quarta-feira, outubro 03, 2012

Ninguém quer ser gordo*

Não é uma afirmação simpática, ou bonita, mas é a mais transparente das verdades.
Ao contrário da magreza, ou dos músculos, que nem toda a gente quer alcançar (pasmem-se, nem toda a gente quer ser magra, tonificada ou musculada) não conheci, até à presente data, uma única pessoa que de sã consciência me tenha dito “eu cá quero é ficar gordo(a)”.

Não acho que tenha tanto a ver com os benditos padrões de beleza, como se quer fazer parecer pelos feios deste mundo.
Porque ser gordo não quer dizer ser feio.
Não, o grande problema de ser gordo é, acima de tudo, não ser prático.
Afinal, vivemos num mundo formatado para pessoas médias, e ter um corpo que não caiba num carro, num avião ou num par de calças é uma coisa que obviamente ninguém quer.

Não estou a dizer que os gordos são aberrações da natureza, que os odeio ou que tenho qualquer tipo de repulsa por eles .
Não estou a dizer que por ser magro sou melhor que qualquer gordo, Isto não é uma das teorias MargaridóRebeloPintónicas, de que as gordas têm sorte porque podem dar peidos e mijar em pé sem se preocuparem, e que a boazona magra é que sofre.
Não estou a dizer que os gordos não são gente, e por serem gordos são cidadãos de segunda.
Estou a dizer que Ninguém quer ser gordo.

E ninguém quer ser gordo porque um gordo é "cheiinho", "rechonchudo", "forte" - aparentemente ganhar 20 quilos concede a um indivíduo mais força - ,you name it, tudo menos a palavra começada por “g”, que continua conotada como um grande insulto (embora sempre se refiram a magros como magros.)
Porque em pleno século XXI, o gordo é tabu.
Um tabu que se trata de 3 formas diferentes.
Ou se ridiculariza - idiota do gordo - , Ou se beatifica - coitadinho do gordo -, Ou se ignora - gordo? não, forte.

E há toda uma cambada de cínicos pelo mundo fora a tentar disfarçar este facto.
Cínicos que do alto da sua magreza tomam as dores dos gordos, como se percebessem alguma coisa do que eles passam – É a mesma coisa que eu agora debitar sobre os sofrimentos das grávidas, get the point?
Cínicos que dentro das suas skinny jeans debitam sobre como “a beleza existem em todos os tamanhos”, para cinco minutos depois debitarem no facebook sobre o pneu da celebridade de eleição.
Cínicos que chamam a esta sociedade preconceituosa e superficial mas que nunca se sentiriam atraídas por uma pessoa que vestisse mais que o XL.

E com isto tudo não estou a pedir aos gordos deste país para se inscreverem no ginásio ou se cobrirem com uma burka, se jogarem da ponte ou desenvolverem um distúrbio alimentar.
Não estou a dizer também aos magros deste país que se sintam bem só porque são magros.
Só peço aos cínicos que se parem com as doses maciças de politicamente correto e aceitem o facto de que ninguém quer ser gordo.


*Claro, que ser gordo é uma coisa muito subjectiva, interpretem como quiserem alcachofras.

4 comentários:

  1. Este texto está muito bom. Cheguei a escrever um texto a falar neste tema, mas foi principalmente porque andava a ler diversas opiniões chocantes sobre as pessoas gordas. Que metem nojo, que são repugnantes, a dizerem que se vêem um gordo a entrar no McDonald's abanam a cabeça em sinal de reprovação...parecendo que não, isto são formas de bullying, de discriminação, de preconceito!

    Portanto, tal como tu, não digo que ser gordo é bom; digo é que ser gordo, não nos torna menos humanos. E há pessoas que não entendem isso. Que não se põem no lugar deles. Que não sabem o que eles sentem. Eu também não sei exactamente o que sentem, mas tenho a certeza absoluta de que não se sentem bem quando são criticados destrutivamente.

    Se quiseres ler: http://amoreoutrascrisesdogenero.blogspot.pt/2012/08/mais-um-post-sobre-pessoas-com-excesso.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana Laranjinha, me interessei muito pelo seu blog, mas não consegui ler ... não tenho permissão..

      Excluir
  2. Eu assumo e já falei disso no meu blog. Tenho pavor de ser gorda, desde quando comecei a perceber que poderia engordar e isso foi a partir de 25 anos de idade, que luto para me manter no peso e me mantenho.

    Sinceramente homens gordos tem muito pouca chance comigo, assumo isso sem problemas, porque é uma questão de gosto, não sinto atração.

    E acho que essas frases politicamente corretas para se enganar que ser gordo é legal, para mim não fazem nenhum efeito, quero mesmo é continuar no peso que estou... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Joana
    Mas aí é que está, irrita me que se tenham que ter paninhos quentes com os gordos. quer dizer, não são menos, nem mais que ninguém. há muita hipocrisia, muitas pessoas que dizem que todos os gordinhos são lindos e especiais, quando não acham isso, só para ficarem bem vistas. eu não me sinto atraido por pessoas gordas, mas não me sinto repelidos por elas, not my kind.

    Dama
    O que eu gosto de focar, é que muita gente pensa como vc, ou como eu, mas tem vergonha de admitir, porque fica mal no filme. não entendo porquê, honestamente.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...