segunda-feira, março 05, 2012

Pirata Moderno?

Ora, eu – e todas as crianças dos 90's e antes disso– vivi na época das cassetes de fita, e quando passava uma música de que gostava no rádio, lá punha eu uma cassete, carregava no “record” e gravava a dita cuja. Muitas vezes ficava com as vozes dos locutores imortalizadas no fim ou no princípio da canção... E não pagava nada.
Estava a prejudicar o artista? Não me parece.
Então como é que isso é tão diferente de tirar músicas da internet?

Agora vocês podiam dizer “Ah e tal, é pirataria isso”... mas eu não estou num barco, não tenho um papagaio ao ombro nem uma pala no olho... e também não ando a vender produtos contrafeitos, que são os dois únicos tipos de pirataria que conheço.

Hoje enquanto procurava uma coisa no disco externo, encontrei um print screen da minha biblioteca de música em Novembro de 2010 que tirei para este post, e comparei com a biblioteca actual, só para me aperceber que em pouco mais de um ano tenho mais 3000 músicas.
E agora ficava mesmo muito bem aqui dizer que comprei toda e cada uma delas, mas eu não sou rico, e se pusermos cada música a custar um euro, estava seriamente endividado só para poder encher o mp3, tendo em conta que tenho 8000 e tal músicas, e o último CD que comprei foi há coisa de ano e meio.
Se me sinto mal por isso? Não, nem por isso.
Valorizo os artistas, divulgo e comento, e chega.
Acho uma grande hipocrisia virem dar lições de moral quanto à “pirataria”, fazendo parecer que estamos a tirar o pão da boca dos desgraçadinhos dos cantores e actores, quando na sua grande maioria são milionários.

Há uns meses que se anda a falar na PIPA, na SOPA, e na ACTA, que ,entre muitas coisas, tencionam punir severamente a partilha de dados com direitos de autor em qualquer forma, alegando pirataria e roubo de propriedade intelectual, que provavelmente me fazia a mim, e a 90% de vocês leitores pagar multas por não comprar a música que ouvimos ou não irmos ao cinema ver os filmes.

Comprar um CD cada vez mais é um luxo, se tivermos em conta que comprar 3 CDs de preço médio – que ronda os 15 euros – é basicamente o mesmo que comprar um passe nos transportes públicos para um mês inteiro.
O mesmo se aplica com os filmes.
No sábado passado esteve cá a minha melhor amiga,e ficámos de combinar qualquer coisa.
A minha primeira ideia foi ir ao cinema, afinal, já não vamos lá há milénios, e uma boa dose de filmes e pipocas só faz é bem.
Claro, esta ideia só me ficou no cérebro até ser confrontado com o convidativo preço de 7 euros por bilhete, sem pipocas nem bebida. Isto sem falar na bendita moda do 3D que torna tudo muito mais caro, para ver filmes medíocres na sua maioria, mas medíocres em 3D, como se a vida não tivesse mediocridade e 3 dimensões que chegue.



Ora a maneira perfeita de acabar isto só pode ser uma pergunta:
E vocês?
Usavam muito as cassetes para gravar música/filmes? 
Há quanto tempo é que não compram um cd?
Costumam ir muitas vezes ao cinema?
Condenam a “pirataria”?
Vá, toca a ler, comentar e subscrever, que vou ver se consigo responder aos comentários, que este fim de semana estive de férias para o blog.

6 comentários:

  1. Não condeno nada a pirataria.
    A primeira e última vez que comprei um CD foi há quase 2 anos, de um grupo que gosto muito. Considero-o uma relíquia. ;)

    ResponderExcluir
  2. Nem me lembro da última vez que comprei um cd. É que por mais que tente, não consigo lembrar-me mesmo. E cinema? Há muito muito tempo que não troco o meu sofá por sala nenhuma deste país (excepção para o Avatar, claro, uma ideia muito triste e a não repetir).
    Sim, sou das que saca tudo há muito tempo. O meu "sacador de torrents" está sempre a bombar (vá, venham-me prender!). Sinto-me mal por isso? Sim, sim, vou ali bater com a cabeça na parede e já volto.

    ResponderExcluir
  3. tem sido uma tristeza aqui nos states..qd saquei por torrents recebi msg a bloquear..e c os servidores a fecharem.q bosta! n acredito q o problema seja a pirataria (é a evolução meus amigos!)..os musicos e actores continuam a ganhar, e bem!..agr as produtoras..
    n sei..mas quem inventou isto da net, agr q s aguente! haha

    ResponderExcluir
  4. Ainda guardo religiosamente as cassetes gravadas com as músicas preferidas da minha idade do armário... já não compro um cd há anos!Como viciada assumida em séries e com apenas 4 caneis disponíveis na minha tv, que repetem até à exaustão os episódios das mesmas séries ou os passam a horas impróprias...é claro que saco, ou melhor depois da SOPA e da PIPA já nem saco vejo mesmo online que dá menos trabalho...não podem querer um mundo cada vejo mais dependente das tecnologias e continuar a viver como se não fosse cada vez mais fácil aceder aos conteúdos...enfim é a minha mera opinião..
    bj*

    ResponderExcluir
  5. Fui ver um disco antigo na net, a venda:
    Preço: R$34,99
    Acessei um site e baixei o disco gratuitamente...
    Bom demais!!!
    Sou a favor em se ter acesso a net e baixar tudo que seja necessário!
    Crime?! Não assaltei o artista!
    Apenas baixei a música dele e ainda permanece muito rico!

    ResponderExcluir
  6. D.
    Eu comprei um cd dos mesa e foi porque gostei muito. mas fora isso é raro comprar, os de que gosto são sempre caríssimos xD.

    Ana
    Sim, consigo sentir os teus remorsos xD

    soblushed
    Pois o problema é esse. eles ganham à mesma milhões nos concertos e nas aparições mediáticas e ainda se queixam -.-

    Ana Sofia
    Eu tinha algumas cassetes,mas não faço ideia de para onde se eclipsaram xD
    Agora já nem saco. vejo online as séries, é mais prático xD.

    Jefferson Nunes
    Pois, mas nem todo o mundo pensa assim :/

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...