domingo, abril 22, 2012

Um guia de más maneiras e óptimas desculpas

Quem é que à última da hora nunca teve que se escapulir de um convite indesejado?
Uma festa de anos de alguém de quem nem gostamos muito, uma proposta de vela, you name it.
Por muita afinidade que se tenha com uma pessoa, nem sempre se pode dizer "Não me apetece ir apanhar uma seca do caraças, desculpa lá qualquer coisinha", porque por muito que as pessoas digam que não se importam e que preferem ouvir a verdade logo de chofre, isso é geralmente treta, ninguém gosta de levar uma nega

Aqui entram as desculpas, a escapatória mais prática e utilizada por toda a gente.
Antes de desenvolver...
Como toda a gente sabe, é muito feio e muito pouco ético usar desculpas, yada yada yada. devíamos todos conversar e dizer uns aos outros "tu és um tédio" quando nos apetece, porque assim é que se tem um mundo melhor e... who cares?
toda a gente já usou desculpas. se vêm aqui dar uma de psicólogo de esquina está ali a cruzinha, podem  fechar, sim?

Ora , como gosto de ser útil, hoje lembrei me de fazer um countdown das 4 desculpas mais eficientes/utilizadas.
#4 - O teletransporte
exemplo:
"Iiiiih! não estou aí em baixo. estou no Alentejo"
It works. é só substituir "Alentejo" por qualquer outro sítio no globo.
Ninguém vai efectivamente verificar se estamos em casa... I hope.
Não é muito prática por termos que ficar efectivamente confinados ao conforto do lar... oh wait, that aint that bad.
#3 - Os visitantes fantasma
exemplo:
"Ah...desculpa F, não posso ir contigo e o teu namorado ao cinema, tenho aqui a minha avó..." 
Quem já disse uma do género levante a mão! e quem já disse isso quando a família não está efectivamente lá, levante as duas!
A família é daquelas desculpas com as quais nunca se discute, porque... bem, são família.
Não importa o pequeno pormenor de provavelmente a avó estar a 100 km de distância a fazer caldeirada de borrego.  Podemos sempre utilizar a velha máxima " a família está no coração" para apaziguar a consciência.

#2 - A vida académica/profissional
exemplo:
"tenho um exame, não dá :/ "
Acho que nunca cheguei a usar esta mas a verdade é que raramente falha.
Há sempre o risco de termos colegas em comum que deitem por terra o teste fictício ou a reunião de trabalho no dia seguinte. Fora esse handycap, nunca percebi porquê, mas toda a gente cai nesta num piscar de olhos.
# 1 - A doença fictícia
exemplo:
"estou de cama com uma gripe enorme, cof cof cof"
É de todas a menos provável a dar para o torto, I mean, quem é que vem ver se estamos mesmo doentes? pelo menos nunca ninguém me veio tirar a temperatura quando estava "com febre" porque não quis ir aos anos da irmã chata da L. e para as leitoras, há o bónus de dizerem "estou com o período" não há ninguém que queira sobreviver qe se arrisque a comprovar tal coisa. trust me.

Ora, claro, também há toda uma parafernália de desculpas esfarrapadas, aquelas que saem um bocadinho em cima do joelho, quando uma pessoa tem preguiça de usar uma das 4 magníficas acima, e acabamos por levar com coisas tão originais como deprimentes.
Desde "tenho uma unha encravada" a "o meu cão tem lombrigas", sentimo-nos especiais por despertar a veia literária do mentiroso amador que há em alguns de nós.

E vocês?
Para que situações usam desculpas?
Que desculpas usam quando se querem safar de alguma coisa?
Qual foi a desculpa esfarrapada mais engraçada que já receberam? e que já deram?
Vá, toca a comentar e a mostrar-me as vossas capacidades de inaptidão social, minhas alforrecas <3

8 comentários:

  1. Ahahaha Gostei imenso de ler. Sentido de humor não falta nas tuas escritas ;).
    Bem, eu já disse que estava adoentada quando não quis ir a um jantar de uma ex-colega de curso. Mas já me esquivei algumas vezes a certas saídas, mas nessas vezes ainda bem que as desculpas eram verdadeiras :) Sempre havia um motivo para me safar.

