quarta-feira, outubro 24, 2012

Os vegan pelos olhos de um omnívoro em tempos de crise

Desde que me lembro que não consigo comer aves de caça, porque tenho sempre a impressão que algures no meio do mato ficou um ninho de piquenas perdizes orfãs abandonadas ao relento, e eu estou a comer a mãe delas com batatinhas no forno e molho à caçador.
E por causa disto já houve quem me dissesse que eu devia virar vegan.

Eu não sei se isso seria algum elogio ou só um comentário como outro qualquer, mas hoje lembrei-me de responder.

Para começar não quero ser vegan porque os vegans são na maioria uns chatos.
Digo isto porque até à data nunca conheci um vegan que não tentasse obrigar toda a gente à sua volta a deixar de comer tudo o que tenha origem animal. E vamos ser honestos, para além de não ser nada simpático não respeitarem a opção alimentar das outras pessoas (como fazem com eles), ter que levar com um discurso moral efervescente cada vez que damos uma dentada num hambúrguer, ou comemos um ovo estrelado, dá sempre a sensação de que estamos a ser convidados para um culto religioso secreto “vamos abraçar um porco” ou “os ovos têm sentimentos”. Não é como se estivéssemos a matar vacas e porcos para fazer casacos de pele, ou para outro propósito fútil. É para comer...
Nessas alturas percebo como se sentem os fumadores com aquelas campanhas de choque em que mostram pulmões com cancro e pessoas com dentes podres. Not that great.

Depois há toda aquela coisa de não se poder comer nada que venha dos animais.
A coisa de não se comer os ditos animais eu percebo.
Aliás, é a única parte de ser vegan que eu até acho mais ou menos nobre, pronto.
Acho muito mal que se maltratem os animais que estão para abate, blablabla.
Mas alguém me explica de que maneira é que estamos a maltratar uma galinha por comer ovo cozido? Ou uma vaca por comer iogurtes?

Depois há todo o detalhe da comida vegan ser um dó.
Se eu tiver algum leitor vegan, já sei que me vai cair em cima e dizer que têm comida deliciosa e nhenhenhe. e quando são só os legumes eu até gosto e como uma data de vezes almoços vegetarianos, mas quando entra o tofu e o seitan e aquelas coisas que parecem mioleira alien, não sei, a minha fome evapora-se.

A coisa que eu mais gosto no meio disto tudo, mais até do que os pontos acima enumerados, é que ser vegan, é um desporto de gente rica.
Falam do respeito pelos animais e de como todo o mundo deveria adoptar essa filosofia de vida e nhenhenhe, mas se tiveres uma carteira vazia, comes carne ou tás lixado, porque tal como a equitação ou a vela, vegan é uma coisa de elites.

No, seriously, no supermercado compra-se um frango inteiro (1 quilo +-) por 3,60€. Um frango inteiro dá para 3/4 pessoas. uma família portanto.
Uma embalagem de tofu de 250 gramas custa 3,43€.
Digam-me lá quantos pobres têm dinheiro para coisas vegan, quando é quase tudo 2 a 3 vezes mais caro? Principalmente agora que estamos em tempos de crise?
É tudo uma hipocrisia, é o que é.

Dito isto, eu continuo a gostar de animaizinhos.
Gosto! Gosto das vaquinhas, dos porquinhos, dos cavalinhos, e dessas coisas todas. Curiosamente também continuo a gostar muito de uma costeleta, uma bifaninha, ou umas coxinhas de frango.
Deal with it.


E vocês pessoas?
São vegan - se forem vêm já reclamar, I know the drill - , vegetarianos, comem só peixe, ou são aqui como o Je e comem de tudo?
Seriam capazes de ser vegan?
Sim/não, porquê?
Acham que este modo de vida alguma vez vai ser mais acessível?

Vá, toca a comentar que eu vou comer o belo do hambúrguer, e um ovo estrelado com manteiga.

