segunda-feira, novembro 08, 2010

parenting 101


No post anterior comecei a abordar o tema família de forma indirecta, e acho que há muita coisa por explorar no mesmo assunto.
Hoje em dia está muito na moda aquela coisa de se ser um bom ou um mau pai... e toda a gente tem uma coisa a dizer sobre o assunto... mas raramente perguntam aos filhos.
Porra somos todos filhos e acho que temos qualquer coisinha a dizer sobre as capacidades de parenting dos nossos Pais (pais e mães, só Pais no geral).
Então como existem imensas revistas de parentalidade à venda, que ensinam (nem sempre da maneira mais correcta mas pronto) os pais a lidar com os filhos nas suas diversas fases…. e eu nunca vi nada do género que ensine os filhos a lidar com (e educar) os seus pais de forma conveniente, decidi dar a oportunidade a nós (os filhos) de comentar o assunto.
Como sou uma alminha caridosa deixo aqui uns quantos exemplos:
  • Manhã de bricolage não é uma boa maneira de bonding parental. – Aqui está uma coisa de que 90% dos pais (e mães) pensam ferrenhamente ser verdade. Em muitas revistas de parentalidade, incentivam À pratica de actividades em família… Montar um armário em conjunto Não é uma actividade em família. Geralmente o trabalho todo cai em cima de algum dos intervenientes enquanto os outros ficam a olhar e a mandar bitaites (geralmente eu fico a montar as coisas e os meus pais a assistir, como se fosse um filme interessantíssimo ver-me montar uma mesa de cabeceira em mogno verde, apenas com uma chave de fendas romba) Definitivamente não vai levar a uma maior abertura de comunicação por parte dos filhos. Para além do mais, desperta os instintos homicidas que tão bem enterrados no fundo do cérebro estão.
  • Não falar da vida sexual aos filhos – O sexo entre filhos e pais não é um tabu... isto soou mal xD. o assunto sexo, pronto. mas há os seus limites sim? Okay, pais de todo o mundo, é assim… nós os filhos temos por predefinição a ideia básica de que vocês são seres assexuados, que tem imensas utilidades agradáveis… não estraguemos a fantasia inocente sim? E isto inclui falar de práticas sexuais feitas tanto ontem como há 20 anos atrás com uma sueca em cima de uma motorizada, ou com o massagista do hotel dentro do jacuzzi. As.imagens.mentais.não.são.agradáveis.
  • Confissões resultantes de uma garrafa de vinho/licor/derivado alcoólico deixam cicatrizes emocionais – é assim, há várias ocasiões especiais nas quais nós (filhos) vemos os nossos pais influenciados pelo álcool - Tipo aniversários natais passagens de ano ou assim – mas só é agradável se ficarem naquele estado idiota de rir de tudo. E mesmo assim moderação. Se o pai ou mãe foi um bêbedo emocional(pessoas que quando sob a influencia alcoólica tem tendência a vomitar todos os desgostos emocionais em cima da primeira pessoa que apanharem, indiscriminadamente) , é melhor beber sumo de laranja nas festas e deixar o álcool para quem o aguentar no estômago. quem fala de bêbedos emocionais também fala dos bêbedos que vomitam mesmo literalmente. ou dos que querem andar à porrada com toda a gente .
  • Sharing isn’t Always caring – ser Pai é partilha.... ser pai é preocupação... ser pai é amor... ser pai tambem devia ser saber fechar a matraca quando se fala demais. é giro partilhar historias da nossa infância com os amigos, e com as visitas… mas um bocadinho de filtragem é extremamente agradável. Nada de partilhar fotos em pelota no jardim da avó com a nossa potencial namorada, nem de dizer ao encontro que quando estão com o período vomitam só de ouvir a palavra alcachofra.
  • Por ter 30 anos não é necessariamente bom. - E isto aplica-se à música, à roupa, aos filmes, e a tudo no geral. se os pais nos fazem respeitar a vala temporal que nos separa, temos que fazer com que funcione para ambos os lados. uma dica? tentar impingir qualquer coisa geralmente só faz com que não queiramos essa coisa.
  • 16 anos ainda é crime. Seriously – eu sei que um flirtzinho de vez em quando não mata ninguém. E sei também que não são poucas as teenagers que acham o pai da amiga giríssimo. Mas a amiga provavelmente quer cravejar o pai de balas cada vez que ele flirta À descarada com elas como se fosse a coisa mais natural do mundo. Se fosse ao contrário não gostariam pois não papás? Então parem. A sério.

Como isto é um blog escrito de mim para vós leitores, deixo ao vosso critério o preenchimento do resto das regras parentais. Sugiram aí na comment box outras coisas que desejariam que os pais do mundo não fizessem.

[A ouvir: Danger Zone - Gwen Stefani]
[Humor: criativo]

7 comentários:

  1. Eu acho que o essencial está dito por o Senhor Ricardo. Eu vou daqui muito mais esclarecida, não para educar os meus, pobrezitos que já vou tarde, mas para fazer dos Loirinhos, no futuro, pessoas não traumatizadas.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de crianças e tenho jeito mas não quero, nem vou ter.

    ResponderExcluir
  3. LOL! Se não tivesses sugerido acho que ainda me lembraria mas depois de ler as tuas fica impossível não me identificar :p e a primeira do bricolage é tão tão verdade xD eu acabo sempre a trabalhar e o meu pai a dar ordens :p e não, não me peçam para pensar como é que os meus pais "me fizeram"... Too too scary :$ * beijinho

    ResponderExcluir
  4. LOOOOL As coisas de qu ete lembras! :D

    Olha, assim de repente, lembro-me de um antigo colega que dizia à mulher que estava muito cansado e precisava de dormir, e então não ia dormir a casa, enquanto a desgraçada tratava de duas crianças, uma delas bebé. E ele não ia para casa dormir, porque dizia que elas faziam muito barulhos. Por isso, pais, se não querem aturar os filhos, não os tenham.

    :p

    ResponderExcluir
  5. Loira
    já sabe como é loira, sempre pronto para informar xD
    Dora
    Ainda não sei se vou ou não ter, se quando decidir estiver velho pra ter, rapto umas.
    Shell
    Tás a ver? compreendes a minha dor xD. esse ultimo ponto é uma coisa que dispenso completamente saber.
    BSL
    as coisas de que eu me lembro são genialmente maravilhosas xD.
    cheira me que essa colega tem a testa enfeitada xD

    ResponderExcluir
  6. é por isto que gosto do teu blog. tens tanta razão xD adorei especialmente esta

    "Okay, pais de todo o mundo, é assim… nós os filhos temos por predefinição a ideia básica de que vocês são seres assexuados". a minha fantasia quanto a isso há muito que morreu. já ouvi ambos os meus pais a fazerem sexo, mas com outras pessoas. é muito estranho!!

    ResponderExcluir
  7. Claudjinha
    mas é verdade pah,é traumático pensar nos meus pais nesses preparos. graças aos Céus nunca presenciei nada disso xD. arigato pelo elogio

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...