sábado, janeiro 14, 2012

Os maluquinhos do Fitness

De uma maneira simplificada, os praticantes de exercício físico dividem-se em 5 categorias:
os desportistas do sofá (aquelas pessoas que não fazem praticamente nenhum),
os desportistas ocasionais (de vez em quando fazem alguma coisa, mais por consciencia pesada que outra coisa) ,
os desportistas por hobby (fazem quando querem, porque gostam),
os desportistas aplicados (que arranjam algum tempo extra para se manter em forma)
e finalmente, os maluquinhos do fitness.
Como já devem ter percebido eu oscilo entre o primeiro e o segundo, com grandes paragens no segundo.
Os maluquinhos do fitness são basicamente aquelas pessoas que parecem saídas da capa duma revista. Sem gordura corporal, com muita energia e muitos sorrisos, uma combinação que desperta em mim um lado negro incontrolável.

E esses dão me arrepios.
Não sei se é toda aquela aparente saúde, a atitude optimista, o facto de nunca vir a estar tão em forma como eles, por parecer que pelo meio do processo de queima de pneu, queimaram uns quantos neurónios, ou todo o conjunto, mas qualquer coisa me faz ter sempre um estranho pressentimento quando na presença de tais criaturas.

Para começar, não percebo a coisa de aproveitar TODOS os momentos livres para fazer actividades físicas. Eu não me vou levantar ás 6 e meia da manhã para me ir enfiar num ginásio ou para ir correr. Se me levantar às seis e meia da manhã para correr, é porque a minha casa está a pegar fogo e eu estou literalmente a correr de lá pra fora. E o incêndio tinha que ser bastante grande para isso acontecer (mas não grande o suficiente para me esturricar antes de eu chegar à porta).
Depois há toda a conversa das calorias. É assustador como quando me sento ao pé dum MF (abreviando) me sinto um porco a comer restos. Por muito que queira ficar todo pipi, não tenho paciência para andar ler os rótulos de tudo e mais alguma coisa em busca das “bombas calóricas” Muito menos fico chocado quando alguém come porcarias ao meu lado. A não ser que não me ofereça um bocadinho ou eu não tenha dinheiro pra comprar pra mim. Aí talvez fique chocado.
Depois, eu DETESTO incentivos. Eu sei que é com a melhor das intenções, mas dizerem-me 50 vezes seguidas “tu consegues” ou “não é assim tão difícil” quando eu estou a morrer a fazer um exercicio qualquer, não me dá vontade de o fazer até ao fim.
Dá-me vontade de parar, tirar o atacador da sapatilha e estrangular alguém com ele.

Isto tudo porque uma das minhas resoluções de ano novo foi ficar em forma (Acho que fui eu e mais 3 milhões de pessoas só em portugal).
Sabem como funciona, um dia olham-se ao espelho e pensam “tenho que ir ao ginásio” ou “Já tenho mais reservas pró inverno do que uma morsa” ou qualquer outra variação deprimente, e decidem reinventar-se fisicamente.
Grande parte disso envolve – quer queiramos, quer não – mexer as nalgas (ou começar uma vida fisicamente mais activa, se formos pela opção politicamente correcta).

Normalmente comigo isso resulta em duas semanas a um mês de exercício físico, e alimentação mais ou menos saudável e depois volto ao mesmo.
Grande parte disso é porque me desmotivo com facilidade (novamente, eu e mais 3 milhões de pessoas aproximadamente).
Sempre que tenho uma dessas “ondas”, dou por mim a ponderar sobre se alguma vez me hei de tornar um maluquinho do fitness.
Geralmente passam-me os receios quando me ocorrer que provavelmente devo ser muitas vezes o anticristo do fitness.
Há coisas que não têm remédio (espero que esta não seja uma delas)

2 comentários:

  1. lol também não tenho paciência para esse pessoal... que sabe as coreografias das aulas todas de cor, que acham normal estarem todo o tempo disponível no ginásio... eu até gostava de ser um bocadinho assim mas não consigo...

    ResponderExcluir
  2. Filipa
    Eu às vezes tento ser só um bocadinho assim, mas corre sempre desastrosamente mal xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...