quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Ricardo's Time Machine V


Hoje vamos falar de 5 adolescentes em maillot, um careca cabeçudo e um aspirador falante.
Não adivinharam do que estou a falar?

Power rangers

Agora que penso nisto, diz-se que estamos a ficar todos mais tolerantes e tal, mas antigamente não havia tanta distinção entre os bonecos animados de menino e os de menina, nós papávamos praticamente tudo o que mexesse na TV como se não houvesse amanhã, sem grandes distinções.
Os power rangers não foram a excepção.

A história é muito simples, uma bruxa do espaço queria destruir a terra, fez uma base qualquer na lua, e então o seu arqui inimigo, o zordon (uma cabeça gigante careca) convocou uns adolescentes (Deveriam ser adolescentes, mas nenhum deles me parece ter menos de 20 anos na altura da série) e deu-lhes uns “transmorfadores” (não inventei o termo, era o que lhes chamavam) mágicos que os transformavam em guerreiros mascarados de maillot justo e capacetes gigantes, os fantásticos power rangers.

Podia aqui pregar-vos uma grande mentira e dizer que me lembro fanaticamente de todos os episódios tintim por tintim, e que sei como é que acabou a história (também não é preciso pensar muito no assunto), mas os episódios consistiam todos no mesmo. Basicamente todos os episódios a bruxa má, a Rita Repulsa, mandava um... monstro (alien, ou lá o que era) atacar a cidade de Angel Grove, eles davam-lhe tiros por um bocado, e andavam a dançaricar com ele, até ele se tornar gigante e os power rangers terem de invocar os seus megazords, que se encaixavam de mais maneira do que as existentes no kamasutra (a sério, aquilo era uma rebaldaria. Chegavam a juntar-se 7 robots de cada vez). E formavam o ultrazord e o megazord e superultra megazord, e todos aqueles robots que faziam qualquer rapazinho querer entrar no ecrã.

Posso não me lembrar da história toda, mas sinto efectivamente um bocadinho de saudades da faceta educacional dos power rangers. É uma coisa de que ainda me lembro relativamente bem na série, eram os pequenos conselhos e lições de moral que os actores deixavam no fim dos episódios (coisa típica nas séries infantis dos inícios dos 90s). Se por 20 minutos seguidos davam cabo do canastro à escumalha extraterreste, no fim do dia tinham sempre algum sábio conselho para nos dar, do género “não andes à pancada com os teus amiguinhos” ou “não brinques com facas”qualquer outra coisa que os pais aprovassem.

Vendo em retrospectiva não eram tão fantásticos quanto isso, as lutas eram demasiado coreografadas e os inimigos usavam quase todos fatos de borracha, para além de em todos os episódios os monstros gigantes espezinharem uns quantos arranha céus, e no episódio seguinte estar tudo reconstruído, e aparentemente ninguém se lembrar disso.
O que não nos impedia lá na escolinha de brincarmos grande parte dos recreios aos power rangers. toda a gente via os power rangers. Era uma coisa muito moderna, cheia de efeitos especiais, e lutas e luzes e monstros, não esquecer que estávamos nos 90s e animação digital era mentira.
Eu queria sempre ser o ranger azul (pensando bem sobre isso, acho que era um presságio para me avisar de que ia usar óculos num futuro próximo), e as meninas queriam todas ser a ranger cor de rosa, e andávamos pelas ruas com pistolas de plástico a fingir que estávamos a salvar o universo dos aliens malvados.

E vocês?
Viam os power rangers?
Chegaram a sofrer daquela praga dos artigos dos power rangers (pijamas, tshirts, cuecas, lancheiras, whatever)?
Vá, toca a ler, subscrever, comentar, fazer gosto no facebook, e por aí a fora. vou responder agora aos comentários em atraso.

5 comentários:

  1. Eu vibrava com os Power Rangers... Gostava mesmo daquilo! Tinha os bonecos, inventava histórias... Ah, doce início dos anos 90... ;) Claro que sim, que aquilo era sempre a mesma fórmula e tal, mas para quem tinha 5 anos, isso não interessava :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que qualquer miúdo daquela altura "devorava" os episódios dos power rangers apesar aquilo ser sempre a mesma historia... os bons e os maus a lutarem e os bons no final do episódio a ganhar, a historia era sempre a mesma, mas o que mais interessava era saber qual era o monstro com que lutavam naquela semana... e quem não brincou aos power rangers naquela altura? também não havia muito mais com que brincar :) Se não havia mais nada, brincava-se às series dos "desenhos animados"... Da praga dos artigos dos power rangers eu não sofri (mas eu sou menina, essas coisas dos power rangers eram mais para meninos) nós meninas, apesar de também gostarmos dos power rangers sempre tínhamos a barbie e da barbie sim eu tinha essas coisas todas...

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me perfeitamente de andar a brincar pela rua fora aos power rangers. Eramos tantos miudos que às vezes até havia mais que um da mesma cor xD
    Os efeitos especiais eram uma treta, as lutas, como disseste e bem, demasiado coreografadas, mas nós eramos felizes na mesma ;p

    ResponderExcluir
  4. Todas estas séries; de Jaspion a Power Rangers... Eu sempre escolhia um para ser.
    Quando criança eu era:
    Jaspion.
    Marte dos Cybercops.
    Ranger Azul.
    E mudando de seriado, eu era o Donatello de Tartarugas Ninjas.
    Tempo bom que não volta.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. B.L.
    Tenho algures um "morpher" que a minha mãe ia deitar fora lá da loja onde trabalhou.
    De vez em quando ainda mexo naquilo tudo xD

    Tânia
    Tecnicamente os monstros eram todos parecidos, mas nem interessava muito xD.

    NiSousa
    Os rapazes queriam todos ser o vermelho ou o preto... eu queria sempre ser o azul xD.
    Oh se éramos felizes! xD

    Jefferson Nunes
    IIIH as tartarugaaas! xD
    Por acaso aí não tinha preferência específica xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...