segunda-feira, janeiro 30, 2012

Aparência, o passaporte social?

Eu não sou um gajo demasiado vaidoso, só para vos situar.
Gosto de me aperaltar e de me pôr bonito – dentro dos possíveis – quando vou sair, ou em ocasiões especiais, mas não passa muito daí.
Não tenho paciência para perder meia hora de volta do cabelo – como já vi fazer –, e para mim “cuidado básico com a pele” passa em lavar a cara quando me lembro.
Há dias em que ou porque sei que vou fazer alguma coisa que vai invariavelmente acabar comigo todo cagado e a roupa arruinada, ou simplesmente porque me aborrece ir tirar a “roupa boa” do armário quando tenho as belas calças de fato treino da feira e o camisolão largo.
Escusado será dizer que há dias em que saio de casa a parecer um autêntico trolha, e honestamente, não é coisa com que me rale muito.
Ora bem, um dia tive que ir ao banco, e como estava praí virado, tirei uma muda de roupa mais bonita, dei um jeito ao cabelo e pus uns sapatos que não parecessem os com que Napoleão foi enterrado.
Cheguei lá, e a mesma senhora que das 2/3 vezes por mês que calho a ir a esse banco – onde só vou quando estou com mais pressa – nem me dirige a palavra, levantou-se e veio toda prestável dar me conversa e ensinar me a fazer depósitos com a máquina porque “o senhor não quer ficar á espera na fila, pois não?”, toda sorrisos.
E passado o choque inicial é que me apercebi que só fui melhor tratado porque não parecia que ia vender material contrafeito numa barraca.
E desde esse dia que fiquei com a clara sensação de que sou melhor atendido nos sítios quando vou melhor vestido. Talvez seja paranóia, ou apenas coincidência, mas não consegui deixar de ponderar sobre o assunto.
Então resolvi colocar-vos a pergunta este fim de semana, sobre qual o valor de importância que atribuem à aparência duma pessoa no seu dia a dia, e de um a dez, a média de comentários que recebi aqui, e por msn ficou-se nos 5, embora eu pessoalmente fosse mais para o 6,5.
Novamente, acho que fiz mal a pergunta, mas quando faço perguntas relacionadas com coisas que ainda não escrevi, tenho tendência a ser muito vago.
O que eu vos queria perguntar e não sabia bem muito como, era se a aparência facilita a vida de uma pessoa. E estou convicto que sim, e esta notícia ainda veio dar um bocadinho de ajuda ás minhas convicções.
E agora podia começar aqui com a conversa da ética e de que é errado toda essa distinção e blah blah blah, mas prefiro antes deixar as perguntas no ar:
São muito vaidosos?
Já alguma vez foram tratados de forma diferente em qualquer sítio consoante o que usavam?
Nunca vos aconteceu tratarem melhor uma pessoa porque é mais bonita que as outras? E o contrário?
Acham que a aparência facilita/dificulta a vida às pessoas? Em que casos?
Vá, toca a comentar, ler e subscrever. 
Vou responder hoje ou amanhã aos comentários de sábado, desculpem lá qualquer coisinha.

11 comentários:

  1. Gostei muito do texto e é um tema que me toca muito:

    São muito vaidosos?

    Sou muito. Diria mesmo que sou obcecado com a minha imagem. Uso base e corretor, e portanto uso dois cremes para atenuar os efeitos desses produtos na pele. Passo bastante tempo ao espelho antes de sair, não sou de experimentar muita roupa, pois já a tenho previamente pensada. Enfim, isto não é algo que conte muitas vezes.

    Já alguma vez foram tratados de forma diferente em qualquer sítio consoante o que usavam?
    Já, basta pertencer-se a uma turma de moda para percebermos a importância esmagadora que a imagem tem na integração.

    Nunca vos aconteceu tratarem melhor uma pessoa porque é mais bonita que as outras? E o contrário?

    Claro que sim, se vir alguém de fato penso que é um bancário, um arquiteto, advogado, etc. Se vir um maltrapilha penso que é um estudante. Geralmente, não difere muito da realidade, mas, sim, o tratamento que dou é automaticamente diferente.

    Acham que a aparência facilita/dificulta a vida às pessoas? Em que casos?

    Ambas as situações, dependendo dos casos.

    ResponderExcluir
  2. A aparência conta e muito, infelizmente! Sempre ouvi dizer que conforme no vêem assim nos tratam, nunca acreditei muito nisso... Mas ultimamente começo a notar muito isso!

