quarta-feira, junho 29, 2011

Bê A BA dos maus presentes

Receber prendas é por norma uma coisa boa. Aliás, uma coisa óptima.
…Ou pelo menos devia ser.
O que é verdade é que nem sempre é assim.
Por muito que eu goste daquelas situações em que as pessoas se lembram de me dar prendas, pelo meio há sempre algumas que saem do embrulho com alguma coisa mais do que a simples alegria que um presente proporciona.

A prenda “Ahm… quero lá saber, toma lá qualquer coisa”
Eu ainda sou do tempo em que as pessoas perdiam horas a escolher as prendicas… mas depois nasceram os vales de loja. A ideia que se quer passar é “quero que sejas tu a escolher a tua prenda”. A ideia que passa é “tenho mais que fazer, escolhe tu”. O que acontece é que um vale de 10 euros da fnac não chega para nada, por melhor que seja a intenção.
A prenda feita À mão:
Okay, vamos a esclarecer uma coisa. “O que conta é a intenção” é uma coisa muito bonita… que só é válida para quando temos os putos na primária e eles nos trazem para casa colares feitos de massa, ou porquinhos mealheiros. Aí é claro que ficamos felizes com o trabalho das crianças… mas depois disso não estou a ver grande justificativa. Por muito que as pessoas neguem, são poucas as pessoas que gostam de receber peúgas feitas à mão, ou bordados, ou telas mal pintadas. Claro que aceitamos e agradecemos, porque tem que ser, mas não é muito provável que se ponha a uso aquela fruteira feita com rolhas de vinho que nos deram no natal.
A prenda “moeda de troca”
Nem sempre receber uma prenda quer dizer “gosto imenso de ti, até te comprei qualquer coisica”. Às vezes quer dizer “Comprei-te uma prenda. Também vou querer uma”. A prenda em si não é necessariamente má, mas a intenção implícita chega para lhe tirar o valor.
A prenda “Eu sofro de falta de gosto crónica, toma lá”
Sim, aquilo são brilhantes. eu adoro brilhantes *sarcasmo*.
Abrir um embrulho pode ser uma coisa desesperante, mas há situações em que quando vemos a prenda não sabemos bem o que dizer. É um misto de “quemerdéesta?” e “Tu não vais ter uma trombose aqui”. E a prenda vem seguida de um “então gostaste? Demorei imenso tempo a escolher”. A vontade imediata é dizer “nunca mais me compres nada. Dá-me 10 euros e eu arranjo-me bem” mas aquela centelha de consciência que ainda aqui pulula no meu cérebro diz-me para ser simpático, e digo que é… original, ou… diferente… ou qualquer coisa vaga que não seja totalmente mentira. Claro que à primeira oportunidade a prenda vai recambiada para a santa casa ou assim (por exemplo, na imagem o lenço com brilhantes da zara man que me ofereceram, e que descobri ontem numa gaveta da despensa).
A prenda de última hora:
Toda a gente já as deu, e toda a gente já as recebeu, pelo menos uma vez. É quase hora do momento de dar a prenda, seja qual for a ocasião e arranja-se qualquer coisa num shopping. Como a pressa é muita, o embrulho faz-se em casa ou na viagem, e está meio amassado. É má porque provavelmente é alguma coisa que já temos, ou que não serve (porque não houve tempo para verificar tamanhos), ou alguma coisa de proveniência suspeita (tipo aquela caixinha de perfumes dos chineses que me faziam alergia, que me deram há 4 natais) e temos que voltar à loja.
A prenda “de grupo”:
Vamos a esclarecer uma coisa. Um grupo de amigos ou amigas a escolher qualquer coisa, dá mau resultado… muito provavelmente. Sim, a intenção é boa, sim é fofinho, sim é atencioso… maaaas geralmente é uma coisa a tender para o baratuxo e extremamente inútil.

E vocês? 
Que tipos de prendas más conhecem para além destas? partilhem! 
Já receberam alguma dessas? 
Que Hábitos têm nas compras de prendas para outras pessoas? – Eu de vez em quando compro livros em promoção e guardo para dar mais tarde , quando não sei o que oferecer a alguém (se bem que é muito raro fazer isso) – Compram-nas com antecipação (já comprei prendas de anos com 5 meses de avanço)?
Toca a ler comentar subscrever(quase 150!!!) e essas coisas todas

[A ouvir: Look at me Now - Agnes]
[Humor: Ansioso]

7 comentários:

  1. Já me deram um daqueles livros de madeira, ou papel envernizado, ou lá o que é, quem tem a nossa senhora e uma mensagem para a "Mãe". Primeira coisa que me passou pela cabeça "sim...tão religiosa que eu sou...yey...", segunda coisa "eu não sou mãe, nem sequer estou perto de ser...". É o dar por dar ou então dar o que gostavamos que nos dessem a nós (foi uma tia da minha mãe que é super religiosa) e pronto...dá asneira. Lá etsá, foi recambiada para a quermesse lá da terra...

    Quanto às minhas...geralmente dou-me a trabalho de pensar e repensar. E às vezes dou coisas feitas por mim, mas tento sempre que tenha utilidade, não é para ficar a enfeitar (ou ficar na gaveta).

