sábado, fevereiro 05, 2011

Também existe excesso de privacidade?




A vida é feita de controlo.
Mas nenhum tipo de controlo é tão importante como o próprio, vulgo auto controlo.
Controlamos com quem nos damos, o que dizemos, a imagem que passamos. E nem aqueles supostos “desinteressados” escapam a isto. Também eles sofrem uma série de pequenos autocontrolos, que são de certa forma benéficos.
Fazemos uso desses controlos para nos enquadrarmos.
As convenções e regras a que somos sujeitos são uma espécie de “mordaça mental”, uma quantidade de linhas previamente traçadas para que nos rejamos de forma coerente e aceitável. Aprendemos a comportar-nos, a distinguir o que podemos dizer do que devemos manter para nós por ser potencialmente desagradável.

No meio de toda esta pressão social, somos sujeitos a uma competitividade a vários níveis uns com os outros. Quem é que nunca foi alvo de comparações, e quem é que nunca comparou A com B? é normal, queremos sempre de certa forma medir o patamar em que nos encontramos, e para isso usamos os exemplos mais próximos.
Numa sociedade extremamente competitiva como a de hoje em dia, às vezes o mais sensato (do ponto de vista estratégico) a fazer é dissimular-se os próprios sentimentos.


Claro que não falo de sentimentos agradáveis, como a alegria ou a euforia (se bem que há quem escolha dissimular até esses para evitar o comum olho gordo), geralmente aprendemos a ultrapassar as coisas más mais silenciosamente e a partilhar efusivamente as coisas boas.
Quantas vezes não puseram um sorriso quando estão num dia completa e totalmente não só para não terem que ouvir as perguntas do costume, os “então, está tudo bem?” ou o “passa-se alguma coisa?”?
E nunca tiveram que se conter quando querem insultar alguém e não o fazem por saberem que perdem automaticamente a razão ao fazê-lo?

Claro que isto tudo se processa em situações ocasionais.

Afinal, todos acabamos por ter sempre um ou mais alguéns aos quais não tememos baixar as muralhas e deixar entrever o que se passa lá dentro.
Quer dizer, claro que o controlo das emoções é uma coisa benéfica do ponto de vista estratégico, (a vida é uma espécie de mesa de póquer gigante, e como já devem saber, quem faz o melhor bluff safa-se melhor) porque muitas vezes as nossas maiores fraquezas estão naquilo que sentimos. E a independência emocional quando vista desse prisma também pode ser benéfica. Afinal se virmos o ponto de vista profissional como exemplo, muitas das pessoas mais bem sucedidas numa empresa são as mais duronas e mais “inacessíveis”. Mas será que não querer partilhar com ninguém aquilo que nos vai cá dentro é saudável?
Não sou apologista do “momento Dr Phill” nem a lamechices pegadas. Less is more.
Mas ainda assim, do “de vez em quando” ao “nunca” ainda vão uns bons passos.
E quanto mais penso nisso mais reparo que o número de pessoas que se isolam de forma total a nível sentimental aumenta exponencialmente.
É mais fácil ser-se duro e azedo, afastar a concorrência e focar-se nos objectivos. Seja em que campo for.
E há muito aquela ideia de que quem tem dificuldades em partilhar e mostrar o que sente é aquela pessoa calada e solitária, quando cada vez mais é exactamente a pessoa mais sociável e que está rodeada de pessoas que se fecha em copas. E as pessoas em volta nem chegam a perceber.
Acabam por haver imensas “ilhas” de fúrias mágoas ansiedades e medos amontoadas indiscriminadamente como um aterro a céu aberto, demonstrando um exterior áspero como forma de autodefesa.

