quinta-feira, janeiro 05, 2012

Já sobrevivi a 4 fins do mundo

Eu e o fim do mundo temos uma relação especial, quase um “oh, és tu outra vez? Anda lá com isso que tenho que ir ver a novela das oito”.

O primeiro fim do mundo a que sobrevivi foi o mítico “novo milénio”. 
Não me lembro precisamente do que diziam que ia acontecer, mas haviam uns 2 ou 3 maluquinhos da conspiração que comentavam que ia acontecer alguma coisa de terrível e na virada do ano virava tudo churrasquinho. Não me deixou mossa e nem liguei muito.
No ano seguinte, uma amiguinha minha (que para que conste já não é minha amiga e tinha em falta diversos parafusos) andou a apregoar queera qualquer coisa sobre o segredo de nossa senhora de Fátima, e que era em 2001 que o mundo ia acabar, e que só algumas pessoas se iam safar, ela incluída, claro. – vendo em retrospectiva as pessoas que me rodeavam desde tenra idade, não admira que eu às vezes não as bata todas. - Chegou 2001 e com ele veio o Euro (pelos vistos era esse o segredo de Nossa srª de Fátima) e o mundo continuou cá.
E até aqui eu nem ligava muito a essas coisas. Afinal, eu tinha 10 anos e comecei a pensar que o fim do mundo era mais uma tradição qualquer que eu tinha desconhecido até então, e nem liguei muito.
Passaram 10 anos, e em 2011 o ano supostamente acabava duas vezes. Se tivesse acabado em Outubro, acabava comigo a escrever um post aqui no blog. Se tivesse sido em Novembro, acho que acabava comigo a ir passear a cadela, já não me lembro.
E agora em 2012 diz-se que acaba o mundo – outra vez – porque os pólos vão mudar e vai tudo sofrer uma enchente enorme e morre quase toda a gente e blablabla.
E verdade seja dita, já começa a ser um bocadinho cansativo levar com dezenas de vídeos de pastores evangélicos no youtube a dizerem para nos arrependermos dos nossos pecados, e de notícias de imbecis que se suicidam para se escapar ao fim do mundo e por aí fora.

... Mas por outro lado, há que salientar que eu com 11 anos fiquei traumatizado com o fim do mundo.
Para quem me lê há pouco tempo e não sabe, a minha avó paterna é testemunha de Jeová. Isto só para vos situar.
Ora bem, a senhora andou 2 anos a levar-me ás congregações, a assistir às celebrações, a ouvir leituras da bíblia e tal. Aquilo a dada altura já me estava a começar a ficar entranhado na cabeça (o método da imersão é o melhor para converter uma criança) e uma certa noite de verão, a minha avó resolveu falar do armagedão. Em 2001 as coisas não eram como agora, que qualquer bandalho vai ao google e se vê banhado com milhentas informações sobre tudo e mais alguma coisa. 
E pronto, a minha avó fez o favor de me dizer que o mundo ia ser destruído, e que íamos todos ao julgamento final, e que as pessoas que não pregassem a palavra do senhor, ou tivessem fé e yada yada yada – ou por outras palavras, que não fossem testemunhas de Jeová – morriam. E isso incluía os meus pais. Ora, por muito inteligente que uma criancinha seja, não deixa de ser uma criancinha, e ser portanto um bocado mais imbecil do que cresce (na maioria dos casos), e isso resultou numa noite de intensas insónias a rezar (Oh sim, eu já ia na fase em que já rezava até para ir ao WC) e a chorar porque pensava que os meus pais iam morrer porque não andavam de bíblia debaixo do braço a oferecer revistas aos transeuntes que não querem ser incomodados.
Não faço ideia se cheguei a contar aos meus pais, mas acho que nunca falei do assunto, passados uns anos comecei a achar completamente imbecil todo aquele conceito de religiosidade, e desenvolvi uma mente mais ou menos funcional, mas a verdade é que mesmo já se tendo passado mais de 10 anos desde essa noite, fiquei com um trauma bruto com a conversa do fim do mundo.
Não me tornei particularmente supersticioso quanto ao assunto, mas em cada “dia de fim do mundo” dou por mim a pensar “e se acaba mesmo?”

Se acabar este ano, só sei que vou ficar muito insatisfeito com a gerência.
E tenho dito.

E vocês?
Ainda se lembram do que estavam a fazer nos "fins do mundo"?
Como é que reagem a isso? 
Acreditam que vá acontecer alguma coisa este ano? 
Querem emigrar comigo prá Lua?
Vá, toca a ler, subscrever e comentar. 

5 comentários:

  1. O que eu me ri com a "lavagem cerebral" que ias sofrendo!!!
    Este ano é bissexto, portanto vão haver profecias aos pontapés.Se acredito??Não.Atravessei os mesmos fins do mundo que tu e ainda ando cá, fresca e fofa.Mas que entretanto vai haver muita malta a fazer bunkers vai.
    Vou linkar o teu post.

    ResponderExcluir
  2. OLá Ricardo! Vim parar no teu blog por acaso, achei interessante tua postagem. Pois é, acompanhei também todo esse falatório sobre fim do mundo, todas essas vezes. Sinceramente não acredito nisso, acredito sim que as coisas, situações vão ficar cada vez piores com o passar dos anos ..

    agora respondendo tuas perguntas ..
    - lembram do que estavam a fazer nos "fins do mundo"? sinceramente ouvi muito sobre isso, mas não guardei na memória, não lembro!
    - Como é que reagem a isso?
    não acredito nessas supostas profecias.
    - Acreditam que vá acontecer alguma coisa este ano?
    ah sim! acredito que muita coisa acontecerá esse ano, tem acontecido todos anos, muitas tragédias, catastrofes ..
    - Querem emigrar comigo prá Lua?
    é uma boa idéia .. rsrs


    Andei lendo mais umas postagens tua, e me chamou atenção uma sobre amigos no facebook, adorei!
    na medida certa, também não acredito que alguém vá add tanta gente e manter contato com "500" pessoas.. adorei!!

    tenha uma ótima noite!

    ResponderExcluir
  3. Em 2000 não se chamava fim do mundo, tinha um nome mais original, era o "Bug2000". Eu lembro-me de ver noticias dessa altura em que havia pessoas que compravam montes de comida em conserva caso se safassem.
    E sim, eu com 10 anos também acreditava no bug 2000 e que o mundo ia mesmo acabar. Como nao acabou nao acreditei em mais nenhuma vez...

    ResponderExcluir
  4. Devo dizer que com o final do milénio acabou mesmo o mundo. Pelo menos para todas as pessoas que se andaram a suicidar, suicídio em massa incluído. Eu cá vou andando até deixar de andar XD (sim, está lindo XD)

    ResponderExcluir
  5. Inês
    Obrigado pela linkagem
    Oh pah, apanhei um trauma de todo o tamanho por causa disso xD.
    Ana
    Obrigado por seguir ;P
    Quanto eu comprar meu foguetão eu te chamo xD.
    Não sou propriamente crente nisso, mas como digo no post, tenho sempre aquele medinho lá no fundo xD. Acaba por ser infundado.
    Caracóis
    LOL, eu de 2000 não me lembro assim muito bem, sei o que se passou mas não me marcou em demasia.
    Afal
    Sim, para os suicidas não há mais mundo nem crise nem nada xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...