sábado, março 24, 2012

Ricardo's Time Machine XI

A time machine chegou atrasada esta semana, mas veio.
Hoje vou recordar um dos "marcos" da televisão infanto Juvenil Portuguesa, que contribuiu para a minha aceitação dos palhaços enquanto elementos produtivos da sociedade.
É isso mesmo, adivinharam, vou falar do:

Batatoon
Quem não se lembra do batatinha e do companhia, os dois palhaços mais famosos de Portugal?
Quando o saudoso Buereré e a sodona Ana Malhoa (já  aqui falei nela, no ano passado, embora qualquer dia fale no buereré). começaram a perder o gás, por volta de 98, os palhaços tomaram conta das audiências.
Durante 5 anos O batatoon (mais tarde super batatoon-acho que é um hábito nos programas infantis,meter "super" para tentar salvar do cancelamento) buzinava na minha TV.
Todos os dias, um bando de crianças extremamente sortudas estavam lá no estúdio a encher a plateia, enquanto nós, assistiamos do sofá às desventuras  do batatinha e do companhia, o palhaço com o vício do gel e dos penteados Fálicos.
O programa dividia-se no tempo em que passavam cartoons - Oh, a catch phrase, "chega-te à televisão, e carrega no botão" (ou qualquer coisa muito semelhante) - , tempo em que o Batatinha e o companhia faziam maluqueiras, e o companhia tentava roubar o programa ao batatinha, e os passatempos, que envolviam sempre prendas com a cara dos palhaços e dos personagens estampadas em todo o lado.
Haviam vários bonecos no estúdio, que nós, imbecis, acreditávamos estarem mais ou menos vivos, dentre os quais o sapo xixi, e mais tarde o irmão, cocó (quem viu sabe que é verdade), o urso João (que eu sempre vi como sendo um cão com crise de identidade) , a caixa do correio,(para onde era para ter mandado o desenho ao lado) e o microgaitas, que era um microfone - alegadamente - voador.
O sucesso foi crescendo e a dada altura toda a gente queria ir ao batatoon. as escolas "lutavam" para conseguir enviar uma turma aleatória lá - tenho uma prima velhaca que foi lá no dia de anos. Gosto muito dela, mas odiei-a naquele dia. - acabando por se tornar um franchise super lucrativo, que vendeu de tudo, desde lancheiras a puzzles, e até uma revista tiveram - que eu comprava religiosamente.

Quer dizer, nada poderia dar mal.
Eram engraçados, coloridos, andavam sempre ás turras, diziam piadas, e entupiam as criancinhas de bonecos animados e de passatempos....
Mas algo deu mal.
E por causa disso, o programa acabou, e passados dez anos, praticamente nunca mais ninguem viu o Batatinha ou o companhia.
Acho que este acontecimento é uma espécie de mito urbano Português.
Toda a gente ouviu dizer o que aconteceu naquela fatídica tarde de 2002 mas ninguém efectivamente se lembra de ter visto algo.
Pelo que contam, os palhaços andaram à batatada no estudio, com os miudos a ver e tudo. pararam a emissão do programa porque houve murros, pontapés e sangue.
Diz a lenda que o companhia competia por atenção,e se fartou de ser personagem secundário, indo ao trombil do batatinha.
Mais tarde acrescentaram-se laivos de badalhoquice quando me disseram que os palhaços andavam os dois enrolados, e que houve uma cena de ciumes.
Coisas que nunca saberei se são verdade.
E vocês?
Lembram-se do Batatoon?
Chegaram a ver a fatídica cena da batatada?
Vá, toca a ler comentar e subscrever!

5 comentários:

  1. Lembro-me da minha sobrinha ficar horas a ver isso :)

    ResponderExcluir
  2. Que me lembre, a real utilidade do Bataton era quando levavam cães dos canis a desfilar no programa e promoviam a sua adoção.
    Na altura via isso quase todos os dias, mas chateava-me um bocado o Batatinha achar-se muito importante e tratar mal o Companhia (não me admira que ele se tenha passado).
    De resto, se quando era pequena não achava piada à parte dos palhaços no circo, agora dispenso mesmo os palhaços. Por causa do medo que a minha irmã lhes tem, eu criei uma certa aversão aos palhaços.
    Na verdade, [ler com voz de suspense/terror] sabe-se lá quem tá por detrás da máscara...

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me de ver as cenas normais, mas eu gostava de ver sobretudo o samurai X!!

    De resto, nao faço a mínima ideia do que se tenha passado.

    PS: Acho que cheguei a enviar o meu desenho ;)

    ResponderExcluir
  4. Deus me livre... qualquer dia temos o regresso do bataton... falaste dos power rangers, eles regressaram, falaste dos pega monstros, eles voltaram mas agora com o nome de pegajosos... qualquer dia regressa o bataton (meu deus... espero que não)

    A única coisa que me interessava no bataton eram os desenhos animados, porque detesto palhaços, bem o que eu detesto mascaras, sabe-se lá o que nos pode acontecer quando nos cruzamos com alguém com uma mascara (até já fiz um post no carnaval sobre isso) e os palhaço não são excepção, parecem muito lindo e fofinhos e depois sabe-se lá

    Não assisti a essa cena de pancadaria em directo, mas devia ter sido uma coisa interessante para se ver, e se mostrassem essas cenas, em casa iria parecer mais uma tentativa do companhia para roubar o programa ao batatinha :)

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a frase era mais "Comando na mão e carrega no botão" xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...