quinta-feira, março 01, 2012

Ricardo's Time Machine VIII

A time machine de hoje é muito Portuguesa.
Quem visita do outro lado do oceano - desculpem =( - , não deve conhecer a série de que vou falar, mas marcou a minha infância e provavelmente a de muitas pessoas cujas infâncias decorreram nos 90's.
(e com as notícias sobre a Sara Norte a toda a hora, não parava de me lembrar disto a semana toda)
Hoje vou falar de:

Quando vejo as séries Portuguesas de hoje em dia tenho quase sempre a tendência de comparar com estes “marcos” da minha memória – dentre os quais, médico de família – e tendo sempre a pensar que “já não se fazem séries como antigamente.
Mas já se sabe como é, nas memórias tudo parece mais intenso, mais dramático, mais colorido.
Hoje quando descobri no youtube uma série de episódios de Médico de família, tive a distinta sensação de que as minhas recordações de infância iam ser atropeladas pela dura realidade de que a série não era boa, e que a única razão para continuar a assistir àquilo se prenderia à ligação emocional, como aconteceu tantas vezes.... mas fiquei agradavelmente surpreendido.

Temos que ter em conta as limitações da época no que toca a qualidade de equipamento e assim, e obviamente que os actores não eram tão bons como eu me lembrava, mas continua a ser uma série que não me importaria de rever na TV – mesmo estando completamente desactualizada em milhentos aspectos.

Médico de Família foi uma série que passou nas TVs portuguesas entre 98 e 2000 e que foi um sucesso estrondoso.
A série rodava em torno de um médico (se o título não fosse completamente explicito nesse aspecto), viúvo e com três filhos.
Mudam-se de Lisboa para uma aldeia, juntamente com o avô, depois de a mãe morrer num acidente de automóvel.

E durante 2 anos era quase um ritual ligar a TV à noite para seguir as peripécias da família Melo.
Os episódios saltitavam entre as peripécias familiares co avô José(Henrique Mendes) e os miúdos, Pedro (Francisco Garcia) e Mariana(Sara Norte) – que era razão mais que suficiente para nos prender a nós putos – e a vida no centro de saúde onde o Diogo (Fernando Luís) trabalha, fazendo paragem pelas confusões com a Empregada “do norte” Lucinda (Maria João Abreu) – Quem é que não se lembra do “óh troilaré”? - e do namorado mecânico (Rui Paulo) e o colega (José Raposo) e toda uma panóplia de personagens secundárias das quais eu não me lembro completamente.
Toda a gente torcia pelo romance entre a tia Teresa (Rita Blanco) e o pai, que engonhou praticamente até ao fim da última temporada, claro, triunfando no fim, e à medida que crescíamos, os personagens pequeninos da novela cresciam connosco.
Era quase como uma visita à Família.
O que não deixa de ser estranho, porque agora tenho a sensação que tenho uma prima postiça presa por tráfico de droga, nice Job Sara Norte..

E vocês?
Viam médico de família?
Do que se lembram melhor da série?
Vá, toca a ler, comentar e subscrever!

8 comentários:

  1. Credo, o que te foste lembrar! Eu via e gostava imenso

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostava muito dessa série, principalmente dos miúdos e da empregada! Claro que se fosse ver isso nos dias de hoje provavelmente não ia gostar tanto, por isso o melhor é manter na memória.

    ResponderExcluir
  3. Gostava tanto dessa série! Todas as terças feiras, lá estava eu agarrada à tv a ver aquilo. Também achava que era do melhor que se fazia na TV, apesar de actualmente reconhecer, tal como tu, que a qualidade da representação, por exemplo, talvez não fosse das melhores. No entanto, temos que admitir que, mesmo assim, conseguia ser melhor que muita coisa que anda praí actualmente ;)

    ResponderExcluir
  4. Também gostava de ver. ;)
    E achei piada às letrinhas pequeninas do teu texto! :D

    ResponderExcluir
  5. Eu também gostava dessa serie, todos cá em casa (somos só 3 - não somos muitos :P) víamos o medico de família, era certinho, no dia do medico de família, estávamos todos juntos a ver. <do que eu me lembro mau da serie era la Lucinda a empregada e as suas cantorias, e aquele nome ficou tão na minha memória, que no último ano da faculdade havia uma caloira que se chamava Licinia e eu chamava-lhe Lucinda só porque me lembrava da Lucinda do médico de família :P

    ResponderExcluir
  6. Que saudades *.*

    Eu adorava a Lucinda e confesso aqui a minha pequena paixoneta pelo Ricardo Carriço, o homem tem charme...

    Mas nem me atrevo a rever e a estragar as memorias boas da minha infância.

    ResponderExcluir
  7. ...como eu gostava de ver isto...=)
    Dá vontade de rever...já que a SIC passa milhentas vezes os mesmos filmes podiam repassar a série também...bj*

    ResponderExcluir
  8. António Dell'Orr
    Eu só me lembro de coisas fossilizadas xD

    anokas tokas
    Pois, não vamos arruinar memórias xD

    B.L.
    Eh pah, com a quantidade de lixo televisivo que para cá anda actualmente até não me importaria de rever isso xD.

    D.
    Sara Norte, a prima perfeita xD.

    Tânia
    loool desgraçada da Licinia xD

    caracois dourados
    Ai sua badalhoca xD
    A minha mãe tambem gostava muito dele xD

    Ana Sofia
    Quem sabe, qualquer dia passam xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...