quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Ricardo's Time Machine IV

Hoje estava a arrumar umas caixas, e deparei-me com uma mão cheia deles.
redondos, com bonecos,de plástico ou de cartão, tive-os às dezenas.
Sim, estou a falar dos:
Tazos
Quem é que não se lembra deles?
Das muitas bugigangas que preencheram gavetas e gavetas da minha criancice (e da minha casa, literalmente), os tazos são ocupantes de um dos primeiros lugares.
Eram coloridos, tinham desenhos, eram pequeninos e toda a gente os tinha.
Enfâse em TODA a gente.
Os meus resistentes
Era a febre da altura (dos falecidos 90s), e tenho a sensação que se criou uma grande fornada de pequenas lontras que se empazinavam em batatas fritas à custa dos tazos... Eu incluído.  
Houve imensas colecções por cá. Tazos dos pokemons, dos power rangers, dos looney tunes e de uma penca deles (a dada altura as empresas de cromos começaram a comercializar carteirinhas de tazos de colecções próprias, embora os da matutano tenham sido mais famosos) que pareciam todos muito mais interessantes do que efectivamente eram.

Lembro-me de que havia tazos normais, os super/mega/qualquer coisa tazos (que eram uma rodelonas de plástico super grosso, que nem sempre saíam nas batatas) e mais tarde apareceram os tazos voadores - que se encaixavam uns nos outros e tal. Era basicamente tudo a mesma trenta, mas alegadamente uns tinham mais "valor que outros" e "mais potência" - dizia-se por essas palavras.
Punhamo-nos em filinhas, como se estivéssemos a presenciar algum ritual deveras importante, e organizavamos esporadicamente jogos (Eu não me arriscava sempre a jogar, porque tinha uma maravilhosa pontaria.) E tentávamos derrubar as torres de tazos, enquanto ficávamos muito admirados quando algum coleguinha conseguia virar uma mão cheia deles - o que significava que passavam a ser dele.

Nessa altura, fazíamos fila nos supermercados para comprar as batatas da matutano e ganhar os tazos mais "raros", e depois ocupar o recreio a trocar tazos, e a tentar amarfanhar os tazos uns dos outros. Como era complicado andar com as famosas rodelinhas à solta na mochila, algum génio do marketing inventou os porta tazos. eram basicamente tubos de plástico - ou seriam de cartão? não tenho a certeza - próprios para o transporte dos nossos tazzos, sem o risco de se riscarem ou perderem, e por aproximadamente duzentos paus (1 euro hoje em dia) conseguíamos um porta tazos oficial.
Mais tarde foram aparecendo outros acessórios mas não os cheguei a comprar.

Sei que cheguei a ter mais de cem (tazos, não quilos.... se bem que à velocidade que eu papava aquelas batatas todas também podia ter lá chegado), e que um dos meus pequenos prazeres da altura era tirá-los da caixinha, e espalhá-los na cama como se fossem moedinhas, para olhar para eles. 
Eram o meu pequeno tesouro (isto soou bastante à senhor dos Anéis, I know).


E vocês?
Chegaram a ter Tazos?
Ainda têm algum?
Já sabem, leiam, comentem, subscrevam e se quiserem, sugiram coisas aqui para a time machine!

11 comentários:

  1. Adorei! Opah um post para recordar a minha infância :')
    Ainda perdi alguns nessas ditas "batalhas" <.< e porra que eram logo os melhores! Tive tantos dos fininhos, e só com esses é que cheguei a jogar...maioritariamente do pokémon. Depois tive também os mais grossos, e tive os que se encaixavam uns nos outros. Dos pokémon, shin chan, bugs bunny entre outros :) eram os tazos e os berlindes... perdi muitos mas também ganhei muitos *-* agora fazem parte da minha casa, mas já não os vejo há "n" tempo :) Um bom post este *-* realmente bom*