    Principalmente com pessoas de suposto grande estatuto social. Essas se não estiverem perante uma pessoa toda aperaltadinha, ignoram completamente qualquer coisa que se lhes diga.

    É triste, mas infelizmente é assim!

    ResponderExcluir
  3. Já me aconteceu um motorista de autocarro, daqueles que fazem circuito interno na cidade, dizer que se eu tivesse avisado que ia demorar pouco, ele esperava e eu não precisava de ter pago dois bilhetes. (fui aos correios e voltei e por acaso o autocarro ainda lá estava). Nesse dia, extraordinariamente, estava de minisaia e acredito que foi isso que levou a tanta simpatia. Se estivesse de calças, como estou habitualmente, ele não tinha era dito nada!

    ResponderExcluir
  4. Como diria o Barney (How I met your mother):
    "Suit up!"

    A aparência, o modo como nos vestimos e arranjamos é uma forma de comunicar e conta muito. Mesmo que não queiramos ser preconceituosos é inevitável olhar a isso.

    Um homem com barba de 15 dias, mal vestido deve ser trolha. Já se tiver mais ou menos arranjado é capaz de ter dinheiro...
    Uma mulher que se veste sempre de fato de treino é mal falada pelas outras ou tá deprimida...
    E outros exemplos...

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida que a aparência conta e muito na hora de ser atendido. Trabalho com o público e sei disso.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. sim, sou bastante vaidosa, gosto de me sentir sempre bem. Agora o que gostei mesmo foi "lavar a cara quando me lembro" Muito bom...

    ResponderExcluir
  7. A aparência conta e todos nós, mais ou menos, lhe damos importância. Seja a nossa, seja a dos outros, e seja em que sentido for. Porque se, muitas vezes, é uma realidade que as pessoas bem arranjadas são melhor tratadas, é também verdade que, por vezes, quem está demasiado arranjado, ou é demasiado bonito, ou qualquer coisa do género acaba por ser pior tratado ou sofrer alguma espécie de preconceito. Isto acontece e já li artigos científicos que o demonstram. Por isso, a única coisa que eu acho é que as pessoas devem ser elas próprias, vestirem aquilo que querem para se sentirem da melhor forma (apesar de achar necessário aquela coisa tão espectacular que é o bom gosto) :)

    ResponderExcluir
  8. Streetlights.pt
    Boas respostas :P
    Já tentei umas quantas vezes planear a roupa no dia anterior, mas sempre que o fazia, o tempo mudava e tinha de mudar de roupa antes de sair xD.

    Lima-Limão
    Sim, às vezes há pessoas que mesmo de forma não profissional diferenciam consoante a roupagem, o que é um bocadinho estranho.

    Afal
    Olha, começa a andar mais de mini saia. agora com os transportes publicos a aumentar de preço, esses descontos dão jeito xD.

    D.
    Curiosamente pensei no Barney a meio deste post xD.
    Pois, é basicamente isso.

    Dama de Cinzas
    Acho que no que toca a lida profissional até é mais desculpável, e mais flagrante.
    :P

    Vera, a Loira
    Mas é verdade pah xD.
    Nem sempre me lembro de manhã.
    shame on me.

    B.L.
    Ai gosto particularmente das pessoas com muito mau gosto que pensam que são mega féshion. essas são a minha alegria xD.
    E sim, pessoas muito bonitinhas fazem me impressão xD.

    ResponderExcluir
  9. concordo tanto com a resposta ao BL lol xD

    ResponderExcluir
  10. Mas isto de tratar bem as pessoas pela sua aparência é o espelho do portugal que temos...
    E quando até nem estamos assim muito bem vestidos e entramos numa loja e nos tratam como se fossemos uns coitadinhos e depois vamos pagar e olham para o nosso cartão e antes do nome diz Dr, até são capazes de nos carregar os sacos ate casa... a mim ja me aconteceu a sra que trabalha no banco, passar por mim na rua e toda sorridente dizer-me boa tarde sra Engenheira... e antes se calhar nem olhava para mim :) Enfim é o país que temos... Mas é verdade, normalmente julgamos as pessoas pela sua aparência, acho mesmo que toda a gente o faz, é um habito que esta muito enraizado e perde-lo não é facil

    ResponderExcluir
  11. Patrícia
    Pois é, tem bastante razão ^^
    Tânia
    Acho que tratar consoante a aparência é um tanto ao quanto universal... já isso de tratar melhor pelo titulo, acho que sim, é tipicamente português. conheço uma senhora que tirou o curso, nunca exerceu (por escolha) na área em que cursou, mas insistia em ser chamada doutora.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...