quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Ricardo's Time Machine VI

Quando perguntávamos aos nossos pais se podíamos ter um cão ou um gato, o discurso que se fazia ouvir era invariavelmente o da responsabilidade. “ter um animal de estimação requer responsabilidade e tens que lhe dar de comer, e dar banho, e ir passear e assim, não são só brincadeiras no parque. Depois a mãe e o pai é que acabam a tomar conta dele”.e uma maneira fantástica que surgiu nos 90's de contornar toda essa conversa, foram os:


Eu sei que a ideia daquilo era bonita e construtiva, dar-nos um animal de estimação virtual/filhote (sim, que haviam os tamagotchis com bebés humanos) para as mãos.
Tamagotchi
Tamagotchi (imagem daqui: stopsign)
Queriam que tivéssemos mais a noção de como prestar atenção ás coisas e a melhor maneira de o conseguir era – alegadamente – através de um bonequinho em 8 bits.

E talvez até resultasse na teoria, mas o bonito fica-se por aí.
Porquê?
Para quem nunca mexeu num tamagotchi, eu explico como aquilo funcionava.
Quando se ligava o tamagotchi havia um ovo. Era sempre um ovo, quer saisse de lá uma galinha ou um elefante. O ovo chocava e tínhamos uma boa muito estranha que era alegadamente o nosso bebé.
E aquilo funcionava efectivamente como um bebé, muito, muito, muito chato. Como? Dizem vocês? Havia no mínimo 3 botões com as funções básicas, comer, banho, dormir.
E o raio do tamagotchi apitava cada vez que o bichinho queria alguma coisa, o que era sempre nas melhores alturas, e a toda a hora. E não era um apitozinho baixinho e suportável, era estilo mini despertador que ficava a apitar durante um bom tempo até alguém dar um hamburguês a fingir, ou uma sanita ao bicharoco.
Se não lhe satisfizéssemos os pedidos ele morria. Era um bocadinho deprimente ver o bicho ali com cruzes em cima dos olhos e a boiar até alguém carregar no “reset” e poder substituir o falecido por outro igual.

Eu tive aproximadamente 10 tamagotchis e escusado será dizer que morreram todos vezes sem conta, antes de se avariarem ou perderem no buraco negro que era o meu armário.
Oh yeah, infanticídio FTW.
Claro que havia sempre um coleguinha qualquer que conseguia que o tamagotchi crescesse e durasse meses, fazendo com que todos nós jovens pais negligentes nos sentíssemos um lixo com o genocídio digital que causámos anteriormente.

Mesmo sendo irritantes, e mesmo que quase ninguém conseguisse mantê-los vivos por mais de duas semanas consecutivas, os tamagotchis eram bastante populares.
A minha mãe trabalhava numa papelaria que vendia bugigangas dessas, por isso tive uma montanha deles, de todas as cores e feitios, todos com o triste destino que já conhecem.
Houveram umas quantas versões que eram basicamente todas iguais umas às outras, tirando o tamagotchi oficial dos pokemons que era uma pokebola com um ecrã e um pikachu lá espetado no meio.
Não me lembro concretamente como é que eles apareceram em Portugal, nem como se passou a palavra tão depressa, mas o facto é que de um dia para o outro toda a gente – pró menino e prá menina – tinha um tamagotchi.
Claro, quase tão rapidamente como se espalhou o furor, dissipou-se.
Acho que devem ter feito uma petição para acabarmos com os maus tratos infantis virtuais ou assim.

E vocês?
Chegaram a ter algum tamagotchi?
Matavam-nos todos como eu?
Vá, toca a ler, comentar, subscrever e partilhar ;P

13 comentários:

  1. Eu tb tive tamagotchis e adorava, mas os meus morriam todos porque a minha mae nao me deixava leva-los para a escola...
    Há pouco tempo vi um e tentei levar para o meu irmao, mas ele nao achou piada nenhuma aquilo.

