segunda-feira, maio 31, 2010

Unfriending, nova moda... ou não


As redes sociais são causadoras de montes de fenómenos sociais, aproximam as pessoas e até criam novas palavras.
Em 2009 uma palavra entrou para o dicionário de Oxford:
  • Unfriend (ou traduzindo basicamente para português, algo como "desamigar" )
acto de remover uma pessoa da rede de contactos de uma qualquer rede social (passando plos hi5's facebooks myspace e o por aí em diante)
Quando li sobre essa palavra fiquei um bocado perplexo, porque bem... embora nunca tivesse lido a palavra em sitio nenhum, conhecia o conceito falado há carradas de tempo.

Ora por exemplo, eu nunca acreditei naquela treta de BFF.
Não consigo por mais que tente e ainda não apareceu quem me convencesse que isso existe.
Acredito que hajam amigos para a vida (e eu tenho a sorte de ter uns quantos, poucos mas bons) e que hajam verdadeiros melhores amigos e tal...
E o que é que isto tem a ver com o resto da conversa?
bem é que eu não engulo a historia de BFF's porque as pessoas têm a tendência de se afastar assim, naturalmente.
O que dificulta um bocadinho aquela ideia idílica de pessoas que ficam histéricas de felicidade cada vez que estão juntas e que adivinham o pensamento umas das outras, porque em alguma altura da vida acabam por se afastar e quebrar lentamente os laços outrora inquebráveis.

A isso meus caros se chama o verdadeiro processo de Desamigação (sim inventei uma palavra eu, também tenho direito, tá bem?)

  • O primeiro sinal de que estamos num processo de desamigação são os contactos cada vez mais escassos com a pessoa A B ou C. Há sempre aquele role de desculpas rotas tipo "ah e tal, tenho tido muito trabalho" ou "Pois nunca mais disseste nada e eu não tenho dinheiro no telemóvel" e outras que eu já ouvi (e até algumas que já disse, porque também já me desamiguei de algumas poucas pessoas). é engraçado porque geralmente nem nós acreditamos nas desculpas que damos, só as dizemos mais por descargo de consciência.
  • A partir desse momento já se sabe o que nos espera, embora o processo varie de situação para situação e de pessoa para pessoa é basicamente a mesma coisa, as desculpas constantes para não estar com A B ou C, fingir que não o vemos no super mercado quando vamos comprar pão e por aí adiante.
  • Depois vem a derradeira estocada numa amizade já de si estraçalhada, a conversa desconfortável que é o momento em que sabemos imediatamente que fomos desamigados por alguém ou que desamigámos alguém sem saber (embora eu não acredite minimamente em desamigação por acidente já vi algumas dizerem que nem se aperceberam do que se estava efectivamente a passar). tudo começa com um olá (geralmente da pessoa desamigada que não faz ideia que foi desamigada), e depois começa tudo a descarrilar, e as conversas interessantes parecem fugir-nos da boca e serem substituídas por conversas sobre o estado meteorológico, como a crise está, como tem tido muito que fazer e pouco mais, acompanhado com um olhar de quem quer sair dali que consegue encurtar a conversa em pelo menos 50%.
Quando têm a conversa desconfortável não vale a pena tentar justificar... essas coisas acontecem.
Há vários motivos que vão desde "Não se suportar mais a pessoa e querer cortar com ela" até ao "Não se identificar mais com a pessoa" passando pelo "achar que a pessoa A já não vale a pena" ou simplesmente porque tomam rumos diferentes na vida e quando olham para trás já não se vêm como eram antes. já fui desamigado por algumas pessoas de quem gostava muito e já desamiguei umas quantas pessoas, e não me arrependo nem repreendo as pessoas que deixaram de se dar comigo, se não queriam mais nem valia a pena forçar (e sim custou pessoas que conhecia desde os 7 anos deixarem de falar do nada e ter uma ou duas conversas desconfortáveis, mas isto não é um consultório sentimental xD).

Aliás muitas (quase todas as) vezes é o unfriending na vida real (este processo longo doloroso e complexo) que leva ao simples processo de carregar numa cruzinha num simples browser da Internet e dizer ao mundo orgulhosamente "já não sou mais teu amigo"

E vós minhas gentes? foram desamigados? desamigaram muitas vezes?

