terça-feira, março 06, 2012

Hasta la vista Lloret?

Para quem não sabe, Lloret del Mar (em Espanha) é um dos destinos mais populares - se não o mais popular - para as viagens de finalistas das escolas secundárias Portuguesas, e durante 10 dias aproximadamente recebe centenas de jovens de todos os pontos do país.
English: A view of main beach in Lloret de Mar
Image via Wikipedia
Acho que a ideia é dar umas semanas memoráveis aos alunos, deixá-los conhecer uma cultura diferente e todas aquelas tretas muito politicamente correctas, em que ninguém sem ser os professores acredita, embora para nós alunos Lloret fosse sempre associado a bebida e sexo fácil, e praia.

De há uns 5 anos para cá aproximadamente, essas viagens de finalistas começaram a ser notícia nos telejornais pelos piores motivos.

Alcoolizados os putos vandalizam a localidade, poluem as vias públicas, fazem toda uma panóplia de ilegalidades -conhecem a moda do balconing? teve grande popularidade nas viagens de finalistas dos últimos anos, e levou muitos miúdos para o hospital depois de se atirarem de varanda em varanda - e comportam-se como selvagens durante esses 10 dias.
Chegava a ser um bocado constrangedor ver aquilo nos telejornais.

Hoje no facebook alguém partilhou uma notícia referente a Lloret Del Mar. 
Ora, os Espanhóis às tantas fartaram-se, e a câmara municipal local decidiu instaurar multas pesadas no que toca ao consumo excessivo de álcool e ao comportamento na via pública, passando pela prostituição (Se quiserem ler a notícia na íntegra, vão aqui ).

Agora vem a parte engraçada, vendo os comentários (num outro site que também partilhou a notícia), montanhas de pessoas ficaram muito indignadas com a atitude, acham que eles estão a fazer uma grande burrada e a arruinar as férias aos miúdos...
Ahm...então era para fazerem o quê? deixarem que lhes vandalizassem a casa só porque durante uma dúzia de dias lhes esvaziam o stock dos bares?

Vamos lá a ver.... eu vivo numa àrea altamente túristica na altura do Verão - Albufeira - E acho que eles deviam ter tomado essas medidas muito mais cedo, quer dizer, se eu que moro um bocado longe das ruas dos bares daqui levo umas quantas vezes com bandos de bêbedos à janela, para quem lá vive deve ser horrível levar com bandos de selvagens sem civismo a mijar no meio da rua e a vomitar-lhes à porta de casa...

Ninguém está a proibir os jovens Portugueses de irem a Lloret na viagem de finalistas, estão apenas a pedir-lhes limites, coisa que nunca matou ninguém.
Não é preciso transformar a cabeça num balão de hélio e o fígado numa destilaria para se divertirem.

Acho que hoje vou fazer dois posts (uai!).
E vocês?
Chegaram a ir a Lloret?
Acham que Lloret vai "morrer" com estas imposições?
Acham que se está a perder aos poucos o civismo?
O que pensam do assunto?
Vá, toca a ler, comentar, subscrever e essas coiss todas!

13 comentários:

  1. Sabes uma coisa, ontem quando soube disso achei muito bem. Na minha escola também foram para Loret e bem sei o degredo que aquilo foi. O Pessoal vê-se sem os pais meia dúzia de dias e comporta-se como selvagens é muito triste digo-te.

    ResponderExcluir
  2. Também acho muito bem essas regras.

    Loret, o lugar onde metade vem morto e metade vem grávido.

    ResponderExcluir
  3. Eu fui para Lloret Del Mar há 16 anos - podes imaginar a idade que tenho hoje - e também fiz asneiras e vi outros fazerem e quando li a notícia concordei plenamente com a atitude camarária e desejo que as nossas cidades universitárias façam o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. E se em vez de multas, proibições e imposições, apostassem na prevenção?
    Onde estão as campanhas contra o alcool, as drogas e o tabagismo nas escolas? ninguém reparou que têm desaparecido e diminuido desde 2005 para cá?
    Onde está o tão famoso clube dos "caça cigarros"? existia quando eu era pequena!
    Pessoas que chegam das viagens de finalistas grávidas? uma disciplina de educação sexual nas escolas não tinha possibilidades de travar isso?

    ResponderExcluir
  5. Apoiado! ;)
    Na minha altura não fui. Além de preferir gastar o dinheiro em coisas mais úteis, já sabia a loucura do pessoal que ia/vai para lá e não me revejo nesses ambientes.
    Que apanhem um bocadinho de juízo que não faz mal a ninguém...

    ResponderExcluir
  6. eu fui a Lloret e aquilo foi..bem,ha mm mta oferta,mtas free entrances, free drinks..eu portei-me bem! mas realmente é um exagero.é necessario criar limites! e principalmente respeitar os outros/residentes :(

    ResponderExcluir
  7. Lloret del Mar faz-me lembrar os meus moranguinhos com açucar. Eu me lembro que uma das viagens de finalistas deles foi para essa zona. Eu sinceramente pelo que vi nos morangos não me importava nada de visitar essa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Não entendo os jovens (e não só) que para se divertir precisam quase de entrar em coma alcoolico e fazer tantos disparates, quer seja na viagem de finalistas quer seja noutra situação qualquer. Estou de acordo com as regras impostas e com as multas, que pagem as consequências dos actos, afinal já têm idade para isso.