    ResponderExcluir
  2. Gosto de dar presentes e de receber, não gosto dessa história dos vales, a minha mana mima-me com artesanato e telas de grande qualidade, tem 7 anos :) Gosto muito

    ResponderExcluir
  3. hm

    Já ofereci presentes de ultima hora admito ;x mas são sempre jeitosos ;D

    Bem, já recebi da minha rica amada madrinha, montes de presentes inuteis, isto porque regra geral eram sempre "as tretas que as filhas não queriam" despachava-se.
    Exemplo de um natal: Eu andava numa fase em que andava só de preto, toda a gente sabia! E ela oferece-me no natal um belo(not) casaco branco... do tamanho XXL .. e eu..ahh.. tks .. mt útil para mim.. eu visto o M e até uso branco e td! (casaco que a filha não queria.. serve de prenda pa afilhada!)

    Como essas mt mais, por isso eu agora ofereço chocolates a toda a gente ;o todos gostam sempre :D

    Ahh outra coisa que eu na capixo.. é o pk de em aniversários .. namorados ou grupos de amigos terem a mania de oferecer uma moldura com uma foto deles próprios .. nha.. é pa nos tarmos sempre a ver s sua fussa?

    ResponderExcluir
  4. Eu demoro imenso tempo a escolher alguma coisa, principalmente para aqueles amigos mais chegados, nunca sei o que oferecer ou é caro demais para o meu bolso, e depois quando compro parece-me sempre que podia ter feito melhor
    Mas essa parte das prendas feitas à mão também nao é bem assim, há quem tenha muito jeito e faça coisas bonitas. o problema é que é preciso ter muito jeito e saber que a pessoa a quem se vai oferecer gosta.

    ResponderExcluir
  5. Olha que belo tema Ricardo xD

    Já dei:

    - A prenda feita à mão: à minha mãe, ficou uma bela merda mas foi com carinho... xD

    -A prenda de última hora: Opah, quando tens de dar a prenda porque a pessoa faz anos ou assim, nem é bem ter, é querer dar, às vezes acaba por dar para a última hora. No meu caso, eu sou muito esquesita e só adquiro alguma coisa quando gosto mesmo - e isto aplica-se a coisas para mim e para oferecer. Ainda quando o meu namorado fez anos, a prenda dele chegou com uma sema de atraso porque lhe queria dar uma determinada coisa em concreto e que, como era algo cara, andei até à última a ver se arranjava mais barato. Mas é isso - não é como se me esquecesse ou não me importasse. As pessoas assim irritam-me.

    -A prenda de grupo: Costumavam ser boas as prendas que davamos ou recebíamos em grupo. Lembro-me que, da primeira vez que recebi uma prenda dada pelo meu grupo, foi um Hugo Boss XX, perfume que eu adorava. Prefiro receber uma prenda que efectivamente goste do que mil perfumes dos ciganos e cem camisolas dos chineses. E não estou a culpabilizar os meus amigos - a verdade é que a vida tá cara para toda a gente, e não dá para andar a gastar 50 € para cada amigo que faz anos. Por isso, se for bem escolhida, acho a prenda de grupo uma bela opção.

    Agora, o problema é esse: "bem escolhida".
    No meu aniversário este ano, foram 3 pessoas desse grupo que falei acima, as quais, uma individualmente, as outras duas em conjunto, me ofereceram presentes de que gostei bastante.

    As outras 3 ofeceram-me presentes em conjunto apenas porque, 2 meses depois do meu aniversário, fizemos um jantar de grupo e elas acharam que ficava mal não me darem um presente. Encontrei-as a comprá-lo, 10 minutos antes da hora marcada para nos encontrarmos.

    Gostei de um dos presentes, mas do outro não: eram uns brincos feios e que ainda por cima magoam. Disse, da forma mais subtil que podia "Ah... Que pena, já tenho uns avermelhados, da mesma cor destes...", ao que uma delas respondeu "Ah, mas estes são castanhos!!!".

    E pronto. Na altura já não estava a contar com nada, e aliás, preferia que não tivessem dado nada do que vir dar por favor uma merda qualquer escolhida às 3 pancadas.

    Que texto que pus aqui... Desculpa ^^'

    ResponderExcluir
  6. Eu sou uma pessoa má e horríbel. lá venho eu responder aos comments. desculpem meus caros leitores e leitoras xD
    Afal
    LOOOOOOOOOOOL tenho uma tia avó que dá sempre coisas de fátima à minha mãe e à minha avó xD.
    Eu tenho testemunhas. como compro prendas a pouca gente, é um martírio quando as vou comprar. martírio de tipo 3/4 horas... no mínimo xD
    Catarina
    Oh, mas era o que tava a dizer, dos putos não faz mal. também gosto de receber coisas dos primos piquenos xD
    Paula
    Oh, isso de prendas de ultima hora, já demos todos uma pelo menos xD.
    Ai odeio prendas em segunda mão. odeio xD.
    Caracóis
    Olha deves ter béda sorte, que eu só conheço gente com a capacidade artística dum chimpanzé.
    Daniela
    Sim, vou-te espancar por um comentário tan grande xD.
    Prendas de grupo comigo dava sempre em desgraça xD. SEEEMPRE.
    odeio mesmo quando me dão fotos de si próprios de prenda... what's the point?

    ResponderExcluir
  7. Pessoalmente sou do género que ama dar presentes. mas só os que tenho a certeza que as pessoas vão adorar. Por isso não dou sempre. Ou muitas vezes não dou no momento que deveria. Porque espero ate saber que vou agradar muito.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...