Por exemplo: Eu sou uma pessoa que preza muito a liberdade. Não gosto de depender emocionalmente de ninguém. Juntando a isto aquela coisa de ser uma das pessoas mais desconfiadas que conheço, e faz-se uma hiper-selectividade com as pessoas que deixo entrar na minha vida a sério.
Ou seja, tenho uma enorme dificuldade em confiar nas pessoas.
Claro que quando confio não há volta a dar. Sou capaz de contar tudo e mais alguma coisa... como tenho uma noção um bocadinho alternativa do que é “estritamente pessoal”, poucas são as pessoas que sabem as coisas que eu considero importantes, enquanto que há muitas coisas que conto a montes de gente que podem parecer coisas descomunais a toda a gente, mas não me afectam minimamente no geral.
Com isto já algumas pessoas ficam confusas por me conhecerem há anos e não me conseguirem conhecer, e por eu não lhes mostrar aquilo que estou a pensar ou a sentir na altura. Parecem não entender que não confio o suficiente neles para deixar as minhas defesas em baixo.
Para mim a maior forma de controlo não é não mostrar os nossos sentimentos a ninguém e sim ter a capacidade de escolher a quem o podemos fazer.

Costumam muitas ocultar os vossos sentimentos?
Conhecem quem o faça?
As pessoas que têm uma aparência mais insensível terão efectivamente mais propensão a serem bem sucedidas?
Têm facilidade em partilhá-los?
Partilham-nos com muitas pessoas?
E quando não é uma coisa ocasional (esconder o que se sente, ou passar uma imagem completamente oposta ao que se passa lá dentro), até que ponto é que isso é saudável?
E quando não há com quem se partilhar por escolha própria?
Acham que as pessoas estão cada vez mais desconfiadas umas das outras?

[A ouvir: Keke Love – Keke Palmer]
[Humor: Filosófico ]

5 comentários:

  1. "Para mim a maior forma de controlo não é não mostrar os nossos sentimentos a ninguém e sim ter a capacidade de escolher a quem o podemos fazer."
    Não podia estar mais de acordo.
    Eu, no que toca a assuntos mesmo sérios, normalmente fico calada.
    Mas só até certo ponto, quando expludo digo tudo. Mas nunca a qualquer um. Há sempre um grupo de 3 ou 4 pessoas que são mais especiais, nesse aspecto e ouvem tudo em primeira mão. :)

    ResponderExcluir
  2. Costumam muitas ocultar os vossos sentimentos?
    - Depende das situações.
    Conhecem quem o faça?
    - Sim.
    As pessoas que têm uma aparência mais insensível terão efectivamente mais propensão a serem bem sucedidas?
    - 2 lados da moeda, avaliando em que contexto possas-te referir a sucedidas.
    Têm facilidade em partilhá-los?
    - Depende com que pessoas.
    Partilham-nos com muitas pessoas?
    - Algumas.
    E quando não é uma coisa ocasional (esconder o que se sente, ou passar uma imagem completamente oposta ao que se passa lá dentro), até que ponto é que isso é saudável?
    - Nunca é saudável, não no momento pelo menos, mas as vezes tem de ser.
    E quando não há com quem se partilhar por escolha própria?
    - Isso ai, respondo, as vezes opiniões não se discutem.
    Acham que as pessoas estão cada vez mais desconfiadas umas das outras?
    - Eu sou constantemente uma pessoa desconfiada dos que não conheço, os outros não sei :x

    ResponderExcluir
  3. Sim, costumo esconder muito os meus sentimentos. Aqueles sentimentos altamente românticos, mostro mais em actos do que em palavras, há momentos certos para isso, mas andar sempre nisso, bah, não é comigo. Aqueles sentimentos mais negativos, escondo ainda mais, porque tenho noção que quando isso me dá, não é por bom motivo, e normalmente é pro alguma fraqueza minha, logo não vou descarregar em cima dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Sofia
    Pois, eu tento ficar calado, mas Às vezes lá vem o vómito de palavras xD.
    O que me faz confusão é que há quem não tenha esse grupo, porque não quer. também gosto muito da música.
    Cruz
    Parece que respondeu a um inquérito xD. eu sou desconfiado de quase toda a gente, até dos que conheço xD tou pior que tu.
    BSL
    Pois, compreendo o que queres dizer. também faço isso algumas vezes. como disse no texto, não me abro com facilidade.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...