9 comentários:

  1. O meu irmão mais velho é vegan... é, como tu dizes, um chato... não por me querer "converter" mas porque se põe com discursos de que o leite não me faz falta nenhuma, e que eu viveria muito mais saudavel sem carne vermelha... bla bla bla
    Eu não me consigo imaginar a comer só vegetais, e afins. E uma vez uma amiga do meu irmão começou com o sermão de matar os animais, de ser egoista e isso tudo e eu antes de lhe virar as costas disse-lhe "eu não deixo de gostar de animais por os comer... mas e tu gostas? andas a comer-lhes a comida, e eles assim morrem à fome, para teu proveito próprio. é melhor assim?" e o assunto morreu!

    ResponderExcluir
  2. Os vegans não bebem leite por duas razões: Nas vacarias industriais elas sofrem porque vivem em condições miseráveis e por causa do impacto ambiental. Os ovos acho que é porque são filhos das galinhas.

    Eu até que tenho ideias vegetarianas mas como estou tão habituada a comer carne seria preciso um processo moroso para o ser. E estou a falar de vegetarianismo, não veganismo.
    Sim isso irrita-me também, parece que somos assassinos, o site da peta mete-me uma impressão porque há testemunhas que dizem que beber leite não é saudável, e muito menos carne. Eu não estou para aqui a morrer e na teoria tenho uma esperança media de vida de 70 anos.
    Cada um que decida se quer comer carne ou não, eu acho os vegetarianos fofinhos (depende, desde que me respeitem) mas por acaso nunca conheci um vegan.

    ResponderExcluir
  3. Acho que tudo pode ser dosado. Nunca quis ser vegetariana, mas também não sou louca por carne, passo sem se for preciso, ou se não tiver. Então pelo pouco de carne que como, acho que dá pra ir levando do jeito que tá... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Primeiro que tudo, e o que acontece normalmente com todas as pessoas que discutem o mesmo que discutes aqui, há muita falta de informação! ;)
    É importante antes de mais, não confundir o Veganismo com o Vegetarianismo! São conceitos diferentes, com origens diferentes e alimentação/estilo de vida diferentes.

    Eu sou semi-vegetariana, como peixe, ovos e leite, mas não como carne. Esta dieta começou sobretudo por questões de saúde, mas estaria a mentir se dissesse que a forma como os animais são tratados desde que nascem até chegarem aos nossos pratos não me faz confusão.

    Em relação à privação de produtos de origem animal, que acontece no vegetarianismo estrito e no veganismo, isso deve-se na forma como esses produtos chegam a nós.
    - leite: as vacas que produzem leite, geralmente são vacas usadas apenas para isso e são vacas que estão constantemente a empranhar para que produzam mais leite; pior que isso é que o leite é retirado de forma mecânica o que causa muitas vezes feridas nos mamilos que nunca têm tempo de cicatrizar o que faz com que algum pus da infecção dos mamilos acabe por ir parar ao leite.
    - ovos: tal como nas vacas, os ovos que se vendem são produzidos por galinhas que só têm essa função, algumas alteradas geneticamente para produzir mais que um ovo por dia e que vivem meses a fio numa gaiola com uma lâmpada por cima e sem qualquer espaço.
    - outros produtos como o couro, as peles, as lãs, basicamente é pelo modo como são extraídos dos animais, a ferro e fogo e com muito sofrimento.

    Em relação ao preço da alimentação. Ao contrário do que se pensa, os vegetarianos e vegans não comem assim tanto tofu, seitan e soja como se pensa. Aliás soja em demasia não é saudável, e seitan em demasia engorda, bué! Ainda assim, quem conhecer bem as marcas e onde comprar, conseguem-se esses produtos a bons preços.
    Em relação ao resto, uma alimentação onde abundam os vegetais, grãos e legumes fica bem mais barata que uma alimentação onde abunda a carne ou o peixe. Para além disso consegue ter as mesmas propriedades nutritivas, mesmo a nível de proteínas e também consegue ser mais saudável.