    ResponderExcluir
  2. Gostava tanto dos Tazos! Já nem sei onde param, só sei que tinha, também, uma colecção deles... Que em conjunto com a colecção do meu irmão, ficava uma colecção enorme :) Eram o máximo. Como era muito agarrada, nunca entrei em competições no recreio; ou, se entrava, era com crianças como eu e, portanto, ficávamos com os que já tínhamos. Lol ;) Ou então com o meu irmão e aí também ficava cada um com os seus :) Ah, doce infância ;)

    ResponderExcluir
  3. Aii os tazos +.+ Eu era viciadona neles. Acho que ainda devo ter alguns em casa, tenho de investigar.
    Anyway, lembro-me de passar tardes inteiras a brincar com eles, a fazer batalhas com o resto da "criançada" aqui da rua, a trocar os que já tinhamos repetidos, a montar os belos dos tazos voadores... Era tão giro. Cheguei a ter um ou dois porta tazos repletos, adorava os da Looney Toons, mas claro que também colecionava os dos Pokémon e dos Power Rangers (quem é a crianças dos 90's que não adorava Pokémon e Power Rangers?!)
    Um óptimo post para recordar esta parte tão divertida da infância que, mais uma vez, prova que, embora não tivessemos Internet nem mil e um jogos de consola como os miúdos de hoje em dia, conseguiamos divertir-nos à grande, e ao ar livre ;)

    ResponderExcluir
  4. eu e o meu irmão tinhamos tantos... :)

    ResponderExcluir
  5. Quase chorei! Eu quero os tazzos de novo!!!
    As crianças de hoje em dia nunca vão entender como aquilo era bom...

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! (Aliás, acho muito giro fazeres estes posts "time machine".)

    Tb tinha Tazos mas não jogava com eles pa não os perder ;) Acho que ainda andam algures pela casa dos meus pais... :P

    (Desculpa, mas não resisto corrigir: o verbo haver não tem plural, por isso "houveram" não existe...)

    ResponderExcluir
  7. :O tazos!! agora que estou a pensar nisso, ainda tenho numa gaveta a minha colecçao :D

    ResponderExcluir
  8. *Lili*
    Ainda bem que gostaste, a ideia é mesmo levar as pessoas que rondam a minha geração a uns minutinhos de nostalgia ;P
    Dos que se encaixavam não gostava nada, nao tinha jeito para atirar aquilo xD
    Berlindes também tenho uma caixinha cheia deles, mas com esses nunca cheguei a jogar mesmo.

    B.L.
    Eu não tenho irmãos, mas a minha prima de vez em quando ia me aos tazos e lá desapareciam uns quantos xD. quando fazia "batalhas" com eles, escolhia sempre os repetidos, para o caso de os perder xD.


    NiSousa ☮
    Por acaso é uma coisa que me faz ter pena dos putos hoje em dia, parece que perdem alguma coisa da infância só com computadores e jogos de consola e facebooks logo mal aprendem a usar um pc. Passei tantas tardes de roda dos tazos xD

    Sofia
    Eu tenho pena de ter perdido os meus :(

    caracois dourados
    Ai toma lá um lenço, pronto xD.
    Pois não. se bem que os putos se entreteem com qualquer coisa, talvez se dermos tazos aos miúdos eles gostem xD.

    D.
    (Obrigado pela correcção, juro que fiquei um bocadinho entre o houve e o houveram, mas tenho tendência a fazer esse erro. já corrigi)
    Ainda bem que gostas destes posts, ainda vão haver mais. quanto mais reviro mais coisas encontro xD.

    Jo
    Ui! bora fazer uma batalha! xD

    ResponderExcluir
  9. Os tazos... também tive uma coisa dessas (leia-se muitas) mas eu não jogava, gosto muito das minhas coisas e não as queria perder... quando eu e as minhas amigas "jogávamos" utilizávamos apenas os tazos de uma de nos e assim sabias quais eram os tazos de quem e ninguém perdia tazos (coisas de meninas... estes posts são bons para recordar bons velhos tempos...

    ResponderExcluir
  10. Tânia
    Eras como eu, não gostavas de os perder ao jogo XD

    ResponderExcluir
  11. eu quando ia com a minha mãe ao supermercado chateava-a sempre para ela me dar batatas fritas só por causa dos tazos, não faço é mínima ideia de onde eles estão

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...