quinta-feira, outubro 13, 2011

O egoísmo musical


Talvez seja algum acesso esquizofrénico da minha parte, uma pancada inexplicável, mas a verdade é que eu vejo os meus cantores e bandas favoritas como sendo meus, e gosto que as coisas se mantenham nesse patamar.
É um prazer um bocadinho retorcido quando partilho músicas deles e recebo claro desinteresse por parte da plateia, ou um vago “Ah até não é mau”.
Acho que me devia sentir insultado por não gostarem das músicas que me enchem a cabeça e o coração, mas em vez disso penso sempre com uma satisfação descabida que isso só quer dizer que elas continuam a ser “minhas”.

Um outro prazer de egoísmo musical que me ataca muitas vezes, é ouvir bandas “anónimas”. Não passam nas rádios, não entrem em séries ou filmes, mas existem, e eu a par de umas quantas pessoas ( Obviamente não guardo cá ilusões idiotas de que sou a única pessoa que ouve X Y ou Z), fazemos uma “seita” secreta que deixa de fora o mainstream que toda a gente ouve durante o tempo que demora a passar de moda.
E irrita-me imenso quando reconhecem aleatoriamente o talento dos “Meus” músicos, porque apareceu num qualquer filme, ou série, ou numa publicidade a cuecas de licra. 
De repente começo a ouvir por todos os lados cambadas de “fãs falsos” que conhecem mal e porcamente meia dúzia de músicas e resolvem apregoar ao mundo o amor que têm aos MEUS músicos.
E fico com ciumes, Oh se fico! 
Porque depois parece que estou a entrar na “onda”- que os oiço porque estão na moda - e oiço por todos os lados “Ah e tal, já ouviste os Z? São brutais”
Apetece-me espancar as pessoas que me perguntam isso com ar instruído quando meses atrás reviraram os olhos a ouvir musicas dos Z e disseram que “se ouvia bem”.
E depois às vezes zango-me com eles (os músicos). 
Porque mal levam com o holofote da fama deixam-se enveredar pelos caminhos da vulgaridade e tornam-se em mais uma banda. Os Z deixam de ser os Z, e passam a ser os A2, ou A3 ou A4, porque há sempre uma fila enorme de imitadores á espera de lugar.

Se calhar sou só eu que sou um grande anormal, mas gosto deste egoísmo musical.
(é tão verdade que até rimou)

E vocês? 
Partilham deste egoísmo musical?
Como se comportam com as vossas bandas "de estimação"? Quais são eles?
Vá, toca a ler comentar e subscrever!
[A ouvir: Sleep with one Eye opened - Atlanta Rythm section] ----> Uma das minhas
[Humor: Inspirado(amanhã acrescento o panda)]

2 comentários:

  1. Eu sinto a mesma coisa, tirando o pormenor que fico um bocadinho triste quando pessoas de quem gosto muito não gostam das músicas das "minhas" bandas.

    Isso acontece-me mais com livros que com bandas, para ser sincera. Adoro encontrar coisas que raras pessoas leram e sentir que aquelas personagens são para mim, apenas XD

    ResponderExcluir
  2. Afal
    É basicamente nessa mesma linha de pensamento sim xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...