segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Namoro na segunda pessoa

Enquanto amigos, nós namoramos na segunda pessoa.
É um conceito muito simples, o J arranja uma namorada, a E.
Ele é que está interessado nela, partilha ou não gostos e tem ou não ambições de um futuro com ela.
Mas a verdade é que nós, os amigos, acabamos por ter que interagir com ela por arrasto.
Acabamos portanto envolvidos com uma pessoa, sem estarmos efectivamente envolvidos – tal como a E acaba por ter que ser nossa amiga na segunda pessoa.
E a verdade é que se namoramos na segunda pessoa, acabamos na segunda pessoa.
Dependendo do tipo de break up mais ou menos violento que os nossos amigos tenham com os respectivos, nós afastamo-nos deles tanto quanto os amigos se afastam.
Acho que é uma espécie de código de honra subentendido, ou de empatia por osmose, sei lá.
Aliás, acontece o mesmo no inverso, se a separação não for pacífica também não nos vamos dar com os amigos dos Ex, porque ficaria tudo nos limites entre o perturbador e o constrangedor.

Por exemplo, eu tenho uma amiga, a L.
A L teve quatro namorados nos últimos 5 anos – aproximadamente.
Sábado quando fui tomar café com ela, ela referiu um dos namorados e ocorreu-me que não sabia noticias do rapaz desde o dia que ela decidiu por o ponto final no namoro.
… De facto, não sei de absolutamente nada sobre qualquer um dos quatro rapazes com quem ela namorou, nem me interessa particularmente.
Não que tenha ficado chateado com algum deles, mas a verdade é que não eram meus amigos inicialmente, e voltando à estaca zero, sem a imposição da sua presença, não chegaram nunca a sê-lo.

O que me leva a um outro aspecto das relações amigos-namorados-ex.
Enquanto amigos, independentemente do tipo de amizade que se tenha com uma pessoa – não o grau, mas o tipo, é diferente – há ainda uma regra de ouro no que toca a relacionamentos amorosos:
Nunca, sob circunstância alguma, nos devemos envolver com o/a ex de um amigo/a.
Não me lembro precisamente de quando ouvi isto pela primeira vez, nem de quem me disse, mas a ideia afundou mais depressa que uma âncora lançada duma janela.
E a verdade é que sempre que vi alguém quebrar essa regra a coisa descambou completamente, o que até faz um certo sentido.
É territorial.
É como ir a um restaurante.
Pedimos um bife e batatas fritas.
Se não acabarmos as batatas não nos vão ao prato. 
É off limits
.. E uma tremenda falta de educação.

E vocês?
Acreditam no namoro na segunda pessoa?
Falam com algum amigo de um/a ex?
E a regra dos exs?
Seguem-na? Alguma vez a quebraram? se sim, correu mal?
VÁ, toca a ler, comentar, subscrever , ir ao facebook, ao twitter e essas coisas todas.

4 comentários:

  1. Mas não é normal termos de nos dar com os amigos/as dos ex no mínimo enquanto ainda somos namorados?
    Não vejo isso como um namoro na segunda pessoa(ou então não percebi o conceito - o que é bem provável :P)

    Quanto ao falar com um amigo de um ex na verdade não, não falo (quer dizer só com um porque é um amigo em comum),mas não falo porque eles/as eram amigos/as dele, a única coisa que nos "ligava" era mesmo ele mais nada e o mesmo se passa com as minhas amigas/os ele não fala com elas, porque não eram amigas/os dele e contactavam com ele porque eu era o elo de ligação entre eles, por isso quando o namoro acabou, acabou esse ele de ligação

    Regra dos ex... Eu nunca me envolvi de maneira nenhuma com um ex e uma amiga, mas o contrário já me aconteceu, a minha melhor amiga já andou com um ex meu e foi coisinha que não me afectou isso de ser uma coisa territorial não se aplicou aqui... Mas pensando bem... se fosse o meu último ex acho que me passava completamente, se calhar era melhor ela desaparecer da minha frente... amigas, amigas, mas não te metas com o meu último ex namorado lol ( mas eu não corro este risco por parte das minhas amigas com esse meu ex namorado especifico, elas levaram mais a peito o fim do nosso namoro do que eu, elas acham que ele é um estúpido da pior espécie que há e mais uma data de nomes que nem me atrevo a escrever...

    Tenho uma história com a quebra da regra dos ex:
    Foi na faculdade 2 colegas de casa... Elas davam-se lindamente, eram praticamente as melhores amigas... Uma tinha um namorado alto moreno olhos azuis, era assim uma coisa pronto como hei-de dizer um rapaz que dava nas vistas, ninguém ficava indiferente a ale, excepto a outra que fazia questão de dizer que que ele não era nada de especial, ele não fazia o estilo dela e blablabla... Quando o namoro deles acabou, a outra que o achava nada de especial, "fez-se ao bife" e eles começaram a sair, primeiro a ir tomar um café, depois outro e outro... e nós as restantes moradoras da casa a avisar-mos a nossa colega que a sua praticamente melhor amiga andava com o seu ex, mas para ela isso não era verdade, mas também se fosse não fazia mal, por que eles já não namoravam e blablabla... Mas quando ela soube que eles andavam ficou passada com a amiga, acusou-a de andar a comer os seus restos (pronto chamou-lhe cadela, entre outros insultos) e as melhores amigas, que já faziam planos para o futuro da sua amizade, passaram a inimigas e deixaram de se falar desde então, mas a ex amiga e o ex namorado ainda estão juntos - Como eu gostei e como me ri quando a outra soube que o ex andava com a sua adorada e verdadeira amiga, eu tentei ser solidária, não me rir, mas não consegui... paciência :)

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei muito sobre isso, acho que porque nunca me interessei pelo ex de nenhuma amiga, ou conhecida que fosse. rsrs. Então não sei como reagiria, mas acredito que encararia normalmente, se uma amiga quisesse namorar um ex meu, poderia fazê-lo numa boa!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. obrigada pelo comentário! vou ter de ler aquilo com calma porque é muita informação junta, não sei se vou conseguir... além disso fiz uma tentativa infrutífera e vou ver como tiro o código que meti lá! :P
    quanto a este post, já namorei com um ex de uma amiga minha e foi ela que nos juntou, mas a experiência que ganhei dessa relação é: não muito obrigada, se ela acabou com ele por algum motivo foi... portanto ex nem se pode pensar, é estritamente proibido, já para não falar de voltar a namorar com ex, não faz bem à saude... o ser humano precisa sempre de novas aventuras, até ao dia em que encontre uma pessoa com quem se veja a partilhar uma vida inteira e a ser capaz de fazer sacrifícios por ela ( o que na sociedade fast-food em que vivemos é cada vez mais uma utopia).
    Assim sendo a conclusão é que é muito complicado ser solteiro (a) nos dias que correm, venham os casamentos arranjados!!!
    **
    HF

    http://www.the-hf-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. pois..isso realmente e' uma ganda historia.e' terrivel qd um casal amigo s separa..qual dos dois escolhemos?temos mm q escolher? isto de relacoes entre humanos e' uma complicacao. bah!

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...