    E pronto, já chega de testamento. ;)

    ResponderExcluir
  5. Lia
    Eh pah, É o que mais me enerva nos vegan mesmo, e que curiosamente os vegetarianos não fazem tanto, isso de passar a vida a dar sermões.
    I just hate that.

    Victória
    Pois, tás como eu xD, não largo a minha carninha a não ser que seja preciso.

    Dama de Cinzas
    Pois, moderação pra mim é a chave.

    Mushroom
    Estive tentado a responder te num comment à parte, mas depois era chato pras outras leitoras né xD.
    a] Eu sei que há falta de informação, anyway, neste post estou a falar de vegans, não de vegetarianos. aliás até digo logo isso no título xD
    b] Há agora toda a moda dos produtos bio, em que os animais não são estimulados com produtos de crescimento e não são mantidos em caixas. são substancialmente mais caros, mas passam por inspeções. E há também quem crie em casa galinhas e coma os ovos. explica-me lá então como é que aí havia a desculpa de não se comer ovos.
    Quanto ao leite, pronto, tinha a sensação que era por isso, obrigado pelo esclarecimento.
    Quanto à pele... bem eu acho que não falei em pele vez nenhuma xD só referi que não estava a falar de matar animais pela pele e sim pela alimentação logo essa parte do comment foi só informação a mais I guess.
    c]Se te privares de toda a carne e peixe, faltam te alguns nutrientes que há nesses alimentos. daí criarem os substitutos de carne com elevado nível de proteínas e outras coisas que agora não me lembro.
    E again, produtos vegan digo produtos sem lactose, ovos ou coisas de origem animal. e essas coisas são geralmente muito mais caras, eu trabalho num supermercado, tenho perfeitamente essa noção xD
    d] Acho que muitas dessas restrições só servem para alimentar a culpa. as pessoas não comem isto ou aquilo porque se sentem culpadas, e depois sobem num pedestal para julgar todos os que o fazem. se queres que te diga acho isso muito giro.

    Ai eu não me incomodo com testamentos, tá descansada xD

    ResponderExcluir
  6. a) Eu sei que te referias aos vegans, mas como já vi muita gente a fazer essa confusão, foi só uma notinha. :P

    b)Sim, felizmente o mercado bio tem aumentado muito e também há sempre a opção caseira. Mas é exactamente nesse ponto que há mais divergência entre os vegans e os vegetarianos, os vegans protegem mesmo tudo o que é origem animal, independentemente da origem (caseira, bio, industrial)! ;)

    c)Se te privares mesmo de tudo o que é origem animal, podem faltar-te alguns aminoácidos, é verdade. Por isso é que muita gente opta pelo ovo-lacto vegetarianismo. E sim, eu tenho intolerância à lactose e os produtos sem isso são caros para xuxu! :(

    d)Como referiste no post há mesmo muito quem tente mudar os outros a impor um novo estilo de vida, porque acha que o seu é que é! É parvo! No máximo podes partilhar o que sabes e mostrar um outro lado das coisas às pessoas. Ninguém deve julgar ninguém, cada um sabe de si! ;)

    Abraço *

    ResponderExcluir
  7. Eu sou vegetariana, a minha irmã vegan. Mas por mi podem comer carne à vontade, nao me faz diferença. Até porque eu nao faço ito pelos animais em si, eu compreendo que as pessoas comam carne, faz parte. e se parassem de o fazer o mundo ficava uma rebaldaria. Eu não como nem carne nem peixe por uma simples questao que é: o consumo é demasiado grande. As pessoas comem 4 vezes mais carne/peixe do que necessario e para isso produz-se animais em massa. isso eu nao concordo, como tal, ao deixar de comer carne as pessoas que comem podem continuar com a sua aliemtnação. é só uma questao de balança. E eu respeito, desde que nao me venham com merdas de que eu so como comida de passarinho e "é nojento", como muita gente diz. (eu ate nem costumo convencer pessoas, da trbaalho e nao vale a pena.)

    ResponderExcluir
  8. Pq também a maioria dos vegans e vagetarianos são mulheres?

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...