segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Os pais Não conhecem os filhos?

Comecemos pelo básico.
Eu dou-me bem com os meus pais, e gosto muito deles.
Não tenho problemas em partilhar coisas com eles, e em conversar sobre coisas que ache sérias na minha vida... mas os meus pais não sabem tudo o que se passa/passou na minha vida, e acho muito bem que não saibam.

Há uns 3 anos atrás li uma sondagem que fizeram numa escola. Consistia numa série de perguntas sobre a vida sexual dos jovens da zona. Fizeram as perguntas aos jovens e aos pais, e escusado será dizer que a quase totalidade dos pais inquiridos falhou redondamente nas respostas que deu, quando comparando com as respostas dos filhos.
E inacreditavelmente estava toda a gente surpreendida com o resultado e a dizer que “os pais não conhecem os filhos que têm”, e que era um caso de isolamento de gerações e por aí fora.
E foi para mim um exagero brutal.
Não percebi muito bem porquê, mas cada vez mais se passa a ideia de que os nossos pais são os nossos melhores amigos e confidentes absolutos, e que lhes devemos vomitar em cima todo e qualquer pedaço de informação mais ou menos relevante que se passe nas nossas vidas.
Por muito bonito e politicamente correcto que este discurso seja, e por muito verdade seja que ter os pais como amigos é muito bom, e eu acho toda essa conversa literalmente risível na prática.
Isso é uma hipocrisia do caraças.
Não se trata duma questão de confiança, ou de respeito, ou do que quer que seja.
É uma questão de bom senso.
Ninguém conta tudo aos pais.

Não é preciso eu devassar a minha intimidade para que os meus pais se sintam integrados na minha vida. Aliás, até é boa ideia manter essa mesma intimidade, digo eu.
Querem uma prova?
Levante a mão quem foi dizer aos pais quando experimentou pela primeira vez substâncias ilícitas.
E quem mostrou aos pais fotografias picantes que tirou em momentos íntimos.
E já agora, quem falou aos pais dos fetiches que tem por latex.
E acham mesmo que os vossos pais querem sabe toda a gente com quem já foram ou quiseram ir para a cama?
… Pois!
Para além do mais, por muito bem que nos demos com a entidade parental, eles não são amigos “normais”. Não podemos ter as mesmas brincadeiras que temos com os amigos “normais”, nem temos a mesma liberdade para responder torto.

E seria mais estranho se tivessemos essa liberdade, porque isso significaria falta de respeito, acho eu.

E vocês?
Acreditam no conceito de pai ou mãe melhor amigo?
Não acham que os limites impostos pelo parentesco impossibilitam isso?
Contam tudo aos vossos pais?
Acham isso saudável?
Comentem, leiam e subscrevam!

8 comentários:

  1. Deixa-me dizer-te que me divirto e me identifico bastante com o que escreves no teu blogue. Continua! Respondendo:

    Acreditam no conceito de pai ou mãe melhor amigo?
    Acredito, mas não no meu molde familiar.

    Não acham que os limites impostos pelo parentesco impossibilitam isso?
    Acho. Inclusivamente os limites morais. Eu por exemplo, sou homossexual e o meu pai não sabe, por isso não poderia ser o meu melhor amigo, e a minha à mãe, apesar de estar sempre presente, não lhe posso contar milhentas coisas porque a constrangem. E com o meu pai não tenho relação de nenhuma confidência, pelo contrário, às vezes nem sabemos o que dizer um ao outro. Isso, lá está, depende da família.

    Contam tudo aos vossos pais?
    Nunca. Isso não é nada estratégico... ahah

    Acham isso saudável?
    E não acho saudável nem não contar nada nem contar tudo, Há segredos que devemos manter e também acho que devemos manter alguma distância íntima dos pais, por questões de respeito.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo, os meus sempre souberam d mim aquilo que podiam e deviam saber. E só.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo... Os pais, são apenas os pais, não são e nunca vão ser os nossos melhores amigos (pelo menos meus não vão ser)... Eu não tenho nenhum segredo escabroso que os meus pais não possam saber, mas eles não têm de saber tudo sobre mim... Eu e os meus pais falamos de tudo e mais alguma coisa, assim como falo como os meus amigos, mas como há coisas que nem os meus amigos sabem, também há coisas que os meus pais não sabem... E não sabem porque não têm de saber e pronto...