    Boa noite*

    ResponderExcluir
  2. Se eu não utilizei estas desculpas todas, não me devem faltar muitas...

    A do exame, sei que a disse algumas vezes aos meus pais, para evitar ir com eles a algum lugar que não queria e a desculpa era vou ter de estudar tenho um exame durante a semana ou para não vir passar determinado fim de semana a casa porque ia passa-lo com o namorado e a desculpa era, temos exame na segunda feira e vamos ficar cá para estudar em grupo, assim podemos tirar duvidas...

    A da família também resulta que é uma maravilha :) dizer que o meu primo X vem cá passar o fim de semana, não vai dar, realmente ele vem passar cá o fim de semana, mas nem sequer fica em minha casa, fica em casa da mãe dele, apenas passa em minha casa para dizer ola, lanchar/tomar café e pouco mais, mas isso é só um pormenor :)

    A do teletransporte eu nunca usei da forma como tu dizes, foi mais do género, ai nesse dia não posso, porque vou para tal lado, mas vão vocês, não deixem de ir só porque eu não vou...

    A desculpa de estar doente nunca usei, pelo menos não me lembro...
    Claro que já usei a desculpa do período, mas essa só cola se for dita a vocês rapazes :) Eu tentei usar essa desculpa, para me esquivar de uma ida à piscina, até estava a conseguir convencer não fosse estar outra rapariga no grupo para estragar a minha desculpa :)

    Também já disse que o meu carro estava no mecânico como desculpa para não ir a algum lado :) agora a em tempos de crise a falta de gasolina também é uma boa desculpa, ninguém vai verificar o nosso carro a ver se tem o deposito cheio ou não

    Há uma infinidade de desculpas que se forem bem pensadas servem que nem uma luva :)

    ResponderExcluir
  3. Ahaahah muito bom!
    Eu já a utilizei a dos visitantes fantasma e a da doença fictícia.
    Mas eu sou sincera a roçar o mal educado, portanto na maioria das vezes digo simplesmente que não me apetece ir, ou que acho que vai ser chato.
    É claro que depende um pouco da pessoa ou da situação, e até do meu estado de humor.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh desculpas, tantas e tantas vezes. ehehe
    Ninguém suporta fazer de castiçal ou de ir a sitio boring levar com um monte de gente chata.

    ResponderExcluir
  5. Humm que eu me lembre já usei praticamente todas!! Uma que uso muito é a de ter o tlm a carregar ou sem bateria quando não me apeteceu responder a uma mensagem com um eventual convite...=P

    ResponderExcluir
  6. loool mt bom! já lancei algumas como:
    "epah não posso to a tomar conta dos meus irmãos"
    "não da , tenho de ir as compras a minha mãe"
    mas admito que ja cai nessa da doença uma vez ,fico me foi um pouco caro acho que ah pessoa em si não teve a noção do dinheiro que me saiu do bolso , até porque tanto o convite como a desculpa partiram da mesma pessoa... mas é sempre bom conseguir escapar de mansinho e sem grandes dramas :)

    ResponderExcluir
  7. Normalmente digo que tou muito cansada, porque tive uma semana complicada, ou assim. Não gosto de inventar muito, para não correr mal. Se dissesse que tava doente ainda ficava com uma maleita qq pra aprender! :P

    A desculpa, verdadeira, mas mais parva de sempre foi: "não podemos ir pk deixámos a chave do carro dentro da mala que tem um sistema de segurança e ficou trancada. Temos que ir buscar a chave suplente a minha casa e só chegamos aí muito tarde, é chato..."

    Mas ó Ricardo, realmente, a do período, só se forem convites de gajos. As raparigas não caiem nessa..

    ResponderExcluir
  8. "A minha mãe tem o carro dela no mecânico e saiu no meu..." - Isto correu mal com uma reposta "não faz mal, passo em tua casa às 8h", pelo que a partir desse dia só uso com pessoas que eu sei que não me vão oferecer boleia.

    E houve uma altura que usei tantas vezes a "hoje estou um bocadinho mal-disposta" que as minhas amigas pensaram que eu podia estar grávida -.-

    Actualmente quando nao me apetece ando a usar "nesse dia não vou estar, já tenho umas coisas marcadas..."

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...