por aí adiante. Eu sei que pode parecer imbecil que alguém não siga esta regra tão básica mas...muita gente nem quer saber.
Os tracinhos e as letras duplicadas existem para ser usados – Parecendo que não, “soubese” não existe, e não se percebe o que se quer dizer com isso. Soube-se ou soubesse?

E pudia comtinoar a noite toda, mas o mau portugês dáme Orticárias e tenho qe ir çair.
Até amanhã.
E digam na comment Box os erros ortográficos que vos dão cabo do miolo ;)

6 comentários:

  1. Ok! Nem tanto, eu não chego a 6/7 livros por mês , 2 por mês e já fico toda contente, até porque cada vez fica mais caro ler...arre! Se fica. Mas concordo contigo, mete-me impressão a forma como muita gente escreve...imensa impressão :/ e às vezes fico até confusa se sou eu que escrevo mal quando me deparo com certos erros. Tudo bem que há erros por engano lá isso há até eu os cometo. Mas bolas daí a escrever "voçê" ...deixa-me totalmente arrepiada! E não são poucas as pessoas que os comentem infelizmente...

    ResponderExcluir
  2. Eu passo-me completamente com erros ortográficos e abreviaturas... À uns dias estava a tentar (sim digo tentar porque foi mesmo tentar e como não consegui desisti)ler um post num blog e aquilo estava repleto de erros e abreviaturas, coisas que me irritam... Abreviar nas sms eu ainda percebo mas em blogs?!?! Eu passo-me com isso... Que se abrevie quando estamos a mandar sms, eu ainda tolero mas erros, valha-me Deus... tocar letras por outras que têm (ou pensam que têm) o mesmo som também me irrita bastante pois eu demoro mais de 5 minutos só para entender a mensagem, substituir um que por um k eu até entendo (também faço isso)mas substituir s e c por x tira-me do sério... Outra coisa que me tira também do sério é não usarem os tracinhos quando assim é exigido há quem não entenda que que soube-se e soubesse, passa-se e passasse não são a mesma coisa... Estas coisas deixam-me várias vezes a pensar o que é que estas pessoas andam/andaram a fazer na escola... Será que agora não os ensinam a escrever correctamente? Mas note-se que eu não estou aqui a dizer que não dou erros e que sei escrever tudo, óbvio que não sei, mas quando tenho dúvidas pesquiso para as tirar e não escrever errado principalmente em coisas que vão ser lidas por terceiros

    ResponderExcluir
  3. Porra... A mim, irritam-me os "xxxxx" em sítios que não têm sentido nenhum e os "us" no sítio dos "os", a falta dos tracinhos (não consigo perceber a dificuldade de quando usar "-" ou "ss") e a falta do "h" quando se usa o verbo haver... :P

    ResponderExcluir
  4. *Lili*
    Só neste ultimo mês é que li menos, mas a média ronda mesmo os seis sete xD. Leio da biblioteca, se comprasse tudo o que leio tava tramado.
    Quando estou no computador tenho o hábito de ver se as letras estão próximas no teclado, para justificar ou não os erros de escrita xD

    Tânia
    Não tenho paciência para coisas "codificadas" xD
    Há muita gente que se ler um livro por ano já é um pau, e habitua-se demasiado a abreviar e às trocas e baldrocas dos sms e afins.
    D.
    Ai isso dos x e k e y são exemplos clássicos do pitaguês. já falei disso há coisa de um ano ou dois.

    ResponderExcluir
  5. so p dizer q tenho escrito os comentarios num teclado americano por isso e'q os meus acentos sao parvos, hehe
    e parece que ha' esta necessidd d escrever em co'digo, e' meio caminho para ser FIXE! percebes onde quero chegar?

    ResponderExcluir
  6. soblushed
    Nota-se que não consegues escrever os acentos xD já me aconteceu umas quantas vezes, isso até nem é nada de por aí além. é, fixe e retardado xD.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...