    ResponderExcluir
  2. lembro me bastante bem da época do tamagotchi, todos os meus amigos tinham...eu nunca tive, nao achava piada, nao tinham pelo, nem podiamos apertá-los até nos darem uma dentada.. sempre tive cães, o ultimo deram me quando eu tinha 10 anos, e ficou durante 16 anos.. é por isso, que nessa época não precisei dum tamagotchi.. :)
    hoje vivo o trauma de uma amiga, que também nunca teve, e anda há meses a falar disso, mas os malditos bichos desapareceram.. extinguiram-se.. porque nao os encontro em lado nenhum, para a conseguir calar...
    se vires algum, avisa... ;)

    ResponderExcluir
  3. Tamagotchi... Eu tive uma coisas dessas (como todas as criancinhas dessa altura tiveram - acho eu) era verde com uns corações cor de rosa(que cena, ainda me lembro como ele era) e tb me apoderei dos outros tamagotchis da familia (dos primos)... Eu matava-os sempre... era vê-los a morrer de fome ou todos sujos por falta de limpeza comigo não aguentavam mais de 2 dias vivos... sou uma assassina do bichinho do tamagotchi...
    Mas essa coisa ainda existe... andam por ai escondidos em algumas lojas dos chineses... a minha afilhada tem 6 anos e à uns tempos andava com uma coisa dessas...
    esses seres ainda andam por ai lol!!!
    qualuer dia essa febre volta e vamos ver outra vez as criancinhas a assassinar tamagotchis :)

    ResponderExcluir
  4. sim, tive tamagochis e sim, todos eles acabaram invariavelmente no cemitério dos tamagochis. Mas a memória mais marcante que tenho do bicharoco foi quando a minha mãe, após aturar o apitar interminável na maquineta, e após termos tentado cuidar do bicho com o maior cuidado e de todas as maneiras possíveis (não resultaram, btw, e o gajo não se calava), decidiu escaca-lo no meio do chão. Foi de tal maneira traumática, que nunca mais liguei muito aos tamagochis..

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar de algo assim, mas nunca vi e pela maneira que funciona, nem quero ver... rsrs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Aaaah, not me. Sempre tive cães e gatos com pernas e pêlo e assim... que quando c*gavam... c*agavam mesmo. -.-'

    ResponderExcluir
  7. Eu tive um e prostituía-o nas ruas de Lisboa! :|

    ResponderExcluir
  8. Eu não tive um dos verdadeiros tive uma imitação das mais baratas que serviu para o mesmo. Lembro-me que na atura até havia gente que chorava quando o boneco morria -.-

    ResponderExcluir
  9. Ah eu tive dois tamagochis e gostava bué daquilo. Era só fazer amigos e ter bebés com os dos meus colegas, toda a gente tinha na minha escola xD Eish, agora deste-me saudades disso, mas não faço ideia absoluta onde pus o bicharoco.

    ResponderExcluir
  10. caracois dourados
    Eu ás vezes levava os meus para a escola, mas eles nunca apitavam lá por acaso xD. Já não vejo disso há anos. devem haver nos chinas se calhar.

    daniela
    Só tive o primeiro cão aos 11 anos e não o pude ter em casa, acabei por o levar para o alentejo onde morreu ;-;
    Como disse em cima, acho que nos chineses ainda devem haver.

    Tânia
    Não faço a mais pequena ideia das cores do meu, a forma era tipo aquela da foto xD
    Não me cheira que vá ser a mesma febre, agora já há coisas muito mais xpto que substituem isso xD.

    Vanessa R.
    AI LOOOOL sim, realmente acho que é uma experiência boa xD
    RIP tamagotchi

    Dama de Cinzas
    Agora não me parece que vá ver com grande frequência disso xD

    anouc
    Eu nunca pude ter bichinhos de estimação :(

    Aflito
    Bad parenting xD
    Eu tive um e prostituía-o nas ruas de Lisboa! :|

    Miss Murder
    Oh, eu também tinha dos tamagochis "genéricos" que os outros eram muito caros.
    Por acaso nunca apanhei ninguém a chorar por isso xD.

    Azeitona
    Até gostava de encontrar um dos meus velhinhos aqui por casa... mas não me cheira xD. Tinha colegas que punham nomes aos "filhotes" xD

    ResponderExcluir
  11. Ei Tamagotchi que saudades :) infância infância. Será que isso ainda se vende?

    ResponderExcluir
  12. D
    Acho que nas lojas de chineses ainda há disso à venda ;)

    ResponderExcluir
  13. Tantos que lhe perdi a conta...e sim, tambem morriam sempre tomasse eu as precauções que tomasse...=P
    bj*

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...