[A ouvir : After Love -P Diddy]

[Humor: Calorento]

7 comentários:

  1. Aii que estes adolescentes de hoje em dia deixam-me a cabeça marada !! Já desamiguei, já fui desamigada e acho que acaba por fazer parte do processo natural e daquilo que tem mesmo que acontecer...

    Pessoas importantes para mim nunca terão essa hipótese de ser desamigado :D * beijinho

    ResponderExcluir
  2. Bem, parece interessante o ponto de vista, mas desamigar é um termo um pouco estúpido, n tendo sido inventado por ti claro!
    Claro que os tempos se mudam e as vontades também, mas para isso há o face to face, porque desamigar é algo meio estranho. Claro que me aconteceu e foi opção claro, mas chamo mais a isso parvoice.

    ResponderExcluir
  3. Boa nôt marafád!
    sim é iss mêm, hoj os mosses tamém desamigam uns cusjoutres assim sem má nem mens, majisse tem q's saber ultrapassar mêm q doa na espinhã!
    É tûde uma cambada de lambarêrs que na sabem nada da vida deb! Na maioria são mosses marafades chês de fom e cú assad! E com tante xcrever, já fiquê cujolhes inchades e inrritades cas lágrimas de tante chorar, porque come sabes...isse de desamigar deixa um gaje arrumade!

    procura o mê blog chamde: falar algarviu

    ResponderExcluir
  4. Tens razão, dificilmente uma amizade dura para a vida inteira. Quem consegue esse tipo de coisa é porque são pessoas que sabem conviver :oD

    ResponderExcluir
  5. Shell
    é né? eu acho que no meu tempo nao era assim xD.
    Pois tou como tu, acho que as pessoas importantes não se desamigam.

    Sandra
    Pois eu tambem acho meio estupido (desamigação é que fui eu que inventei anyway xD)
    Essa expressão "face to face" era super usada por uma pessoa que me desamiguei xD Isto só a titulo de curiosidade xD claro que te aconteceu o que? seres desamigada ou desamigares? de qualquer das formas é sempre por opção de alguem que isso acontece

    Algarvio por opção
    Okay tive que ler o teu comment prai umas 3 vezes. se querias divulgar o teu blog podias... ter posto o link no fim porque pesquisas com essas palavras não dão em nada xD. isto é se tiveres mesmo um, visto estares a comentar anonimamente xD

    Chou
    é mesmo... infelizmente é verdade.

    ResponderExcluir
  6. amigar e desamigar (acho piada ao conceito) são processos naturais do ser humano (como aquilo do falar mal). pq a amizade é baseada na identificação com a outra pessoa. ora, partindo desse principio, se ao longo da vida tu mudas e os outros mudam, essas mudanças levam mtas vezes a deixares de te identificar c essa pessoa. isso é normal. os amigos verdadeiros ficam para a vida toda, mesmo q fiques meses sem o veres, quando o/a ves, continuas a identificar-te. agora, aquele com quem vais tomar café amanhã, e com quem tens "hanging out", talvez não. talvez estejas "hanging out" com ele até encontrares uma pessoa melhor para "hang out". um dia vais desamigá-lo e isso é quase inevitavel. é como os blogs. houve em tempos blogs que eu adorava ler, ia la tds os dias antes de todos os outros, e dps perdi o interesse. eu mudei, o blog mudou? não sei, mas foi um processo de unblogging (conceito que inventei agora LOL), e é normal, ninguem chorou por isso, a vida continua.

    também não acredito em melhor amigo. há um punhado de bons amigos e pronto. essa coisa do melhor é mt subjectiva.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Claudjinha
    Pois, acabaste por ir d encontro ao que eu penso. acho natural algumas pessoas se afastarem.
    Mas não me referia a pessoas com quem passas tempo (ou hang out) referia me a amigos que juram amizades e o cacete e depois d repente enjoam se do nada xD.
    Unblogging é um bom termo, já fiz isso a uns quantos blogs xD.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...