    ResponderExcluir
  9. Também cheguei a ir a Loret na minha altura (ha 13 anos atrás) e apesar de terem existido alguns exageros da parte de alguns miúdos, a verdade é que em nada se pareceu com o que se tem visto nestes últimos anos. O ambiente é propício, as bebidas demasiado acessíveis, muita droga, miúdos que muitas vezes é a primeira vez que se vêm longe dos pais, uma mistura explosiva. Concordo com as medidas, desde que não se caia em exageros. Até porque se nao forem para lá, arranjam outro sitio qualquer... ;)

    ResponderExcluir
  10. No meu tempo havia viagens de finalistas na faculfdade, não era como hoje que há viagens de finalistas desde o infantário, por isso não cheguei a ir a Lloret...Mas também confesso que ganzas, bebedeiras e gente vomitada não faz bem o meu tipo de divertimento e mesmo nos meus tempos doidos não fazia ;)Se no tempo dos meus (futuros) filhos ainda houver essa tradição dos miudos irem para esse tipo de locais, se não os conseguir demover só me resta confiar na educação que lhes der e esperar que eles não se importem de pagar a viagem todinha que eu não estou para sustentar parvoices.
    (pronto, estou oficialmente cota)

    ResponderExcluir
  11. Eu não fui para Loret... Alias, o pessoal da minha escola foi, mas eu preferi ir com a turma da minha irmã (noutra escola) que organizou a sua propria viagem de finalistas ao Gerês... Garanto-te eu que foi uma das melhores semanas da minha vida, e não me arrependo nunca de não ter ido para Loret.
    Assim que vi a noticia, o meu pensamento foi "até que enfim!". Acho que já era altura de se tomar medidas... Se Loret vai morrer? Epa, é provavel, visto que agora tambem se anda a "investir" nas viagens para Andorra. Mas mais vale perder na afluência, do que ganhar na fama :s e já estou como a Manteiga... Mortes é o que não tem faltado, infelizmente!

    ResponderExcluir
  12. Eu também pertenço ao gang que foi, em tempos idos [leia-se '98], para Lloret. Já na altura aquilo era assim a atirar para o degredo, mas quando vejo e oiço coisas de Lloret de agora, concluo que mesmo no meio do degredo nós eramos uns anjinhos!
    O problma é que "os 10 dias de loucura teenager" passou a ser 10 dias dos quais pouco mais há a recordar do que lavagens ao estomago, do soro ser a bebeida que serviam naquele bar esquisito que parecia chamar-se "Hospital", que fixe, fixe era andar por las calles a vomitar, a partir tudo e a fazer figuras tristes.
    Cheira-me que o prejuizo que esses selvagem(zinhos) davam não compensavam as patacas que pagavam para lá ir.
    Agora olha, devia ser suminho de laranja [sem vodka] e upa, upa :)

    ResponderExcluir
  13. Miss Murder
    Na minha escola foi uma desorganização do caraças e nem tivemos viagem de finalistas xD Mesmo assim nunca consegui invejar lloret, e acho que com razão.
    Manteiga
    LOOOL por acaso nunca apanhei nenhuma grávida. mas não duvido xD

    Pseudo
    Até às cidades universitárias ainda vai um grande passo, quem sabe. acho que o problema está em não saberem divertir-se sem fazer porcaria

    caracois dourados
    Eh pah, eu tive educação sexual e posso garanti que aquilo não me serviu para nada senão para saber por um preservativo, e não ia servir de nada para impedir os jovens de serem vândalos, que é a coisa de que mais se queixam em Lloret.
    O problema passa pela educação muito permissiva que os miúdos têm desde cedo, em que não aprendem a respeitar os outros e a moderarem-se.a escola não é tão responsável nisso quanto os pais.

    D.
    É, mas isso infelizmente nem todos apanham xD.

    soblushed
    Pelo que percebi cortaram em muitas dessas coisas free, e nas visitas turisticas pelos bares. mas não tenho bem a certeza.
    O problema está em que os visitantes cada vez menos querem saber, e acabam por levar com estas coisas em cima xD.

    sandrafofinha
    Os morangos com açucar nessas coisas são tudo menos realistas xD.

    Vera, a Loira
    Eh pah uma bebidazinha socialmente, ou uma bebedeira muito ocasional, assim daquelas de ficar alegre até nem acho nada de mais, agora parece que só é giro se for no extremo.

    Suspiro
    Pois, com a ultima frase disseste tudo. provavelmente vão só mudar de sitio em vez de mudarem de atitude xD

    Framboesa
    looool pois olha, boa ideia xD

    Lia
    Eh pah, nós não tivemos viagem de finalistas, mas no 11º ano fomos à Suíça uma semana, e te garanto não trocava aquilo por lloret nem por nada. é preciso é saber aproveitar as coisas :/

    Anita
    Pois, eles ficam logo destravados.
    E se isto continuasse, quem sabe daqui a dez anos no que ia descambar xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...