    ResponderExcluir
  4. Posso dizer que meus pais, hoje em dia, não conhecem 10% da minha vida. Porque quando conheciam 50% já se chocavam totalmente. Melhor deixar eles lá no canto deles, na santa ignorância... rsrs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Actualmente, e por circunstâncias da vida, deixei de acreditar em "melhores amizades", sejam com quem for.
    Eu tenho uma óptima relação com os meus pais, sempre tive, e sei que lhes posso contar qualquer coisa que eles não se chocam com facilidade, temos uma relação muito aberta. Mas é claro, embora lhes tenha contado sobre a primeira vez que peguei num cigarro, ou que bebi, ou coisas que se assemelhem, não lhes conto a totalidade de tudo o que se passa na minha vida. Contudo, sinto-me mais á vontade para falar com a minha mãe do que com o meu pai. embora também tenha uma óptima relação com ele. Penso que isto é daquele tipo de coisas que depende da relação que se tem com os pais. Tenho amigos meus que ficam boquiabertos quando lhes digo que eu e os meus pais falamos de sexo naturalmente, pois isso é tema que eles nunca se sentiriam minimamente à vontade para falar com os deles. E sim, respondendo á tua pergunta, acho que o tipo de relação que tenho com os meus pais é uma relação saudável.
    Mas é claro que também não lhes conto todos os promenores da minha vida sexual ou todos os promenores daquilo que faço no dia-a-dia, mas grande parte sim, sinto que posso falar abertamente com os meus pais sobre qualquer pois eles serão sempre as duas pessoas que irão querer o melhor para mim

    ResponderExcluir
  6. Quando perdi a virgindade disse à minha mãe, mas obviamente não entrei em pormenores... não lhe interessa saber se foi no chão, numa cama ou onde quer que fosse... embora ninguém tenha nada a ver com isso, falo muito mais facilmente destes pormenores com uma amiga minha do que com os meus pais. Nunca contei aos meus pais se já fiz oral ou anal, nem sequer que tipo de posições já experimentei e sinceramente, não me parece que eles queiram saber disso. Eu pelo menos, acho que não gostaria de ter a imagem de um filho meu a experimentar todas as posições do kamasutra :P

    ResponderExcluir
  7. Caro Ricardo,

    Como gosto de partilhar tudo o que há de bom neste mundo aqui fica o link:

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=223721071051125&set=a.222142437875655.51871.222129251210307&type=1&theater

    ResponderExcluir
  8. Streetlights.pt
    Ainda bem que gostas de me ler ;P, é sempre um bom incentivo.
    Sim, realmente deve ser complicado.
    Por acaso é um tema que quero abordar, talvez o faça ainda esta semana.
    O que me esqueci de referir no post é isso mesmo. os pais ás vezes querem sentir se integrados. mas quando os integramos ficam constrangidos. é um bocado um pau de dois bicos.

    Vera, a Loira
    Já diz o outro (ou nao) uma pessoa com segredos é sempre mais interessante.

    Tânia
    Nem é necessário um segredo escabroso, muitas vezes não é tanto o secretismo como a privacidade.
    Se partilhamos demais corremos o risco de nos explodir na cara.

    Dama de Cinzas
    Ás vezes deixar na ignorância é mesmo o melhor rsrs.

    NiSousa
    Eu nem aos meus melhores amigos conto várias coisas da minha vida, os pais também têm que entender que há o nosso espaço, que temos de gerir como queremos. Não lhes confidenciar tudo não vai necessariamente arruinar a relação. também falo abrtsmente com os meus, mas não demasiado xD

    Miss Sweet Child
    Ai não te chateies mas ri com o teu comentário. Se dissesses isso tudo á tua mãe, a senhora tinha uma sincope xD.

    O Rapaz!
    Essa tá boa xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...